Buscar

Caso Concreto 5 redação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso Concreto 5
Resposta: No dia 9 fevereiro de 2015, Iolanda de Araújo Nogueira, aposentada, 72 anos, portadora de doença degenerativa, dirigiu-se à agência do Banco do Estado do Rio Grande Sul (Banrisul) na cidade de Pelota s, com o propósito de sacar dinheiro para custear o seu tratamento médico em Porto Alegre. Ficou em duas filas aguardando atendimento, no período das 14h 55min às 16h 26min. 
Neste intervalo, sentiu-se mal, tendo sido acometida por forte diarréia. 
Pediu, então, à estagiária do banco, acesso ao banheiro, mas foi informada de que os banheiros dos funcionários não podiam ser emprestados e o destinado aos clientes passava por reformas. Sentindo fortes dores abdominais, a aposentada explicou a situação à gerente, que prometeu ceder o banheiro privativo assim que dispusesse de uma funcionária para acompanhá-la. Com a demora, a aposentada pediu a um dos vigilantes da agência, o telefone da prefeitura e o número da Lei das Filas. Como vigilante não lhe deu atenção, resolveu ligar para a Brigada Militar (a polícia militar gaúcha). 
O atendente, após ouvir seu relato, desligou o telefone, sem nenhuma explicação. Só depois de uma hora, a Sr.ª Iolanda foi conduzida ao banheiro por uma estagiária chamada Helena Miranda. 
Ao sair da agência, acompanhada de Hilda Thomas dos Santos, 
secretária, 29 anos, cliente do Banco, que também se encontrava no interior da agência e que se prontificou a servir d e testemunha do constrangimento por que passou, a aposentada registrou Boletim de Ocorrência, no qual informou que se sentiu constrangida, humilhada e desrespeitada em sua dignidade quando precisou expor o problema físico que a acometia, sem que nenhuma providência fosse tomada. 
Matilde Correa, gerente da agência bancária, ao ser interrogado, alegou 
Que “a situação que se criou foi fruto da impaciência da cliente, num dia de pagamento de benefícios, em que a agência se encontrava cheia”. E disse, ainda, que a presença de funcionário para acompanhá-la se fazia necessária, pois o trajeto até o banheiro privativo dos funcionários passa pelo cofre do Banco.

Outros materiais