Buscar

UNIDADE II - NOÇÕES DE IMUNOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE II - NOÇÕES DE IMUNOLOGIA
Definição: É a ciência que estuda as relações entre a presença de elementos estranhos, bem como todos os processos de resposta, permitindo, ou expulsando este elemento.
SISTEMA IMUNOLÓGICO
É um conjunto de mecanismo fisiológico (funcionamento) que permite reconhecer materiais a ele estranhos, neutralizando, metabolizando ou eliminando.
IMUNIDADE 
É o estado de resistência de um organismo vivo, associados com anticorpos que possuem ação especifica sobre o micro-organismo (organismos que só podem ser vistos ao microscópio como os vírus, as bactérias, os protozoários, fungos) responsável pela imunidade.
MECANISMOS NATURAIS DE DEFESA 
São as barreiras: componentes naturais estruturais ou químicos que funcionam como agentes dificultantes para penetração e proliferação de patógenos (agente biológico, agente infeccioso capaz de causar doenças)
Pele
Secreções da pele
Acidez no suco gástrico
Células que atuam no sistema Imunológico (comandam, sinalizam e efetuam a resposta):
Linfócito: é um tipo de leucócito (glóbulo branco) presente no sangue. São produzidos pela medula óssea. Os linfócitos são as principais linhas de defesa contra infecções por vírus e contra o surgimento de tumores.
Natural Killer: (NK) A tradução literal para Natural Killer é “Assassino Natural”, logo, os linfócitos NK são células “matadoras naturais”, ou células “assassinas” e compõem entre 10 a 15% dos linfócitos do sangue. têm a função de reconhecer células estranhas ao organismo, células infectadas por vírus ou com algum tipo de alteração que possa propiciar o surgimento de um cancro (mesmo que câncer)
Plasmócitos (os plasmócitos são derivados de linfócitos do tipo b que durante uma resposta imunitária receberam instruções para se diferenciarem em plasmócitos. Os plasmócitos são células esféricas ou ovóides são células que sintetizam (produzem) e secretam (exportam) ativamente grandes quantidades de proteínas - as imunoglobulinas de várias classes, também chamadas genericamente de anticorpos.
 
Macrófagos (São células de grandes dimensões do tecido conjuntivo, ricos em lisossomas que fagocitam (engolem) elementos estranhos ao corpo. Os macrófagos derivam dos monócitos do sangue e de células conjuntivas. Intervêm na defesa do organismo contra infecções.
Basófilos (Os basófilos são um tipo de célula. Eles fazem parte da porção do sangue responsável pelas defesas ou imunidade do organismo. Eles são avaliados pelo hemograma e ajudam na detecção de várias doenças. Acredita-se que eles também estão relacionados às alergias, assim como os eosinófilos (são células sanguíneas que se desenvolvem na medula óssea e são responsáveis pela defesa do organismo contra parasitas e agentes infecciosos Também participam dos processos inflamatórios em doenças alérgicas e asma). 
Órgãos do Sistema Imunológico
Baço
Linfonado
Amídala
Fígado
Anticorpos: Proteínas produzidas pelo sistema imunológico em resposta a qualquer agente agressor (antígeno), com os quais reagem especificamente, são grandes proteínas em forma de y. São recrutados pelo sistema imunitário para identificar e neutralizar objetos estrangeiros como as bactérias e os vírus.
FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO GERAL DE IMUNIZAÇÃO
Estado nutricional
Doenças intercorrentes (Diz-se da doença que sobrevém no decurso de outra doença, ou em circunstâncias tais que não era lícito prevê-la)
MODIFICAÇÃO NO SISTEMA IMUNOLÓGICO FRENTE AO EXERCÍCIO:
	CELULA
	EXERCÍCIO INTENSO
	EXERCÍCIO MODERADO
	Leucócitos
	Aumento inicial e declínio tardio
	Nenhuma alteração em exercício ou repouso
	Monócitos
	Nenhuma alteração
	Ocorre uma fagocitose diminuída se o treino for prolongado
	Linfócitos
	Apresenta diminuição inicial com posterior elevação
	Decréscimo se o treinamento for prolongado
	NK
	Aumento do nº e da atividade no inicio e declínio prolongado após o exercício (aprox. 21h)
	Aumento na atividade no inicio e declínio se o exercício for prolongado (acima de 60min)

Outros materiais