Buscar

CASO 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 13
 A prefeitura do município de Rio Branco enviou carnê de IPTU para a Locadora de Veículos Localizada em terreno da Infraero ao lado do Aeroporto Internacional Plácido de Castro. A Locadora promoveu ação anulatória e o processo se encontra hoje no STF aguardando julgamento de recurso extraordinário. Neste sentido, apresente os argumentos favoráveis ao fisco e ao contribuinte.
R E S P OS TA: O caso co ncreto a i nda e nco nt ra -se e m 
análi se no S TF e g anh u repercussão geral . N a v isão do fisco deveria incidir IPT U sobre imóvel Pub lico qu ando cedido para explorá - lo 
comercialmente. Na visã o do contr ibuinte , aparentemente a braçada pelo 
ministro relator nã o caberia a cobrança com o argumento de que a empresa teria imprópria a “titulo precário ” a titulo de cessão. Esta posse não possui “animus de definitividade”, o que impediria seu alcance pelo IPTU.
“animus d e defini tividade” , o q ue imped iria se u alca nce pelo IP TU .
 Questão objetiva:
Na hipótese da União, mediante tratado internacional, abrir mão de tributos de competência de Estados e Municípios, nos termos do decidido pelo Supremo Tribunal Federal (RE 229096), é correto afirmar que
 D (X ) se insere a medida na competência privativa do Presidente da República, sujeita a referendo do Congresso Nacional, com prevalência dos tratados em relação à legislação tributária interna.

Outros materiais