Buscar

RSEaulaTOP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Responsabilidade social empresarial
Responsabilidade Social Empresarial 
 é 
 Gestão
Abnt nbr Iso 26000 
& 
abnt nbr 16000
Norma Brasileira de 2004 e a Norma internacional de 2010.
A ABNT NBR 16000, nos moldes da ABNT NBR ISO 14001 e da ABNT NBR ISO 9001, baseia-se no PDCA (Plan, Do, Check, Act) e na melhoria contínua; tem caráter de sistema de gestão. O atendimento aos requisitos da Norma não significa que a organização é socialmente responsável, mas que possui um sistema da gestão da responsabilidade social. Esse sistema de gestão permite que a organização implemente política e objetivos que contemplem a legislação, os compromissos éticos e a preocupação com a promoção da cidadania, promoção do desenvolvimento sustentável e transparência das suas atividades.
O conceito de responsabilidade social é freqüentemente associado à concepção de “Desenvolvimento Sustentável” desenvolvido pela Comissão Brundtland e aceito pela conferência da ONU – USA, 1987 E Rio de Janeiro, 1992. Muitas das atividades associadas com a responsabilidade social refletem as três dimensões da sustentabilidade - econômica, ambiental e social - conceitos descritos como sustentabilidade.
 A adoção e a implementação, de forma sistemática, de um conjunto de técnicas da gestão da responsabilidade social podem contribuir para a obtenção de resultados ótimos para todas as partes interessadas. Contudo, a adoção desta Norma não garantirá, por si só, resultados ótimos. Para atingir os objetivos da responsabilidade social, convém que o sistema da gestão da responsabilidade social estimule as organizações a considerarem a implementação da melhor prática disponível, quando apropriado e economicamente exequível.
 
Ação Social
Atividade voluntária realizada pela organização em áreas tais como assistência social, alimentação, saúde, educação, esporte, cultura, meio ambiente e desenvolvimento comunitário. Abrange desde pequenas doações a pessoas ou instituições até ações estruturadas com uso planejado e monitorado de recursos.
Filantropia Empresarial 
é o ato de uma empresa engajar-se em alguma causa ou tema, por meio da doação de recursos financeiros ou humanos, mesmo que não tenham relação alguma com o negócio. A filantropia não é uma forma de gestão, mas de contribuição social.
Cidadania Empresarial 
É compromisso assumido por uma empresa a favor da promoção da cidadania e do desenvolvimento das comunidades.
Triple bottom line by john elkington
O desenvolvimento sustentável ainda deve ser pensando por meio de questões políticas e culturais. Elas são importantes para qualquer tipo de análise do tripé, onde tudo está interligado.
 Os aspectos políticos trata das premissas do desenvolvimento de maneira sustentável e as políticas adotadas - por uma empresa ou por uma determinada sociedade.
 Os aspectos culturais são essenciais no relacionamento empresa/comunidade/empregados, onde é necessário conhecer as limitações e vantagens culturais da sociedade que participa do empreendimento. A cultura de determinada localidade pode ser útil para entender melhor a dinâmica da biodiversidade local, por exemplo.
Governo
Empresas
Sociedade
Desconcentração industrial
numero de indústrias conforme a região do brasil, em 2006
Total: 6.144.500 indústrias
Fonte: Cadastro Central de Empresas 2006/IBGE.
Fonte: G1, 12/01/2017 22h04 - Atualizado 13/01/2017 12h02

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais