Buscar

Paciente 60 anos

Prévia do material em texto

Paciente 60 anos, sexo masculino, deu entrada em uma clínica de fisioterapia para reabilitação de pós-operatório de artroplastia total de quadril após sofrer queda da própria altura com fratura do colo do fêmur. No exame físico o Fisioterapeuta observou que o paciente só conseguia realizar abdução de quadril em decúbito dorsal e que quando colocado em decúbito lateral não realizava este movimento. Qual o grau de força deste paciente? Qual o músculo avaliado? Marque a alternativa CORRETA.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	 Grau 4 / Reto femoral
	
	
	Grau 2 / Glúteo Médio
	
	
	Grau 3 / Latíssimo do Dorso
	
	
	Grau 1 / Semimembranáceo
	
	
	Grau 2 / Semitendíneo
	
	
		2.
		Na avaliação realizada com o paciente, podemos utilizar o método de avaliação da perimetria e da discrepância de membros inferiores. De acordo com cada uma delas, marque V(verdadeiro) ou F (falso) para cada alternativa abaixo.
		Quest.: 2
	
	
	
	        
	A perimetria é o método de avaliação que visa mensurar qualitativamente o perímetro dos segmentos e é utilizada para determinar o diâmetro da massa muscular
	
	      
	A perimetria é utilizada para detectar edemas e também na sequência de reavaliações.
	
	      
	O índica cintura-quadril está relacionado com futuras doenças e riscos a saúde e é avaliada pela circunferência da cintura dividido pela circunferência do quadril.
	
	      
	A discrepância de MMII é utilizada quando se há suspeita de diferença no comprimento dos MMII. No geral menos de 2 cm não se corrige.
	
	      
	A discrepância de membros é mensurada pela medida real e aparente, sendo medida pela cicatriz umbilical e EIAS, respectivamente
	
	
		3.
		O desempenho muscular e a habilidade das estruturas ou segmentos corpóreos de se moverem, ou serem movidos, de modo a permitir a presença de movimentos amplos constituem medidas imprescindíveis para execução adequada das atividades funcionais (KISNER, 2005). Com auxílio dessas informações é possível afirmar a respeito de técnicas fisioterapêuticas para aumento de mobilidade e melhora integrada de força, potência e desempenho muscular que (marque V ou F):
		Quest.: 3
	
	
	
	        
	Por meio de avaliação e de exames sistemáticos do paciente, o fisioterapeuta pode determinar quais estruturas estão restringindo o movimento, e caso sejam indicadas técnicas de alongamento, ser capaz de definir quando e quais tipos usar.
	
	      
	A força dos tecidos moles não-contráteis pode se desenvolver mais rápido com o treinamento resistido excêntrico do que com outros tipos de exercício resistido.
	
	      
	Alongamento e mobilização são termos gerais que descrevem qualquer manobra fisioterapêutica que diminua a extensibilidade dos tecidos moles restritos.
	
	      
	Constituem elementos de um programa de exercícios resistidos o alinhamento dos segmentos, a intensidade, freqüência, duração, modo de exercício e a integração da função.
	
	      
	O alongamento está contra indicado sempre que houver evidência de um processo infamatório ou infeccioso agudo.
	
	
		4.
		A avaliação musculoesquelética é quase sempre o componente principal do exame inicial do paciente, contribuindo para estabelecer o diagnóstico e o prognóstico, os objetivos de tratamento e os resultados almejados, bem como desenvolver e implementar o plano de assistência fisioterapêutica (O¿SULLIVAN, 2004). Com base no enunciado, assinale a alternativa correta relativa aos propósitos de uma avaliação *(Escola de Saúde Pública do Ceará) musculoesquelética:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Determinar os critérios de conduta terapêutica que não podem ser considerados como determinantes do prognóstico de recuperação do quadro patológico apresentado.
	
	
	Determinar a presença ou ausência de comprometimento envolvendo músculos, ossos e estruturas articulares relacionadas.
	
	
	Se constituir, ao longo do processo terapêutico, como um recurso desmotivador para o processo de recuperação física funcional do indivíduo acometido.
	
	
	Ser dispensável na formulação dos objetivos de tratamento, bem como na escolha da proposta terapêutica apropriada.
	
	
		5.
		A ausculta pulmonar é um procedimento que auxilia o fisioterapeuta a encontrar possíveis alterações pulmonares que comprometem a dinâmica e o funcionamento do sistema respiratório. A despeito da ausculta de um paciente que não apresenta alterações pulmonares, podemos encontrar:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Murmúrio vesicular presente em ambos hemitórax com sibilos esparsos.
	
	
	Murmúrio vesicular inaudível em ambos hemitórax sem ruídos adventícios.
	
	
	Murmúrio vesicular presente em ambos hemitórax com ruídos adventícios.
	
	
	Murmúrio vesicular presente em ambos hemitórax sem ruídos adventícios.
	
	
	Murmúrio vesicular presente em ambos hemitórax com roncos difusos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes