Buscar

saude da mulher 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408198209)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O principal tratamento para o câncer de mama é a cirurgia. O cirurgião tentará extirpar o câncer retirando a quantidade mínima de tecido circunjacente. Sobre esse tema, marque a opção incorreta:
		
	
	O esvaziamento axilar pode ser realizado independente do tipo de cirurgia mamária, o que determinará sua realização é o comprometimento do linfonodo sentinela após biópsia.
	
	Dentre os tratamentos cirúrgicos, a mastectomia radical de Halsted é a mais agressiva, pois remove os músculos peitorais juntamente com a glândula mamária, além de outras estruturas.
	
	A mastectomia radical de Patey é indicada para tumores com mais de três centímetros, remove peitoral menor junto com a glândula mamária, além de outras estruturas.
	 
	Dentre os tratamentos cirúrgicos, a segmentectomia é a mais conservadora da mama, pois remove apenas um segmento mamário, sendo indicado em tumores de até dois centímetros.
	
	Para colocação de prótese de silicone, é necessário preservar os músculos peitoras, então a cirurgia realizada será a mastectomia radical modificada tipo Madden
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408033540)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando uma paciente mastectomizada procura um fisioterapeuta para tratá-la do linfedema consequente à retirada da mama direita, o mesmo deverá seguir uma sequência na realização da drenagem linfática manual. Marque a opção correta.
		
	
	Bombeamento dos linfonodos axilares do lado direito; deslizamento profundo da parte superior do tórax no sentido da direita para a esquerda; deslizamento superficial do ombro de distal para proximal, deslizando até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte medial do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do antebraço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da mão direita até a região axilar esquerda; deslizamento superficial dos dedos da mão direita, de distal para proximal, até a região axilar direita.
	
	Bombeamento dos linfonodos axilares do lado esquerdo; deslizamento superficial da parte superior do tórax no sentido da direita para a esquerda; deslizamento superficial do ombro de distal para proximal, deslizando até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte medial do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do antebraço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da mão direita até a região axilar esquerda; deslizamento superficial dos dedos da mão direita, de proximal para distal, até a região axilar esquerda.
	
	Bombeamento dos linfonodos axilares do lado direito; deslizamento superficial dos dedos do membro superior direito; deslizamento profundo do antebraço direito; deslizamento superficial do ombro do direito.
	 
	Bombeamento dos linfonodos axilares do lado esquerdo; deslizamento superficial da parte superior do tórax no sentido da esquerda para a direita; deslizamento superficial do ombro de distal para proximal, deslizando até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte medial do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do antebraço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da mão direita até a região axilar esquerda; deslizamento superficial dos dedos da mão direita, de distal para proximal, até a região axilar esquerda.
	
	Bombeamento dos linfonodos axilares do lado direito; deslizamento superficial dos dedos do membro superior direito, de proximal para distal; deslizamento profundo do antebraço direito; deslizamento superficial do ombro do direito.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407581441)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Provocada pela presença de bactéria que prolifera sem nenhuma dificuldade nas partes do aparelho reprodutivo que se revelam mais úmidas, como o cérvix, o útero e os tubos de falópio nas mulheres; na uretra, tanto nos homens quanto no sexo feminino. Esta bactéria também pode escolher outras áreas do organismo para o seu crescimento, como a boca, a garganta, os olhos e o ânus." ( http://www.infoescola.com/doencas, 2012)
 Esta afirmativa descreve a seguinte doença sexualmente transmissível:
		
	
	Sífilis
	 
	Gonorréia
	
	Tricomoníase
	
	Condiloma acuminado
	
	Candidíase
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408192597)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Arnold Kegel, nos anos 50, foi um dos pioneiros nos estudos de reeducação da musculatura pélvica ao observar alterações dos músculos do períneo em suas pacientes. A partir daí, outros pesquisadores continuaram a estudar o tema e, o mais recentemente, observou-se que alterações musculoesqueléticas podem levar às disfunções sexuais. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Na dispaurenia e no vaginismo a musculatura do assoalho pélvico encontra-se hipertônica, sendo necessário o relaxamento desses músculos; e a musculatura acessória (adutores de coxa,obturadores piriforme, glúteos, abdominais e lombares) deverá ser fortalecida.
	
	Para pacientes que apresentam hipotonia dos músculos do assoalho pélvico, a cinesioterapia deve ser realizada, primeiramente, em posição ortostática.
	
	A cinesioterapia para a assoalho pélvico é empregada apenas para o fortalecimento de áreas hipotônicas.
	
	Para pacientes que apresentam hipertonia dos músculos do assoalho pélvico, a reeducação da musculatura deverá ser feita por meio de contrações sustentadas por, no mínimo, 10 minutos.
	 
	Nos casos de disfunção sexual em que há transtorno do orgasmo, a cinesioterapia para o assoalho pélvico pode ser benéfica.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408039683)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação as Hepatites podemos afirma que hoje representa um problema de saúde pública com tendência ao aumento do número de casos principalmente entre a população de jovens. Marque a opção correta
		
	
	A hepatite B e C estão somente relacionada a contágio sexual e ambas apresentam prognóstico de falência do fígado;
	 
	a hepatite C pode ser contraída pelo mesmo mecanismo da AIDS
	
	A Hepatite A é a forma mais grave da infecção
	
	a Hepatite B não é considerada de gravidade alta
	
	a Hepatite A está relacionada ao manuseio de sangue

Outros materiais