Buscar

Avaliando o aprendizado de civil - SEM RESPOSTAS, somente para estudo 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliando o aprendizado de civil – SEM RESPOSTAS, somente para estudo
		Floresta pública vai gerar R$ 7 milhões por ano. O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou edital para concessão de três lotes da Floresta Nacional (Flona) Sacará-Taquera, no Pará. A área total de 140 mil hectares, um terço da unidade de conservação, poderá ser explorada para retirada de madeira, atividades extrativistas e abertura para visitação turística. A Concessão para exploração da Floresta é uma forma de alienação de bem público. Em vista do exposto quanto à afetação e desafetação, podemos dizer que este bem público para poder ser alienado é necessário que seja:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	um bem de uso comum do povo.
	
	
	uma terra devoluta.
	
	
	um bem abandonado pelo Poder Público.
	
	
	um bem de uso especial.
	
	
	um bem dominical.
	
	
		2.
		Quanto aos direitos de personalidade, responda a alternativa CORRETA:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade.
	
	
	Embora o Código Civil tenha avançado no que se refere à tutela do nome e da identidade, regrediu em parte ao retirar do pseudônimo usado para fins lícitos a mesma proteção conferida ao nome.
	
	
	A doutrina é uníssona ao afirmar que os direitos de personalidade são absolutamente indisponíveis.
	
	
	Em razão à máxima eficácia do direito à vida, um enfermo em pleno gozo de suas faculdades mentais não pode recusar submeter-se, com risco de vida, a intervenção cirúrgica.
	
	
	O Código Civil traz rol exaustivo de direitos de personalidade.
	
	
		3.
		Leia a ementa a seguir: ¿Desconsideração da personalidade jurídica. Admissibilidade. Sociedade por quotas de responsabilidade limitada. Existência de sérios indícios de que houve dissolução irregular da sociedade visando ou provocando lesão patrimonial a credores. Possibilidade de que a penhora recaia sobre bens dos sócios¿ (RT 785/373). Escolha a opção que explica a penhora dos bens dos sócios, considerando que o ordenamento jurídico confere às pessoas jurídicas personalidade distinta da dos seus membros.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Com efeito, apesar de na hipótese a pessoa jurídica ter sido utilizada para a prática de ato lesivo aos interesses dos credores, o Código Civil não permite a dissolução da responsabilidade civil em razão do princípio da existência distinta das pessoas jurídicas relativamente aos seus membros.
	
	
	Com efeito, o Código Civil abraçou a Teoria da Desconsideração da prática de atos lesivos e não permite desconsiderar o princípio da existência distinta das pessoas jurídicas relativamente aos seus membros
	
	
	Com efeito, na hipótese a pessoa jurídica foi utilizada para a prática de ato lesivo aos interesses dos credores, o Código Civil limita a responsabilidade dos sócios pelas quotas.
	
	
	Com efeito, apesar de na hipótese a pessoa jurídica ter sido utilizada para a prática de ato lesivo aos interesses dos credores, o Código Civil não permite desconsiderar o princípio da existência distinta das pessoas jurídicas relativamente aos seus membros.
	
	
	Com efeito, na hipótese a pessoa jurídica foi utilizada para a prática de ato lesivo aos interesses dos credores, o que permite desconsiderar o princípio da existência distinta das pessoas jurídicas relativamente aos seus membros. O novo Código Civil abraçou a Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica no art. 50.
	
	
		4.
		De acordo com a redação dada ao Código Civil pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n. 13.146/2015), marque a alternativa CORRETA:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	aqueles que por efermidade ou doença mental não tiverem discernimento necessário para a prática dos atos da vida civil são considerados absolutamente incapazes.
	
	
	os alcoólatras são absolutamente incapazes.
	
	
	aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir a sua vontade são relativamente incapazes.
	
	
	aqueles que mesmo por causa transitória não puderem exprimir sua vontade são considerados absolutamente incapazes.
	
	
	os viciados em tóxicos são absolutamente incapazes.
	
	
		5.
		Francisco, menor impúbere, de 13 anos pratica um negócio jurídico, sem a representação dos pais. Sabendo que validade do ato jurídico requer agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa em lei, Assinale a opção correta sobre o ato praticado por Francisco e quem poderá arguir o vício:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	O ato é nulo e somente o MP poderá alegar.
	
	
	O ato é anulável. Somente o MP poderá alegar.
	
	
	O ato é anulável. Qualquer interessado ou o MP poderão alegar.
	
	
	O ato é anulável. Somente o Juiz, de ofício, poderá alegar.
	
	
	O ato é nulo. Qualquer interessado ou o MP, ou o Juiz, de ofício, poderão alegar.

Outros materiais