Buscar

Agrimensura Lista Exercicios1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Bahia - UFBA
Escola Politécnica
Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica
ENGJ18 Introdução a Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - semestre 2012.1
Professor: Artur Caldas Brandão
Lista de Exercícios 1
Aluno (a): _______________________________________________________________
Questão 1: Para determinar a altura de um prédio, um topógrafo colocou seu teodolito na praça em frente. Com uma trena, ele mediu a distância horizontal do teodolito ao prédio e encontrou 27 m. Mirando o alto do prédio, ele verificou no teodolito, que o ângulo formado pela linha de visada com a horizontal é de 58º. Se a luneta do teodolito está a 1,7 m do chão, e considerando que o piso horizontal entre o teodolito e o prédio, qual é a altura do prédio? 
Questão 2: Um teodolito foi colocado em um ponto A. Mirando o ponto V, o mais alto do morro, verificamos que o ângulo dessa linha de visada com a horizontal era de 10º. Em seguida, o topógrafo aproximou-se do morro e fixou o teodolito no ponto B. Nessa posição, mirando o ponto V, o mais alto do morro, ele verificou que o ângulo da linha de visada com a horizontal passou a ser de 26º. Sabendo que a distância horizontal Dh(A/B), medida com a trena era de 100 m, considerando que o teodolito foi instalado nos pontos A e B com a na mesma altura de 1,6m até o terreno, e que o terreno entre os pontos A, B e C encontra-se na horizontal, qual é a altura do morro?
Questão 3: Em uma região há um rio com curso irregular. Entre os pontos A e B, situados em margens opostas, deseja-se construir uma ponte. Para isso, é necessário determinar a distância horizontal Dh(A/B). O topógrafo, que está no ponto A, assinala com uma estaca um ponto C. Com a trena, ele mede a distância horizontal Dh(A/C) e encontra 56m. Com o teodolito ele mede os ângulos (B.A.C) e (A.C.B), encontrando o valor de 118º e 35º, respectivamente. Qual será o valor da distância horizontal Dh(A/B)?
Questão 4: Entre os pontos A e B, situados em uma fazenda, existe um morro. O teodolito colocado no ponto C consegue mirar tanto A quanto B. Sabendo que Dh(C/A)=76 m, Dh(C/)B=90 m e (A.C.B)=126˚, calcule a distância horizontal Dh(A/B).
 Questão 5: Na figura abaixo, os pontos A e B estão em lados opostos da entrada de uma baía. Para calcular a distância horizontal Dh(A/B), o topógrafo fixou um ponto C de onde pudesse mirar os pontos A e B. Com a trena, mediu Dh(A/C)=320 m, e, com o teodolito, mediu os ângulos (BÂC) e (BĈA), encontrando 98˚ e 47˚, respectivamente. Quanto mede Dh(A/B)?
Questão 6: Na figura abaixo, o ponto F é um farol que está numa ilha próxima ao continente. Na praia, foram assinalados dois pontos, A e B, tais que Dh(A/B)=132m, (FÂB)=90˚ e ()=85˚. Calcule a distância Dh(A/F).
Questão 7: Calcular a distância horizontal Dh(3/4), correspondente a da largura de um rio, conforme dados abaixo. Os pontos 1 e 2 estão localizados numa das margens do rio, e a partir deles foram realizadas visadas para um ponto 3, na margem oposta. O alinhamento 3/4 é perpendicular ao alinhamento 1/2.
Dados: Dh(1/2)=35,72m ; (2.1.3)=295º07’ ; (1.2.3)=75º12’
�
3
1
4
2

Outros materiais