Buscar

Comportamento Empreendedor Fundamentos de Gestão 3

Prévia do material em texto

Nota: 100
PROTOCOLO: 
Disciplina(s):
Fundamentos de Gestão
Comportamento Empreendedor
	Data de início:
	15/08/2017 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	
Questão 1/5 - Comportamento Empreendedor
Antes de iniciar um negócio, é preciso que o empreendedor reflita sobre suas competências e seu projeto de vida pessoal, levando em consideração as consequências de se transformar em um proprietário de empresa.
Se essa reflexão for positiva, o próximo passo será descobrir uma oportunidade de negócio. Para tal, será necessário, primeiro, desenvolver uma ideia. Especialmente nesse ponto, avaliar o potencial da ideia é importante.
Logo, se alguém tem interesse em criar um negócio, deve monitorar o ambiente à sua volta em busca de problemas, faltas, serviços malfeitos ou até exemplos de sucesso que não conseguem atender à demanda. Deve, também, identificar uma área de negócios em que se sinta confortável.
A partir dessas ideias sobre empreendedorismo, avalie as afirmações seguintes.
I. A oportunidade deve ajustar-se ao mercado.
II. Uma ideia não é necessariamente uma oportunidade.
III. Um empreendedor, ao utilizar suas habilidades, dá forma a uma oportunidade de negócio que outros não identificaram, ou identificaram cedo ou tarde demais.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Você acertou!
Primeiro, porque toda oportunidade identificada deve encontrar espaço em determinado mercado, não adianta vislumbrar a possibilidade de abrir uma panificadora se o mercado daquela região já possui hábitos de consumo que não possibilitaria o sucesso da mesma. Ter ideias é importante, porém, se não houver pesquisa para saber se ela irá atender ou não uma necessidade de um mercado específico não adiantará nada. A habilidade do empreendedor de observar e enxergar oportunidades é essencial para estar no tempo certo e no lugar certo para dar continuidade ao negócio que vislumbrou.(capitulo 5)
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
Leia o texto a seguir sobre administração intercultural.
A experiência de vivenciar uma cultura diversa, exige, segundo Bueno e Freitas (2015, p. 16), “do profissional uma abertura de espírito, abertura a novas experiências, a curiosidade quanto ao diferente, ou seja, uma genuína capacidade de observação e leitura de cenários”. Em outras palavras, a interculturalidade, que é relativa às relações ou trocas entre culturas requer dos profissionais alguns objetivos característicos da administração intercultural.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as assertivas a seguir, assinalando V para aquelas posturas que estão relacionadas com a administração intercultural e F para aquelas que não estão relacionadas com a administração intercultural.
(   ) Crença que as relações não têm lugar na comunicação
(   ) Coordenar a movimentação dos profissionais
(   ) Sair do próprio lugar para tomar o ponto de vista do outro
(   ) Articular a negociação entre as barreiras nas interações interculturais
(   ) Adotar uma perspectiva de reflexão
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, F, F, V
	
	B
	F, V, V, V, V
Você acertou!
Resposta Correta alternativa b. As afirmações 2, 3, 4 e 5 estão corretas pois estão relacionadas com a administração intercultural. A assertiva 1 é falsa, pois não têm aderência com a administração intercultural.
Conforme apresentado nas páginas 42 e 43, do material da aula 5:
Em outras palavras, a interculturalidade,que é relativaàs relações ou trocas entre culturas requer dos profissionais: (i) negociarpara alcançar a compreensão e superar os confrontos, os conflitos, as diferenças; (ii) sair do próprio lugar para tomar o ponto de vista do outro, isto é, colocar-se no lugar do outro; e (iii) adotar uma perspectiva de reflexão.Além desses passos, algumasatitudes essenciais contribuem para os profissionais alcançarem a interculturalidade: (i) respeito pela diversidade; (ii) crença que as relações têm lugar na comunicação;e(iii)igualdade de direitos.
 "nascedaí a necessidade de uma administração de base intercultural que coordene a movimentação dos profissionais, articule a negociação entre as barreiras nas interações interculturaise faça a gestão de equipes de trabalho contribuindo para a formação de profissionais com experiência intercultural". 
Conforme aula 05, tema 5: Administração intercultural
	
	C
	F, F, V, V, V
	
	D
	V, F, V, V, V
	
	E
	V, V, F, V, F
Questão 3/5 - Fundamentos de Gestão
A Inteligência Competitiva tende a ser iniciada como um balcão de informação, neste caso, a estratégia de Inteligência Competitiva é ser como um radar que capta as necessidades de forma não planejada, com a dedicação, nesta fase, da maior parte dos recursos de inteligência.
Sobre a Inteligência Competitiva, seu processo e componentes, assinale a alternativa correta: 
Nota: 20.0
	
	A
	A inteligência competitiva das organizações nasce pronta, logo sua implantação é imediata e tem apenas um estágio de amadurecimento.
	
	B
	O processo de inteligência conta apenas com a coleta de dados, não estabelecendo relações com redes diferentes.
	
	C
	 A inteligência define-se como o início da análise das evidências e informações ligadas apenas a uma necessidade gerencial.
	
	D
	 
A inteligência trabalha com a análise das estratégias internas, ou seja, o que é externo a corporação não é de interesse desta.
 
	
	E
	As organizações bem-sucedidas, em termos de inteligência, são aquelas que operam sobre uma base de conhecimento coletivo, onde todos cooperam para criar uma rede de conhecimento.
Você acertou!
As organizações mais bem-sucedidas, em termos de inteligência, são aquelas que operam sobre uma base de conhecimento coletivo. Portanto, tem-se aí um requisito essencial à inteligência: criar um ambiente cooperativo eficiente (Aula 05, p. 27).
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
Analise as seguintes assertivas sobre Inteligência Competitiva:
I- A aplicação da inteligência contribui para detectar ameaças e eliminar ou amenizar os efeitos surpresas
PORQUE
II- Identifica e define as suas necessidades profundas de inteligência e as coloca no centro de atenção dos tomadores de decisões.
A respeito dessas assertivas, tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira
Você acertou!
Resposta Correta alternativa C. A assertiva I é um objetivo da Inteligência Competitiva e a II refere-se as funções centrais da Inteligência Competitiva.
Conforme aula 5, tema 3: Inteligência Competitiva.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor
Analise as afirmações abaixo, identificado quais são corretas, de acordo com os conceitos sobre público-alvo da pesquisa de mercado:
I- São formas de segmentar o mercado, dividir os respondentes por região, classe econômica, evitando a segmentação por conveniência.
II- A personalidade dos compradores pode ser dividida em cinco grupos: inovadores, primeiros adeptos, maioria inicial, maioria tardia e retardatários.
III- O tipo de consumidor inovador tem interesse por tecnologias novas e enfrentam diversos riscos.
IV- Para obtenção de informações sobre o público-alvo pode-se utilizar de fontes secundárias e fontes primárias.
Assinale a alternativa que contempla as afirmações corretas.
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV, apenas.Você acertou!
Resposta Correta: Alternativa “D”. I- São formas de segmentar o mercado dividindo os respondentes por região, classe econômica, evitando a segmentação por conveniência. Schneider e Branco (2012, p. 132) elencam como formas de segmentação de mercado pela região, faixa etária, classe econômica, sexo, e conveniência, portanto afirmativa incorreta. II- A personalidade dos compradores pode ser dividida em cinco grupos: inovadores, primeiros adeptos, maioria inicial,maioria tardia e retardatários. Schneider e Branco (2012, p. 132) dizem que de acordo com Dornelas (2005) há cinco tipos de personalidade dos consumidores: inovadores, primeiros adeptos, maioria inicial, maioria tardia e retardatários. Portanto, afirmativa correta. III- O tipo de consumidor inovador tem interesse por tecnologias novas e enfrentam diversos riscos. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 132) o consumidor inovador enfrenta riscos e possuem grande interesse em novas tecnologias. Portanto afirmativa correta. IV- Para obtenção de informações sobre o públicoalvo podese utilizar de fontes secundárias e fontes primárias. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 132, 133) para se obter essas informações podese sim se utilizar tanto de fontes secundárias como de primárias de pesquisa, portanto afirmativa correta.
	
	E
	Afirmativa II e IV, apenas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes