Buscar

Unidade 5 – Retrogênese

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Unidade 5 – Retrogênese
Atuação psicomotora no idoso
Profa. Érica Miranda
ENVELHECIMENTO POPULACIONAL
EXPECTATIVA DE VIDA
Alterações no idoso
Diminuição ou perda da visão e audição;
Alteração no sistema musculo-esquelético;
Déficits cognitivos;
Retrogênese
	É decorrente de uma involução, geneticamente programada para se desintegrar. O “empobrecimento” neuronal causado pelo tempo conduz a um declínio funcional irreversível no envelhecimento normal. A desorganização motora, perda de memória, falta de iniciativa, modificações afetivas, flutuações de tristeza, isolamento social favorecem um quadro de degradação mental.
Psicomotricidade no idoso
A psicomotricidade exerce efeito preventivo - conservando a tonicidade funcional, controle postural, boa imagem do corpo, organização espacial e temporal prática, integração e prolongamento das praxias ideo-motoras, perfeitamente adaptadas as necessidades funcionais específicas do idoso. 
Psicomotricidade no idoso
	Para minimizar os efeitos da retrogênese psicomotora, como a lentidão cognitiva e motora, as alterações psíquicas e comportamentais , é preciso colocar o corpo do idoso em movimento, baseados em métodos científicos e criativos, abrangendo do relaxamento à formas estáticas e dinâmicas de equílibrio, tonicidade, coordenação, memória, dentre outras.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O IDOSO
Equilíbrio;
Coordenação motora;
Fortalecimento muscular;
Motricidade fina.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais