Buscar

AUDITORIA OPERACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AUDITORIA OPERACIONAL
1a aula
	 
	
	 1a Questão (Ref.: 201402126772)
	
	São características pertinentes à Auditoria Externa ou Independente, exceto:
	
	 
	Objetiva atender às necessidades e aos interesses da Administração.
	 2a Questão (Ref.: 201401456017)
	
	É um processo de avaliação de riscos e de sistemas de controles internos inerentes à atividade operacional, comparado com o esperado, o que propicia, inevitavelmente, a apresentação de recomendações destinadas a melhorar o desempenho e aumentar o êxito da organização, à luz das mais modernas técnicas de execução desses serviços. Falamos de quem?
	 
	Auditoria operacional.
	 3a Questão (Ref.: 201401535209)
	
	A _____________ deixa de ser um simples processo de verificação de erros para ser um processo que permite a avaliação de desempenho real do ente, comparando com o que se havia esperado e fazendo sugestões de melhorias para que sejam alcançados os objetivos de melhoria continua dos processos. Que tipo de auditoria complete o espaço?
	
	 
	Auditoria operacional
	 4a Questão (Ref.: 201402210853)
	
	Segundo Araújo (1998), a auditoria operacional consiste em revisões sistemáticas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais dos setores públicos e privados, com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente, bem como se estão sendo alcançados os objetivos operacionais. Tem por objetivo: I. Apresentar áreas que possuem possibilidade de redução de custos ou despesas ou ainda melhoria do desempenho e aplicá-las (redução e melhorias). II. Demonstrar a confiabilidade dos sistemas administrativos, financeiros, contábeis e patrimoniais, permitindo a transparência do ente auditado perante os interessados na informação; III. Medir se está havendo o alcance de metas e objetivos, e caso contrário, o que está havendo para que isso não seja possível; Assinale a alternativa correta:
	
	 
	II e III.
	 5a Questão (Ref.: 201402124160)
	
	Julgue as afirmativas a seguir, assinalando V, caso seja verdadeira, e F, caso seja falsa. Após, assinale a opção correta.
I - A auditoria pode ser compreendida como uma tecnologia destinada à pesquisa de fatos patrimoniais, para orientação do julgamento de questões, geralmente judiciais, para esclarecer dúvidas ou ensejar argumentos.
II - A auditoria é por natureza uma função de assessoramento, aponta independentemente uma falha no sistema, sugestiona, mas não interfere nas decisões e atos da empresa.
III - A auditoria busca, dentre outras funções, exercer as atividades de planejamento, organização, comando, coordenação e de controle das entidades econômico-contábeis.
IV - Depois da Revolução Industrial, a Auditoria deixa de ser uma mera ferramenta e começa a ser usada em grandes empresas.
V - Segundo se tem notícias, a atividade de auditoria é originária da Inglaterra que, como dominadora dos mares e do comércio em épocas passadas, teria iniciado a disseminação de investimentos em diversos locais e países e, por consequência, o exame dos investimentos mantidos naqueles locais.
	 
	I e III são falsas.
	 6a Questão (Ref.: 201402217187)
	
	Analise a seguinte afirmativa: "Seu objetivo principal é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, por meio de uma emissão de uma opinião". Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de auditoria relatado pelo texto:
	 
	Auditoria Contábil.
	 7a Questão (Ref.: 201402081796)
	
	
	Uma determinada entidade está sendo investigada após denúncias de envolvimento de funcionários em esquemas de corrupção e desvios de verbas. Com isso, o conselho de administração da entidade solicitou uma auditoria para determinar se as atividades financeiras e operacionais do segmento de distribuição estão obedecendo às regras que lhe são aplicáveis. Esse tipo de auditoria solicitada pelo conselho de administração da entidade é denominado auditoria:
	 
	especial;
	 8a Questão (Ref.: 201401455206)
	
	O tipo de auditoria cujo objetivo é evidenciar melhorias e economias existentes nos atos efetivos praticados pelos administradores públicos ao gerir uma unidade orçamentária e, ao mesmo tempo, prevenir gargalos que a impeçam de desempenhar adequadamente sua missão institucional é denominado auditoria
	 
	de Acompanhamento de Gestão
	1a Questão (Ref.: 201402100805)
	
	Não se pode precisar a data do surgimento da auditoria, mas se sabe que essa técnica já existia mesmo antes da exploração mercantil em nosso continente. A auditoria surgiu como consequencia da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas e da taxação do imposto de renda, baseado nos resultados apurados em balanços. Em relação a auditoria marque a alternativa INCORRETA:
	
	 
	O auditor não é responsável somente pela sua própria opinião, ele também é responsável pelas demonstrações contábeis da empresa.
	 2a Questão (Ref.: 201402216990)
	
	Marque a afirmação incorreta (verdadeira) e correta (falsa), sobre a relação de elementos, quanto às características e diferenças básicas das auditorias internas e auditorias externas, respectivamente, abaixo elencadas.
	 
	( ) Relatório principal: parecer e recomendações de controles internos
	 3a Questão (Ref.: 201401456918)
	
	O Contador, na função de Auditor Interno, classifica seus trabalhos conforme o enfoque que lhes é definido. Assim, podemos ter sua atuação em vários tipos e abrangências de trabalhos, com enfoques diferentes, podendo em algumas áreas ter a colaboração de?
	 
	Outros profissionais especializados.
	 4a Questão (Ref.: 201402217166)
	
	Assinale a alternativa que relacione características somente da AUDITORIA INTERNA
	 
	Duração contínua, menor grau de independência e controles internos como objeto de trabalho.
	 5a Questão (Ref.: 201402124191)
	
	A principal finalidade de uma auditoria contábil é:
	 
	Exame e confirmação da fidedignidade dos registros contábeis e correta apresentação das demonstrações contábeis.
	 6a Questão (Ref.: 201401917278)
	
	Qual é o tipo de Auditoria realizada mediante a análise de planos e diretrizes de uma determinada empresa ou entidade para medir a eficiência da adminiatração, verificando se ela está de acordo com as metas e os planos traçados.
	 
	Auditoria de Gestão
	 7a Questão (Ref.: 201401456036)
	
	Que tipo de auditoria tem por objetivo a revisão metodológica da atividade ou segmentos operacionais, buscando avaliar se os recursos da organização estão sendo usados de maneira eficaz e eficiente para atingir os objetivos operacionais?
	 
	A auditoria operacional.
	 8a Questão (Ref.: 201402051134)
	
	A Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/76) determinou que as companhias abertas observassem as normas expedidas pela/pelo:
	 
	Comissão de Valores Mobiliários
	3a Questão (Ref.: 201402051135)
	
	A Auditoria que possui, entre outros, os objetivos de identificar possíveis áreas com riscos, possibilitando aos entes a sua correção e melhoria continua e fazer recomendações para que haja a melhoria contínua dos processos e da gestão dos entes, é a:
	 
	Operacional
	 4a Questão (Ref.: 201401438935)
	
	Quando uma auditoria é realizada com o objetivo de verificar se os normativos, legais ou regimentais, foram respeitados pelos atos praticados por um gestor público, o que se procura avaliar é o aspecto da
	 
	legalidade.
	 5a Questão (Ref.: 201402124184)
	
	A modalidade de auditoria que objetiva examinar fatos relevantes, de natureza incomum ou extraordinário, sendo realizada para atender determinação expressa de autoridade competente, da Administração, sócios e acionistas, entre outros, é denominada de:
	 
	Auditorias Especiais6a Questão (Ref.: 201402051136)
	
	Comparativamente, é possível notar que existem muitas diferenças entre a Auditoria Interna e a Externa, porém os seus objetivos são:
	 
	Complementares
	 7a Questão (Ref.: 201402051137)
	
	A auditoria que só ocorre em situações extraordinárias e que, em alguns casos, pode ser solicitada pelo presidente da república, ou ainda ministros, prefeitos ou outras autoridades, é conhecida como:
	 
	Especial
	 8a Questão (Ref.: 201401456025)
	
	Tem por princípio manter as organizações preparadas para situações adversas, seja na prevenção de fraudes, desvios, falhas e/ou erros internos, lítigios trabalhistas; apuração de contencioso tributário, a fim de se evitar multas elevadas por inconsistências nos procedimentos fiscais até mesmo para o caso de levantamento de pontos vulneráveis quanto a procedimentos de controle financeiro, estoque, materiais de consumo e custos. De que tipo de auditoria falamos?
	 
	Preventiva.
	 3a Questão (Ref.: 201402081792)
	
	Quanto às diferenças entre auditoria externa e interna, é correto afirmar:
	 
	o auditor externo não pode ter vínculo empregatício com a empresa.
	 5a Questão (Ref.: 201401575133)
	
	Segundo Silva (2012), a auditoria é o processo pautado em verificações que, quando finalizado, terá a elaboração de um relatório. A respeito da classificação e dos tipos de auditoria é correto afirmar que:
	 
	A auditoria pode ser dividida em Contábil e Operacional.
	 6a Questão (Ref.: 201401575314)
	
	A auditoria operacional apresenta como modalidades a auditoria de desempenho e a auditoria de resultados. A respeito destas duas modalidades é correto afirmar que:
	 
	A auditoria de desempenho verifica os aspectos relativos aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
	 7a Questão (Ref.: 201402124160)
	
	Julgue as afirmativas a seguir, assinalando V, caso seja verdadeira, e F, caso seja falsa. Após, assinale a opção correta.
I - A auditoria pode ser compreendida como uma tecnologia destinada à pesquisa de fatos patrimoniais, para orientação do julgamento de questões, geralmente judiciais, para esclarecer dúvidas ou ensejar argumentos.
II - A auditoria é por natureza uma função de assessoramento, aponta independentemente uma falha no sistema, sugestiona, mas não interfere nas decisões e atos da empresa.
III - A auditoria busca, dentre outras funções, exercer as atividades de planejamento, organização, comando, coordenação e de controle das entidades econômico-contábeis.
IV - Depois da Revolução Industrial, a Auditoria deixa de ser uma mera ferramenta e começa a ser usada em grandes empresas.
V - Segundo se tem notícias, a atividade de auditoria é originária da Inglaterra que, como dominadora dos mares e do comércio em épocas passadas, teria iniciado a disseminação de investimentos em diversos locais e países e, por consequência, o exame dos investimentos mantidos naqueles locais.
	 
	I e III são falsas.
	 2a Questão (Ref.: 201402210836)
	
	A auditoria surgiu em decorrência da necessidade dos empresários e investidores confirmarem a realidade econômico-financeira espelhada no patrimônio das empresas. Sendo assim, pode-se afirmar que Auditoria:
	 
	É uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial, implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado.
	 5a Questão (Ref.: 201402124193)
	
	São características pertinentes à Auditoria Externa, exceto:
	 
	Objetiva atender às necessidades e aos interesses da Administração.
	 8a Questão (Ref.: 201402210584)
	
	Não pode ser considerado um fator de exigência de Auditoria:
	
	 
	Planejamento tributário das entidades.
	 1a Questão (Ref.: 201401456024)
	
	Desenvolvemos a Auditoria Contábil de forma a fornecer que tipo de informações?
	 
	informações seguras, transparentes e relevantes para o desenvolvimento das atividades empresariais.
	 4a Questão (Ref.: 201401435544)
	
	Complete o texto abaixo, de modo a tornar a afirmação correta Nos termos da IN n. 01/2001/SFC/MF, a__________ _____________ consiste em uma atividade de assessoramento ao gestor público, com vistas a aprimorar as práticas dos atos e fatos administrativos, sendo desenvolvida de forma tempestiva no contexto do setor público, atuando sobre a gestão, seus programas governamentais e sistemas informatizados
	 
	Auditoria Operacional

Outros materiais