Buscar

química relatório cinética

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA GERAL
	CURSO
	Engenharia 
	TURMA
	3056
	DATA
	16/10/2017
	Aluno/
Grupo
	
Hugo Batista da Conceição
	TÍTULO
	Cinética Química Fatores que influenciam a velocidade das reações.
	OBJETIVOS
	
Verificar a influência de catalisador, concentração, área de contato e temperatura na 
Velocidade das reações.
	
	
	INTRODUÇÃO
	
Cinética química é o ramo da química que estuda a rapidez das reações químicas, bem como os fatores que a influenciam. A rapidez, ou velocidade, de uma reação química indica a variação da quantidade de reagentes e produtos com o passar do tempo. A onde os reagentes X e Y vão sendo consumidos e os produtos Z e W formados. Em alguns casos é importante até mesmo controlar essas reações químicas deixando-a, mas lenta ou, mas rápida.
	REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
	
Becker de 25 mL 
Espátula
Prego de ferro
Pipeta Pasteur
Pinça de madeira
Estante para tubo de ensaio
Tubo de ensaio
(Na2S2O3) Tiossulpfato de sódio
(KMnO4) Permanganato de Potássio
 (H2SO4) Ácido sulfúrico
(HCl) Ácido Clorídrico
(H2O2) Peróxido de Hidrogênio
(MnO2) Dióxido de Manganês
(Fe) Ferro em pó
	PROCEDIMENTOS
	
1° Efeito da temperatura:
Em três tubos de ensaio com Permanganato de Potássio que já estava no laboratório, colocou-se junto a ele 0,5 mL de ácido Sulfúrico, um dos tubos colocou-se em banho e Maria, o outro para aquecer com o bico de bunsen com a ajuda da pinça de madeira, e o terceiro tubo apenas para observar a sua reação, sendo que os três tubos colocaram-se um prego de ferro. 
2° Efeito da concentração:
Nesse experimento, utilizaram-se dois tubos de ensaio, sendo que em um colocou-se 0,6 Mol de HCl (Ácido Clorídrico) em Na2S2O3(Tiossulpfato de sódio), no outro colocou-se 6 Mol em Na2S2O3.
3° Efeito do catalisador:
Em um tubo de ensaio colocou-se H2O2 + MnO2;
Em outro tubo de ensaio colocou-se HCl + Fe(em pó) + 6 Mol;
Em outro tubo de ensaio colocou-se HCl + 6Mol + prego. 
 
	RESULTADOS e DISCUSSÃO
	
Alguns Gráficos da Cinética Química
∆H - : variação da Entalpia negativa, energia exotérmica. 
 
∆H + : variação da Entalpia positiva, energia endotérmica.
Ea: Energia de ativação.
Resultados dos experimentos
No primeiro experimento da temperatura, o tubo de ensaio que aqueceu no bico de bunsen, ficou-se com um aspecto incolor e logo depois uma cor amarelada.
O tubo de ensaio que foi para o banho e Maria demorou-se muito mais tempo para alterar a sua coloração devido a sua temperatura que era bem menor que a do bico de bunsen. 
Obviamente o terceiro tubo de ensaio comparando-o com os outros dois, demorou-se muito mais tempo também para haver a sua reação devido a temperatura ambiente que ele se encontrava.
No segundo experimento sobre a concentração, os dois tubos tiveram-se o poder de concentração diferente, devido claro pelo fato da quantidade de Mols utilizado no experimento, o tubo que estava com seis Mol teve a sua reação mais rápida, quanto maior a quantidade de Mol utilizado maior o poder da sua reação química.
No experimento realizado sobre efeito do catalisador, O MnO2 agiu-se como um catalisador para acelerar a velocidade da decomposição do H2O2, criou-se borbulhas contínua e intensa.
O outro tubo de ensaio que estava com HCl + Fe + 6Mol, resultou-se, o Ferro liberou borbulhas de Hidrogênio, tem como resultado de formação de H2 ( Hidrogênio gás).
O tubo de ensaio que estava com HCl 6 Mol + prego, obteve-se praticamente a mesma coisa do resultado a cima teve uma reação de borbulhas a coloração foi a mesma devido a ausência do Ferro em pó, a liberação do Hidrogênio foi-se mais lenta devido ao prego. 
	CONCLUSÃO
	 
Na Cinética química conclui-se que os fatores que influenciam na velocidade de reação são a temperatura, a concentração dos reagentes, os catalisadores e superfície de contato, pode-se também relatar que quanto maior a temperatura maior a velocidade da reação e assim vice e versa.
O papel do catalisador serve para diminuir a energia de ativação do processo de reagentes para produtos como foi visto nos experimentos, isto é o catalisador acelera a reação, mas não aumenta seu rendimento, isto é, ele produz a mesma quantidade de produto, porém no menor período de tempo. 
	REFERÊNCIAS
	
http://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/
http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=2109&evento=4

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes