Buscar

Teste 1 aula 3

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: SDE0245_EX_A3_201504281632_V1 
	Matrícula: 201504281632
	Aluno(a): JOSÉ EDILBERTO PEREIRA NUNES
	Data: 09/04/2017 22:04:55 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201504419607)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	O Brasil, apesar dos avanços na atenção básica à saúde, ainda enfrenta grandes iniquidades. Através da avaliação do estado nutricional é possível verificar a influência negativa dos DSS sobre a saúde das crianças. A construção de modelos explicativos das questões de saúde e nutrição, como a construção de um modelo hipotético causal para explicar a desnutrição infantil, permite observar a influência dos DSS na desnutrição. PORQUE Apesar da principal causa da desnutrição energético-proteica ser a ingestão insuficiente de nutrientes, é preciso entender quais são as causas dessa ingestão insuficiente na infância, ou seja, entender os DSS que são ¿as causas das causas¿. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são falsas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504540740)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Considerando apenas os determinantes sociais, qual das alternativas abaixo está INCORRETA como fator causal de uma enfermidade?
		
	
	Renda
	
	Saneamento básico
	 
	Microbiologia
	
	Educação
	
	Moradia
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504578925)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	As condições sociais nas quais as pessoas vivem e trabalham, ou seja, as características sociais dentro das quais a vida transcorre é a definição de:
		
	
	Iniquidades em saúde.
	
	Complexo da qualidade de vida.
	 
	Determinantes sociais da saúde (DSS).
	
	Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
	
	Atenção primária à saúde.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504591501)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Leia o fragmento do artigo publicado em PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):77-93, 2007 disponível em As diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito atualmente bastante generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde. Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. A comissão homônima da Organização Mundial da Saúde (OMS) adota uma definição mais curta, segundo a qual os DSS são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Nancy Krieger (2001) introduz um elemento de intervenção, ao defini-los como os fatores e mecanismos através dos quais as condições sociais afetam a saúde e que potencialmente podem ser alterados através de ações baseadas em informação. Tarlov (1996) propõe, finalmente, uma definição bastante sintética, ao entendê-los como as características sociais dentro das quais a vida transcorre. Embora, como já mencionado, tenha-se hoje alcançado certo consenso sobre a importância dos DSS na situação de saúde, esse consenso foi sendo construído ao longo da história. Sobre a construção do consenso sobre a importância dos DSS na situação de saúde assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O conflito entre saúde pública e medicina e entre os enfoques biológico e social do processo saúde-doença estiveram no centro do debate sobre a configuração desse novo campo de conhecimento, de prática e de educação.
	
	Virchow, um dos mais destacados cientistas vinculados a essa teoria, entendia que a ¿ciência médica é intrínseca e essencialmente uma ciência social¿, que as condições econômicas e sociais exercem um efeito importante sobre a saúde e a doença e que tais relações devem ser submetidas à pesquisa científica.
	
	Entre os diversos paradigmas explicativos para os problemas de saúde, em meados do século XIX predominava a teoria miasmática, que conseguia responder às importantes mudanças sociais e práticas de saúde observadas no âmbito dos novos processos de urbanização e industrialização ocorridos naquele momento histórico.
	 
	Para conhecer a influência dos determinantes sociais de saúde em nível da sociedade basta avaliar os determinantes de saúde identificados em estudos com indivíduos.
	
	O principal desafio dos estudos sobre as relações entre determinantes sociais e saúde consiste em estabelecer uma hierarquia de determinações entre os fatores mais gerais de natureza social, econômica, política e as mediações através das quais esses fatores incidem sobre a situação de saúde de grupos e pessoas, já que a relação de determinação não é uma simples relação direta de causa-efeito.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505140681)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	No que diz respeito aos determinantes sociais da saúde, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Estilos de vida relacionados à saúde são fortemente influenciados por modelos familiares e carga genética.
	
	O desemprego, o trabalho informal e a exclusão do mercado de trabalho estão associados a uma pior condição de saúde entre a população brasileira adulta, independentemente de características sociodemográficas, como escolaridade, renda e região de residência.
	 
	A urbanização e o crescimento do transporte e das indústrias servem como explicação para a exposição de grandes contingentes populacionais à poluição atmosférica.
	
	Embora o acesso e a qualidade da saúde sejam influenciados por fatores socioeconômicos, a alimentação não tem sido identificada como um fator determinante da saúde.
	
	As decisões sobre mudanças nos hábitos de vida independem do acesso a fontes e fluxos de informação em saúde, embora o acesso à informação aumente o conhecimento e a capacidade de ação.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504540136)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Os determinantes sociais de saúde (DSS) são as condições sociais nas quais as pessoas vivem e trabalham, ou seja, as características sociais dentro das quais a vida transcorre. O principal problema de saúde no Brasil são as iniquidades, que apesar dos avanços na atenção básica à saúde, ainda enfrenta iniquidades nas condições sociais e de saúde. Com relação as iniquidades em saúde NÃO podemos afirmar que:
		
	
	Famílias que possuem boa situação socioeconômica e boa educação possuem menor risco de serem afetadas por doenças.
	
	O número reduzido de profissionais da saúde nas regiões mais carentes do país, como os municípios de maior vulnerabilidade social (municípios do interior e as periferias das grandes cidades) é um exemplo de iniquidade em saúde.
	 
	Com relação às iniquidades em saúde não há diferença significativa quando avaliamos as regiões do Brasil e a situação permanece inalterada, ou seja, não é relevante quando separamos as regiões do Brasil por área rural e urbana.
	
	Um exemplo de iniquidade em saúde é a possibilidade de uma criança, cuja mãe possui apenas 4 anos de estudo ou menos, morrer antes de chegar aos 5 anos de idade.
	
	A correlação entre a incidência de doenças e os fatores socioeconômicos é fortemente positiva.
	
	 Gabarito Comentado7a Questão (Ref.: 201504419272)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	A saúde é um direito e um bem social. Dentro desse contexto, o estudo sobre os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) é imprescindível para o desenvolvimento de ações que reduzam as iniquidades sociais. Sobre o enfrentamento dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS) na perspectiva da integralidade dos direitos humanos são feitas as seguintes afirmações: I Os princípios de justiça social, equidade em saúde e direitos humanos e suas relações são valores fundamentais para a ação sobre os DSS. II A necessidade de um enfoque integral, intersetorial e participativo para a compreensão e ação sobre DSS é extremamente relevante. III A reflexão sobre os DSS, possibilita a elaboração de estratégias visando à diminuição das iniquidades em saúde e contribuíndo para o melhor exercício da justiça social e dos direitos humanos. IV Os DSS não exercem impacto no estado nutricional dos indivíduos. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas a afirmação IV é falsa.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504419605)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	A Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS) foi criada em março de 2005 sendo composta por especialistas e personalidades da vida social, econômica, cultural e científica do país. Sua constituição expressa o reconhecimento de que a saúde é um bem público a ser construído com a participação solidária de todos os setores da sociedade brasileira. Sobre os objetivos da CNDSS são feitas as seguintes afirmações: I A identificação e o enfrentamento das causas de natureza social, econômica e cultural da situação de saúde da população brasileira poderão ser feitos com maior precisão. II A identificação de políticas públicas de saúde e de iniciativas da sociedade que ajudem a enfrentar os determinantes sociais de saúde poderá ser feita com maior precisão. III A equidade e as melhores condições de saúde e qualidade de vida para os brasileiros poderão ser alcançadas. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmações I e II são verdadeiras
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação I é falsa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes