Buscar

AVALIANDO O CONHECIMENTO 08

Prévia do material em texto

AVALIANDO O CONHECIMENTO 08
		" A ajuda do consultor interno não se limita ao esclarecimento de dúvidas e a formulação de opções para a solução de problemas específicos¿. A consultoria interna poderá realizar:
		
	
	
	
	
	Elaboração e implementação de projetos de marketing
	
	 
	Elaboração e implementação de projetos de RH nas áreas clientes
	
	
	Elaboração de plano financeiro para a diretoria
	
	
	Implementação de projetos de contabilidade
	
	
	Implementação de auditorias da qualidade
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A utilização de um consultor interno gera inúmeras vantagens exclusivas para a organização, considerando a possibilidade de contratação do consultor externo. Dentre as quais, podemos citar como principais vantagens do consultor interno:
		
	
	
	
	
	Condições para correr maior risco em diferentes aspectos e momentos da consultoria em função da não subordinação hierárquica aos níveis organizacionais.
	
	 
	Alto grau de conhecimento dos aspectos e fatores informais existentes na organização, que são alavancadas ou retardantes das ações e resultados precisos e reais.
	
	
	Possui maior acesso a diferentes pessoas e níveis hierárquicos da organização, por não fazer parte do quadro funcional.
	
	
	Maior experiência e conhecimento diversificado, porque ele pode realizar o mesmo tipo ou natureza de trabalho em diferentes ramos de atividade em várias organizações.
	
	
	Maior imparcialidade e possibilidade crítica, pois não está envolvido na rotina do cliente e por isso, não tem opinião pré estabelecida.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Mariana, Consultora Interna de RH, esclarece dúvidas, formula alternativas de solução de problemas específicos, aconselha nas decisões das chefias em assuntos de RH, participa na elaboração e implementação de projetos de interesse das chefias. Podemos considerar a sua atuação como:
		
	
	
	
	 
	agente de mudança na busca da melhoria contínua.
	
	
	específica para apoio da área de marketing.
	
	
	indiferente para o cliente externo.
	
	
	responsável pelo processo de otimização de recursos.
	
	
	importante só para a área operacional.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Sobre aspectos fundamentais da implementação da consultoria interna de RH, foram considerados os benefícios decorrentes da adoção da Consultoria Interna de RH como processo impulsor da gestão estratégica de pessoas que contribui de modo importante para a realização competitiva dos negócios empresariais. A instituição desse processo, por sua vez, requer o cumprimento de um projeto que se viabilize através de etapas sucessivas conforme se segue. Assinale a única opção que NÃO atende plenamente ao enunciado da questão.
		
	
	
	
	
	Estabelecer a multidisciplinaridade dos modernos dirigentes em uma cultura organizacional proativa, inovadora, adaptativa às mudanças.
	
	
	Há necessidade de que a área de RH proceda à cuidadosa análise do nível de maturidade da cultura organizacional para a aceitação da mudança de enfoque.
	
	
	Descentralização da execução das políticas e procedimentos da gestão de pessoas através das áreas funcionais da empresa.
	
	 
	Criticar necessariamente as demandas atuais da empresa e implementar ações dissonantes as realizadas na organização. A partir desta, os resultados serão necessariamente melhores.
	
	
	Os dirigentes dessas áreas, as gerências, devem efetivamente administrar os recursos humanos sob sua supervisão e conforme as diretrizes emanadas da área de gestão dos RH.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Quanto às características do trabalho de consultoria interna, está incorreto afirmar que:
		
	
	
	
	
	Espera-se que o consultor proceda como um agente de mudança, auxiliando a organização a adaptar-se às constantes mudanças de mercado.
	
	
	O uso de consultores internos que sejam colaboradores da empresa é uma alternativa de baixo custo, se comparada à contratação de consultores externos.
	
	
	A consultoria interna auxilia na descentralização da execução de políticas de RH, focando nas diferentes áreas de forma separada.
	
	 
	A função do consultor prevê unicamente o aconselhamento quanto à solução de problemas, nunca a implementação de soluções.
	
	
	O consultor é considerado um verdadeiro facilitador, que atua sobre indivíduos, grupos ou toda a organização, de acordo com as necessidades identificadas.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		A utilização de um consultor interno gera desvantagens para a organização, considerando a possibilidade de contratação do consultor externo. Dentre as quais, podemos citar como principais desvantagens do consultor interno:
		
	
	
	
	 
	Menor acesso e liberdade em relação aos funcionários.
	
	
	Não possui poder formal na organização para tomar decisões.
	
	 
	Possibilidade de menor aceitação nos escalões hierarquicamente superiores a ele na organização.
	
	
	Não possui visão do conjunto, pois freqüentemente não participa da etapa de implantação sendo solicitado somente se houver desvios importantes.
	
	
	Presença pré-programada, com interferência na rotina empresarial.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Sobre os diversos benefícios que a consultoria interna de RH oferece, podemos destacar um que traz a presença dos consultores internos junto aos seus clientes, os diretores, gerentes e chefes das diversas áreas na organização. Esta proximidade permite uma convergência de conhecimentos e atitudes que afetam positivamente o desempenho desses líderes executivos. Estamos falando, especificamente, de:
		
	
	
	
	
	Possibilidade de aumentar o networking.
	
	 
	Transferência de ideias e know how sobre a moderna gestão de pessoas.
	
	 
	Uma possível amizade entre eles, isto ajudaria nas decisões imparciais.
	
	
	Apoio imediato e competente para resolver todo e qualquer tipo de problema da área cliente.
	
	
	Redução do custo em relação ao mesmo serviço contratado externamente.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Estudamos em nossa disciplina Consultoria Interna de RH, sobre os benefícios sistêmicos de sua implementação. Assinale a única alternativa que demonstra razões ponderáveis que tornam a CI de RH particularmente benéfica para a melhoria contínua dos processos internos da empresa:
		
	
	
	
	 
	Descentralização da execução das políticas e procedimentos de RH para as demais áreas funcionais da empresa; A ajuda do consultor interno de RH não se limita ao esclarecimento em caso de dúvidas, à formulação de opções para a solução de problemas específicos ou ao aconselhamento nas decisões das chefias em assuntos de RH, mas na elaboração e implementação de projetos dessa natureza que sejam do imediato interesse dessas chefias. A disponibilidade de uma equipe de consultores internos de RH, devidamente qualificados e com a experiência que o desempenho oferece, significa ainda a oportuna redução do custo em relação ao mesmo serviço contratado externamente.
	
	
	Descentralização da execução das políticas e procedimentos de RH para as demais áreas funcionais da empresa; A ajuda do consultor interno de RH não se limita ao esclarecimento em caso de dúvidas, à formulação de opções para a solução de problemas específicos ou ao aconselhamento nas decisões das chefias em assuntos de RH, mas na elaboração e implementação de projetos dessa natureza que sejam do imediato interesse dessas chefias. A indisponibilidade de uma equipe de consultores internos de RH, que não foi treinada e desenvolvida para gerar ações confiáveis a desnecessário aumento do custo em relação ao mesmo serviço contratadoexternamente.
	
	
	Descentralização da execução das políticas e procedimentos de RH para as demais áreas funcionais da empresa; A ação imprudente do consultor interno de RH não auxilia a empresa e gestores em entender o cenário mercadológico, à formulação de opções para a solução de problemas específicos ou ao aconselhamento nas decisões das chefias em assuntos de RH, mas na elaboração e implementação de projetos dessa natureza que sejam do imediato interesse dessas chefias. A disponibilidade de uma equipe de consultores internos de RH, devidamente qualificados e com a experiência que o desempenho oferece, significa ainda a oportuna redução do custo em relação ao mesmo serviço contratado externamente.
	
	
	Descentralização da execução das ações da empresa, resvalando em ações impensadas e que podem levar a empresa a um resultado negativo; A ajuda do consultor interno de RH não se limita ao esclarecimento em caso de dúvidas, à formulação de opções para a solução de problemas específicos ou ao aconselhamento nas decisões das chefias em assuntos de RH, mas na elaboração e implementação de projetos dessa natureza que sejam do imediato interesse dessas chefias. A disponibilidade de uma equipe de pessoas despreparadas e arrogantes, que mais atrapalha do que ajuda, que pode inclusive aumentar o custo em relação ao mesmo serviço contratado externamente.
	
	
	Descentralização da execução das políticas e procedimentos de RH para as demais áreas funcionais da empresa; A falta de ajuda e presença do consultor interno de RH não se limita ao esclarecimento em caso de dúvidas, à formulação de opções para a solução de problemas específicos ou ao aconselhamento nas decisões das chefias em assuntos de RH, mas na mudança brusca de segmento mercadológico da empresa. A disponibilidade de uma equipe de consultores internos de RH, devidamente qualificados e com a experiência que o desempenho oferece, significa ainda a oportuna redução do custo em relação ao mesmo serviço contratado externamente.

Continue navegando