Buscar

Caso Concreto 3 redação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 3
1- A linguagem forense utilizada pelo advogado na exposição dos fatos no caso em questão teve como objetivo produzir uma certa reação emocional no receptor (juiz) por meio e uma engenhosa seleção vocabular. Comente, em até 10 linhas, a escolha lexical intencional do advogado, considerando os valores semânticos de algumas palavras utilizadas na construção desse parágrafo.
Resposta: Na construção de seu texto o advogado fez uso da narrativa 
persuasiva visto que ao longo da exposição dos fatos ele põe o reclamante em posição de vítima da negligência da reclamada: “o infortúnio ocorreu por culpa exclusiva da reclamada”. Vemos no trecho anterior o uso de modais persuasivos “culpa exclusiva” logo após vemos “um trágico e irremediável acidente de trabalho” com intenção de sensibilizar o juiz e o leitor em favor do autor.
2- Identifique, no parágrafo acima, pelo menos duas informações ou versões que a parte contrária não teria narrado. Justifique a sua resposta.
Resposta: O reclamante, no desempenho de sua função, teria por obrigação usar equipamento de proteção específico, fato que não ocorreu. Por conseguinte, durante sua atuação, o infortúnio foi resultado de sua imprudência. Não existência de promoção na empresa.

Outros materiais