Buscar

LEGISLAÇÃO E SAÚDE ATV

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Em 2000, cria-se a Agência Nacional de Saúde (ANS), por meio da Lei 9.961, "são reunidas em um único órgão vinculado ao Ministério da Saúde as atribuições de regulação do setor de saúde suplementar". (VECINA NETO, 2011, p.86). Isso significa que:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	É função da ANS regular a exportação e importação de remédios.
	
	
	É função da ANS regular alimentos e bebidas que entram no país.
	
	
	É função da ANS regular a saúde pública e todo o SUS.
	
	
	É função da ANS regular medicamentos e insumos da saúde.
	
	
	É função da ANS regular o setor de saúde privada ou suplementar.
2.
	
	
		2.
		A respeito dos serviços de assistência médica privada, leia as afirmativas abaixo e marque a resposta corretaBB - A partir de 2001, a saúde privada é dividida em 8 modalidades, cada uma com suas obrigações, não podendo atingir e invadir o espaço uma da outra. II - A Lei 10.185/ de 2001, regulamentada pela Agência Nacional de Saúde, determina que as agências de saúde sejam especializadas em prestar serviço de qualidade aos seus associados, assegurando, desta forma, o controle à saúde privada. III ¿ As cooperativas médicas não fazem parte das modalidades regulamentadas pela ANS para prestação de serviços na saúde suplementar. Está correto apenas o que se afirma em:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	I e III
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	III
	
	
	II
			3.
		Faz-se necessário identificar quais são as prioridades da Constituição de 1988 e assim avaliar, de fato, o que tem sido construído ao longo desses 30 anos em relação à saúde no Brasil. Esse debate não é simples, pois envolve transparência política e controle social no que diz respeito à criação de políticas públicas mais adequadas à exigência atual, fiscalização sobre a aplicação dos recursos e ainda saber as ações e os objetivos alcançados por cada novo projeto que é implantado. Diante do exposto é correto afirmar que:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Muitas são as ações necessárias para que a saúde pública no Brasil seja adequada às necessidades da população e a participação da comunidade, através do controle social é fundamental neste processo.
	
	
	Nos últimos 30 anos não houve evolução do sistema de saúde público brasileiro e as dificuldades de hoje são as mesmas enfrentadas antes da implantação do SUS.
	
	
	Avaliar as prioridades da saúde pública brasileira depende exclusivamente do controle social, ou seja, da participação da comunidade.
	
	
	O Governo deve implantar metodologias de avaliação que visem massificar a saúde, sem que as pessoas sejam atendidas em suas necessidades particulares, o que requer a exclusão do princípio da equidade.
	
	
	Identificar as prioridades da saúde no Brasil é uma tarefa simples, que depende exclusivamente da criação de políticas públicas de saúde.
	
	
	
		4.
		O gestor do hospital Paulo de Tarso é muito comprometido com um modelo de gestão que visa à tomada de decisão compartilhada, socialmente legitimada, transparência, capacidade e práticas rotineiras de prestação de contas internas e externamente e bom sistema de comunicação. Ele é um gestor que valoriza o atributo da:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Alternância
	
	
	Disparidade
	
	
	Predominância
	
	
	Governança
	
	
	Vigilância
	
	
		5.
		O direito público subjetivo refere-se ao caráter implícito da norma para o indivíduo, seus interesses, personalidade e desenvolvimento. Quando se ressalta a dimensão positiva do direito fundamental à saúde, significa que:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	As pessoas que têm filhos menores de 10 anos têm direitos especiais de receber medicamentos e tratamentos especiais que visem à proteção de saúde dos menores de idade.
	
	
	Pessoas menores de 18 anos têm tratamento especial do SUS, podendo receber do Governo tratamento especial e adiantado para proteção à sua vida e saúde em detrimento de outros.
	
	
	Qualquer cidadão pode cobrar de todos os níveis de Governo o fornecimento de um determinado medicamento, tratamento, exame específico, internação ou outros procedimentos que visem à proteção de sua vida e sua saúde.
	
	
	Somente pessoas que tem carteira assinada têm direito a medicamentos controlados e tratamentos especiais que visem à proteção de sua vida e sua saúde.
	
	
	Apenas crianças menores de cinco anos de idade podem receber suprimentos, órteses e próteses do SUS.
	
	
		6.
		Marcos chegou ao hospital muito desconfiado, mas o médico de plantão lhe forneceu esclarecimentos sobre sua situação de saúde, buscou mantê-lo calmo e ofereceu todo o suporte possível para que ele pudesse se sentir mais à vontade no hospital. Marcos passou a depositar confiança no médico para lhe prestar o atendimento necessário. A isso denomina-se:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Inconfidência tripartide
	
	
	Confiança regrada
	
	
	Desconfiança tributária
	
	
	Confiança legítima
	
	
	Desconfiança legalizada
	
	
		7.
		Toda e qualquer lesão, ainda que em potencial ou futura e que tem correlação com a culpabilidade do agente de saúde conforme sua ação ou omissão é denominada:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Impropriedade de consumo
	
	
	Unidade de Saúde
	
	
	Erro diossincrético
	
	
	Legislação trabalhista
	
	
	Dano médico
	
	
		8.
		Acerca das obrigações médicas, analise as duas asserções e marque a resposta correta: Quando uma pessoa com alguma enfermidade procura um profissional de saúde, ela deseja que suas demandas sejam atendidas. PORQUE a equipe médica não tem nenhum tipo de obrigação, o que torna irrelevante que os enfermeiros e técnicos de enfermagem cumpram as orientações médicas e busquem aliviar os malefícios das enfermidades. Considerando as duas asserções, é correto afirmar que:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	
	As duas proposições são falsas.
	
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	
	
	As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
		9.
		Uma pessoa precisa de dinheiro e quer vender um rim para transplante. De acordo com a legislação brasileira uma intervenção assim não teria nenhum fim terapêutico e:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Não poderia ser realizada, pois essa é uma das limitações à autonomia do paciente.
	
	
	Poderia ser realizada, pois não existe limitação à autonomia do paciente.
	
	
	Não poderia ser realizada, pois o paciente apenas pode mutilar partes do seu corpo sem ganho financeiro.
	
	
	Poderia ser realizada, pois é permitida a venda de órgãos no Brasil.
	
	
	Poderia ser realizada, pois todo paciente enquanto consumidor pode optar por vender ou mutilar partes do seu corpo.
	
	
		10.
		A manifestação de concordância do paciente com a intervenção ou tratamento médico, denomina-se:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Necessidade de moderação
	
	
	Consentimento informado
	
	
	Experiência de cuidado
	
	
	Legislação consensual
	
	
	Conhecimento de causa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais