Buscar

UNIDADE I - A importancia da água CONTINUAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.2 – Homeostasia
Homeostase no corpo humano
	A Homeostase pode ser definida como o controle das condições estáveis do meio interno. Essas condições podem ser afetada por uma série de fatores, como a temperatura, a salinidade, o pH (potencial de hidrogênio), ou as concentrações de nutrientes, como a glicose, gases como o oxigênio, e resíduos, como o dióxido de carbono (gás carbono) e a ureia. Estes fatores em desequilíbrio (pela falta ou pelo excesso) podem levar a ocorrência de reações químicas essenciais para a manutenção do corpo vivo. Para manter os mecanismos fisiológicos é necessário manter todos esses fatores dentro dos limites desejáveis.
Exemplos:
Regulação térmica:
	Os músculos esqueléticos tremem para produzir calor quando a temperatura corporal é muito baixa. Quando a temperatura é muito alta o suor arrefece o corpo por evaporação.
	Outra forma de gerar calor envolve o metabolismo de gordura.
Regulação química:
	O pâncreas produz insulina e glucagon para regular a concentração de açúcar no sangue (glicemia).
	Os pulmões absorvem oxigênio e excretam dióxido de carbono.
	Os rins excretam ureia e regulam as concentrações de água e de uma grande variedade de íons.
	Exemplo ilustrativo: 
1.3 – Bebidas Isotônicas
	São bebidas feitas com concentração igual à do sangue, em Sódio, Potássio e Glicose. Usadas como hidratante, principalmente por maratonistas e ciclistas ou por qualquer um que pratique atividade física em que se perde muita água (suor). 
	O objetivo da ingestão dos eletrólitos dos isotônicos é a reposição do que foi perdido no suor. A reposição eletrolítica evita perdas de sódio que por sua vez ajudam a reter a água no organismo. Os carboidratos por sua vez, além de melhorarem o sabor, estimulam a absorção de líquido e dos eletrólitos e, como foi dito, são essenciais no retardo da fadiga.
	Hidratação: Os isotônicos repõem a água perdida no suor durante a atividade física, que, a depender da pessoa, da temperatura, da umidade ambiente e da intensidade da atividade física, pode chegar até a 2,5 litros por hora ou até mais, causando sérias conseqüências do ponto de vista cardiovascular, reduzindo sua performance e afetando o importante mecanismo de regulação de temperatura do seu corpo. 
	Reposição de carboidratos: Na atividade física com duração maior que uma hora, principalmente naquelas com intensidade moderada a alta, a nossa reserva de glicose se esgota, levando a uma queda de performance e às vezes até hipoglicemia com tonturas e desmaios . O isotônico , quando usado da maneira correta , ajuda a manter os níveis adequados de glicose no sangue
	Reposição de minerais: Só passa a ser importante a reposição de minerais, principalmente de sódio (perdido no suor), em atividades que duram mais que 3 horas.
	A água de coco é um isotônico natural: A água de coco é o único isotônico que não tem contra-indicações. Ela é rica em sais minerais como sódio e potássio. Através de alguns estudos constatou que a água de coco tem efeitos de calmante, mineralizante, antifebril, antiinflamatória, e estimulante do apetite.
OBS.: Os isotônicos são indicados somente para atletas, e esportistas que praticam atividades físicas, pois contêm um teor de sais minerais elevado, indicado somente para quem têm uma perda muito intensa de água e sais minerais através do suor, necessitando de uma reposição rápida, obtida com esse tipo de bebida, caso contrário estes minerais poderão causar sobrecarga renal e taquicardia. São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados como Gatorade, SportDrink, Marathon, SportFluid, SportAde e outros.
	A nutricionista também aponta que a função deles é repor a perda de eletrólitos, como o sódio, o potássio, entre outros, também a perda de água e de glicose, retardando, assim, a fadiga muscular, a hipoglicemia e a hipotensão.
1.4 – Hidratação Pré-exercício
Adquire á garantia de iniciar o exercício com hidratação plena e à permissão para urinar;
Entre 2 horas e 1 hora ante do treino:
400 a 600 ml de líquidos com 4 a 8% de carboidratos
15 Minutos Antes do Treino:
Visa à garantia da máxima absorção hídrica sem provocar a vontade de urinar.
125 a 250 ml de líquidos com 4 – 8% de carboidratos
Até 1 hora de exercício:
De 15 em 15 minutos: 200ml de água.
– Hidratação Após o Exercício
Busca-se à recuperação completa dos fluidos corporais
1 litro de liquido com 4 - 8% de carboidrato para cada kg perdido.
Exemplo de líquidos:
Água de coco;
Bebida Esportiva (pó a diluir) à base de maltodextrina, sacarose e frutose;
Gatorade;
Laranjada (metade suco de laranja natural, metade água).
OBS.:	1) A adição de minerais (exceto o Sódio), vitaminas e outros ingredientes não traz quaisquer benefícios especiais; na verdade, as bebidas esportivas só precisam conter carboidratos e sódio (Maughan e Burker, 2004).
	2) Os sucos de frutas devem ser diluídos em água (a 50 %) porque uma concentração de carboidratos superior a 10% pode retardar o esvaziamento de líquidos do estômago e consequentemente a entrega de água ao tecidos, além de causar desconforto intestinal e diarréia (Sizer e Whitney, 2003).

Outros materiais