Buscar

Caso concreto AULA 4

Prévia do material em texto

Caso concreto AULA 4
No dia 25 de fevereiro de 2014, na cidade de Ariquemes, Felipe, nascido em 03 de março de 1996, encontra seu inimigo Fernando na rua e desfere diversos disparos de arma de fogo em seu peito com intenção de matá-lo. Populares que presenciaram os fatos, avisaram sobre o ocorrido a familiares de Fernando, que optaram por transferi-lo de helicóptero para Porto Velho, onde foi operado. No dia 05 de março de 2014, porém, Fernando não resistiu aos ferimentos causados pelos disparos e veio a falecer ainda no hospital de Porto Velho. Considerando a situação hipotética narrada e as previsões do Código Penal sobre tempo e lugar do crime, é correto afirmar que, em relação a estes fatos, responda às questões formuladas: (Questão de Concurso Público ? MODIFICADA) 
Felipe será responsabilizado pela conduta de acordo com as regras do Código Penal ou do Estatuto da Criança e Adolescente (Lei n.8069/1990)? Responda de forma objetiva e fundamentada. A questão versa sobre o adolescente Felipe de 17 anos que desferiu diversos disparos contra seu inimigo ocasionando em sua morte dias depois a ação do crime. Tal ocorrido foi assistido por populares que avisaram aos familiares da vitima que foi operado , mas morreu dias depois quando o autor do crime já havia completado maior idade. 
Sobre o ocorrido , Felipe será responsabilizado de acordo com as regras do estatuto do adolescente , pois no dia da ação atípica este era menor de idade , embora o fato so tenha consumado quando ele já tinha 18 anos o que conta era sua idade do tal ocorrido 
Felipe não cometeu crime de homicídio , mas sim um fato análogo ao crime de homicídio sofrerá medida sócio educativa.
Identifique e explique as teorias adotas no caso concreto sobre tempo e lugar do crime. Art 4 do cp- diz que considera-se o praticado crime no momento da ação ou omissão , ainda que outro seja momento resultado. Sendo assim se alguém com equivoco onimus necandi , atira contra outrem na data 01 de janeiro de 2010 ,vindo em óbito na data 02 de abril do citado ano , ter se praticado o crime de homicídio em 01 de janeiro de 2010. Sendo assim o que conta é tempo da data do acontecimento da ação .
 
Questão objetiva. 
Em razão do aumento do número de crimes de dano qualificado contra o patrimônio da União (pena: detenção de 6 meses a 3 anos e multa), foi editada uma lei que passou a prever que, entre 20 de agosto de 2015 e 31 de dezembro de 2015, tal delito (Art. 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal) passaria a ter pena de 2 a 5 anos de detenção. João, em 20 de dezembro de 2015, destrói dolosamente um bem de propriedade da União, razão pela qual foi denunciado, em 8 de janeiro de 2016, como incurso nas sanções do Art. 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal. Considerando a hipótese narrada, no momento do julgamento, em março de 2016, deverá ser considerada, em caso de condenação, a pena de: 
 A) 6 meses a 3 anos de detenção, pois a Constituição prevê o princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica ao réu. 
X B) 2 a 5 anos de detenção, pois a lei temporária tem ultratividade gravosa. 
C) 6 meses a 3 anos de detenção, pois aplica-se o princípio do tempus regit actum (tempo rege o ato). 
D) 2 a 5 anos de detenção, pois a lei excepcional tem ultratividade gravosa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

1 pág.

Perguntas Recentes