Buscar

Direito Penal IV Semana 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Penal IV
Semana 1 - Caso concreto
a) RONALDO ESPERTO é considerado funcionário público para fins penais? Responda de forma objetiva e fundamentada.
R: A questão versa sobre a análise da conduta de Ronaldo esperto, o qual prevalecendo – se do exercício da função de perito de juizo , logo, funcionário público consoante prever o art.327 caput cp por conta de nomeação judicial , valeu – se desse exercício para solicitar indevida vantagem econômica visando trair sua condição funcional elaborando laudo tendencioso.
Indaga –se se Ronaldo esperto pode ser considereado funcionário público e se sua conduta restaria tentada ou consumada ajavista que as vítimas não concordaram com a solicitação.
Há de se salientar que Ronaldo esperto na época assinalada no enunciado ,assumiu uma função pública transitória como perito do juizo e sua conduta vai de encontro ao comando proibitivo previsto no art. 327 caput cp , muito embora não tinha sido aceita pelos interessados.
b) Qual a correta tipificação de sua conduta? Ainda, responda se a mesma restou tentada ou consumada, haja vista as vítimas não terem concordado em repassar qualquer montante ao agente.
R: Em vista do exposto concluímos que o crime cometido po Ronaldo Esperto está definido no caput do art. 317 cp na modalidade consumada , pois não cabe fracionamento tal delito de mera conduta , pois bastou o “ verbo “ solicitar para consumar o delito.
Objetiva:
Letra – a 
Não é necessário que o autor da denunciação informe a identidade completa do imputado bastando que os dados fornecidos sejam suficientes para identificá – lo. O importante é que o imputado seja pessoa certa e determinada , ou pelo menos determinável.

Outros materiais