Buscar

5 prova

Prévia do material em texto

1.
		Marque a única afirmativa correta:
	
	
	
	
	
	As entidades de classe servem como meio direto para encontrar emprego.
	
	
	Visita no local da empresa é um meio indireto de procura ou recolocação profissional.
	
	
	Os meios indiretos de procura de emprego podem ser classificados como: É toda forma de colocação profissional que o candidato faz pessoalmente às empresas que possuam vagas de trabalho.
	
	
	Em uma empresa de pequeno porte (05 funcionários) será mais eficaz para o candidato à vaga de emprego se procurar os meios indiretos com o objetivo de ser admitido.
	
	 
	Pode-se considerar que utilizar os serviços de empresas de consultoria em recrutamento; empresas de recolocação; empresas especializadas em mala direta, são exemplos de meios indiretos de procura de emprego.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Se um indivíduo está disponível no mercado ou buscando uma oportunidade de desenvolvimento e pretende prestar serviços ou ser contratado por uma empresa, passará por um processo seletivo. Segundo Chiavenato (2005), todo processo seletivo é constituído de duas grandes etapas:
	
	
	
	
	
	Contratação e dissolução
	
	 
	Recrutamento e seleção
	
	
	Admissão e demissão
	
	
	Alistamento e reserva
	
	
	Seleção e demissão
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Vamos estudar os meios que os profissionais buscam trabalho e as fontes que as empresas utilizam para atrair talentos. Entre vantagens e desvantagens da seleção interna ou externa qual o melhor caminho a ser seguido ?
	
	
	
	
	 
	O processo de seleção tem como principal objetivo trazer candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar uma posição dentro da empresa.
	
	
	O que se tem observado é que o tempo de ambientação do funcionário é menor em relação ao do contratado externamente.
	
	
	O investimento com treinamento e desenvolvimento é menor do que as despesas decorrentes de ações de captação, seleção, contratação e ambientação dos trazidos do mercado externo.
	
	
	Deve-se utilizar fontes de atração para buscar profissionais que necessita para a composição de suas equipes de trabalho.
	
	
	Esse processo, porém, precisa estar suportado por uma efetiva política e por processos internos de gestão de pessoas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Existem vários meios que os profissionais buscam trabalho e as fontes que as empresas utilizam para atrair talentos. Qual o meio denominado NETWORK ?
	
	
	
	
	
	Este meio trazia um bom percentual de candidatos aproveitáveis, mas hoje essa situação não se mostra necessariamente verdadeira. Custam caro e devem ser utilizados somente quando a vaga em questão justificar o investimento em publicações.
	
	
	As empresas disponibilizam currículos pela Internet também contribuem para agilizar o processo de busca. Por outro lado, a identificação de candidatos pela rede traz a desvantagem de exigir bastante tempo de pesquisa,
	
	 
	Podemos estabelecer uma relação entre o processo de indicação por meio de empregado/conhecido. O objetivo é o mesmo: buscar oportunidade de trabalho através da indicação de um terceiro.
	
	
	É a divulgação da vaga existente entre os funcionários para que eles apresentem conhecidos e parentes para que se candidatem.
	
	
	A apresentação espontânea trata da procura por parte do candidato, independentemente de qualquer chamada da empresa.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Muitas empresas têm trabalhado com um tipo de atração mista: simultaneamente, realizam um processo de atração externo e interno. O importante em um processo de atração é:
	
	
	
	
	
	Preencher as vagas através de promoções ou transferências
	
	
	Valorização profissional do candidato
	
	
	Abrir vaga somente para "inglês ver", isto é, o solicitante já tem um candidato
	
	 
	Diminuir o tempo de atração e de contratação e, por consequência, diminuir os custos operacionais
	
	
	Apostar em um grande técnico para ganhar um bom líder
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O processo de atração tem como objetivo trazer candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar uma posição dentro da empresa. Nesse processo, a empresa deve se preocupar em ter uma boa comunicação com o mercado. Isso significa que ela deve passar uma boa imagem interna e externamente. Diante desta realidade torna-se relevante diferenciar atração interna de atração externa. Sobre atração interna , consta 01 alternativa correta:
	
	
	
	
	
	Sempre é conveniente à empresa trabalhar exclusivamente com o processo de atração interno na medida em que, caso não se tenha pessoas preparadas ou mesmo em determinadas circunstâncias, é necessário planejar um novo perfil profissional.
	
	
	Na atração interna utiliza-se desde o antigo quadro de avisos existentes nas portarias das indústrias, no século passado, até o atual uso da Internet, para atrair talentos que poderão receber a comunação em qualquer parte do País.
	
	
	Muitas empresas vêm utilizando o processo de atração interno como prioridade e, após encerrar todas as possibilidades internas a empresa pode decidir sobre o cancelamento do processo de atração já que não há outra possibilidade.
	
	
	As empresas utilizam os processos de atração interna como uma forma de atração de recursos humanos existentes no mercado de trabalho.
	
	 
	A atração interna é um processo voltado para as empresas que desejam atrair e manter talentos. Trata-se do preenchimento das vagas através de promoções ou transferências. Esse processo, porém, precisa estar suportado por uma efetiva política e por processos internos de gestão de pessoas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Existem meios diretos e indiretos para procurar um emprego. I. Os meios diretos são os anúncios que oferecem emprego, e-mail ou carta pessoal para empresas conhecidas e contato com pessoas conhecidas. II. Os meios indiretos são as empresas de consultoria em recrutamento, empresas de recolocação, empresas especializadas em mala direta, entidades de classe e câmaras de comércio. III. Os meios diretos são as empresas de consultoria em recrutamento, anúncios de jornal, empresas de recolocação, empresas especializadas em mala direta, entidades de classe e câmaras de comércio. IV. Os meios diretos são por e-mail ou carta pessoal para empresas conhecidas, contato com pessoas conhecidas e mala direta.
	
	
	
	
	
	Somente as respostas III e IV estão corretas.
	
	 
	Somente as resposta I e II estão corretas.
	
	
	Somente a resposta I está correta.
	
	
	Somente a resposta II está correta.
	
	
	Somente as resposta II e III estão corretas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Marque a única afirmativa correta:
	
	
	
	
	
	O e-mail, mesmo sendo um meio direto de encontrar emprego, quase não é utilizado para envio de currículo.
	
	 
	Existem os meios diretos e indiretos de encontrar emprego que você pode utilizar para se apresentar ao mercado de trabalho.
	
	
	São características que o candidato deve possuir ao procurar um emprego: pouca ousadia, impaciência, irritabilidade, conduta agressiva, dentre outras deste gênero.
	
	
	Contato com pessoas conhecidas são meios indiretos e pouco auxiliam na recolocação profissional no mercado de trabalho.
	
	
	Os meios diretos de encontrar emprego são todas as formas indiretas do profissional tornar-se empregado.
	 Gabarito Comentado

Outros materiais