Buscar

LINGUA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502744636)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Vivemos em um mundo de imagens que ganham cada vez mais importância. Muitos criticam a época em que vivemos como fase de empobrecimento da linguagem, esquecendo-se de que a linguagem verbal não é a única maneira que o homem tem de se expressar e comunicar. A esse respeito só NÃO se pode afirmar:
		
	
	Ao integrar imagens, ilustrações textos e números, essas informações tornam-se aliados poderosos na organização apresentação e transmissão de informações.
	
	Como o ser humano é uma espécie visual, ou seja, mais da metade do nosso cérebro tem a ver com o processamento de informação visual, a leitura e compreensão de recursos verbais tende a ser complementada pelos recursos não-verbais.
	 
	A leitura linear de textos deve ser mais valorizada em sala de aula, pois a inteligência, em qualquer indivíduo, opera de forma verbal ou lógico matemática.
	
	Nos indivíduos mesclam-se as inteligências verbal, lógico-matemática, musical, espacial/visual, corporal, inter e intra-pessoal, além da naturalística.
	
	Boa parte dos teóricos da educação entendem que cada indivíduo possui uma combinação das múltiplas inteligencias, com maior ou menor presença de cada tipo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502235749)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Delia Lerner (2000) trata, em sua obra "Ler e escrever na escola", de leitura e escrita na escola, definindo o que seja - o real, o possível e o necessário - nessas práticas. Ao ler o livro, sua colega de trabalho fez as seguintes afirmativas:
I. O necessário é preservar na escola o sentido que a leitura e a escrita têm como práticas sociais.
II. O real é que levar à prática o necessário é uma tarefa difícil para a escola.
III. O possível é gerar condições didáticas que permitam pôr em cena - apesar das dificuldades e contando com elas - uma versão escolar da leitura e da escrita mais próximas da versão social ( não-escolar) dessas práticas.
Qual(is) está(ão) correta(s):
		
	 
	I, II e III
	
	Apenas a I
	
	Apenas a II
	 
	Apenas a I e a III
	
	Apenas a III
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502760949)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Durante as aulas de Língua Portuguesa, o professor deve priorizar uma prática pedagógica que promova o desenvolvimento de várias habilidades, entre elas, a habilidade da fala, a qual depende de alguns fatores que afetarão direta ou indiretamente a comunicação.
 Acerca desses fatores, julgue os itens que seguem e depois assinale a alternativa CORRETA.
I. Muitos fatores podem influenciar a comunicação entre os falantes, entre eles, altura e tom de voz, mas nunca o ritmo da fala.
II. A linguagem corporal: os gestos, as expressões faciais, os movimentos do corpo podem ajudar ou comprometer a mensagem transmitida oralmente.
III. Adequação ao interlocutor e ao contexto: para o sucesso da comunicação, o falante precisa saber com quem está falando e utilizar uma variedade da língua adequada ao ouvinte e à situação de fala.
 Está correto o que se afirma em:
		
	
	I, apenas.
	 
	III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	 
	II e III, apenas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502829344)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a única frase em que há erro de concordância verbal:
		
	 
	O ladrão ou ladrões conseguiram fugir sem deixar pista.
	 
	Irei à praia todos os dias enquanto durar as férias e o calor.
	
	Acredito que o Pedro ou João será eleito Presidente do Grêmio.
	
	¿Dar aula e manter disciplina é dever do professor¿.
	
	O diretor assim como o professor concordaram com a reunião.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502239866)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Defendo o ponto de vista de que o ensino de língua portuguesa deveria centrar-se em três práticas: leitura de textos, produção de textos e análise lingüística. Essas práticas, integradas no processo de ensino-aprendizagem, têm dois objetivos interligados:
a) tentar ultrapassar, apesar dos limites da escola, a artificialidade que se institui na sala de aula quanto ao uso da linguagem;
b) possibilitar, pelo uso não-artificial da linguagem, o domínio efetivo da língua padrão em suas modalidades oral e escrita. Uma coisa é saber a língua, isto é, dominar as habilidades de uso da língua em situações concretas de interação, entendendo e produzindo enunciados adequados aos diversos contextos, percebendo as dificuldades entre uma forma de expressão e outra. Outra coisa é saber analisar uma língua, dominando conceitos e metalinguagens, a partir dos quais se fala sobre a língua, se apresentam suas características estruturais e de uso (GERALDI, 1996)
Após ler o texto, marque as assertivas corretas:
i) Para que o aluno domine a língua padrão, o professor deve usar em suas aulas exclusivamente textos de gêneros literários retirados de livros clássicos.
ii) O professor de língua portuguesa deve levar o aluno a abandonar a linguagem aprendida no contexto familiar ou social em que vive, para adotar, em todas as situações, o emprego do português no padrão formal.
iii) A produção de textos na escola deve respeitar a natureza da escrita, envolvendo leituras, planejamento, elaboração, revisão e reelaboração da redação a ser produzida.
		
	 
	Apenas a assertiva ii está correta.
	
	Assertiva i e ii estão corretas
	 
	Apenas a assertiva iii está correta
	
	Nenhuma assertiva está correta
	
	Estão corretas todas assertivas

Outros materiais