Buscar

Adolescência e Ideologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adolescência 
 Renata marques gama
Adolescência e Ideologia 
A adolescência tem várias tarefas no seu desenvolvimento, todas elas, entretanto, de uma maneira ou de outra, passam pela estruturação da identidade, que é iniciada desde o nascimento e adquire nesta etapa seu caráter mais definitivo. E constrói através de Identificações que poderão ser estruturantes ou patológicas. Na infância as identificações se dão basicamente com as figuras parentais. Na adolescência, em função do processo de separação e individuação próprio desta etapa, o jovem busca modelos em representantes da sociedade e da cultura em que estão envolvidos (professores, artistas, ídolos etc.). Procurando outros jovens, ou grupos, com quem se identificam por semelhança ou por oposição, sendo “igual” ou completamente “diferente”. Havendo grande necessidade de pertencimento e de reconhecimento, e os grupos são espaços extremamente ricos para estas experiências. Nesta busca de modelos os adolescentes agrupam-se conforme suas características individuais, caracterizando-se por uma cultura específica, muitas vezes determinada pelos padrões trazidos da sociedade onde vivem. Estes grupos poderão ter características mais “democráticas”, com flexibilidade e mudanças dos papéis, com aspectos mais rígidos e mais estereotipados. Buscam também elementos estéticos, expressões, vestimentas, aparência, pensamentos, condutas e músicas preferidas. Durante a adolescência, o indivíduo desenvolve os pré-requisitos de crescimento fisiológico, maturidade mental e responsabilidade social que preparam para experimentar e ultrapassar a crise de identidade. A escolha de uma profissão; a adoção de valores, desenvolvimento sexual questões referentes à identidade se manifestam repetidas vezes ao longo da vida. Tornar-se um adulto singular com uma percepção coerente com um papel valorizado na sociedade. 
 
 Adolescência
A adolescência como Moratória
 Na atualidade, a sociedade reconhece que o indivíduo torna-se adulto depois de treinado e instruído pela família e por outras instituições reconhecidas socialmente como a escola, a religião, a mídia. Essas instituições direcionam o adolescente no conhecimento e na vivência dos ideais da comunidade a qual pertence. Mesmo absorvendo os valores e estando apto nos aspectos corporais e cognitivos para vivenciar a sociedade e a competição social que nela existe, o adolescente acaba não sendo reconhecido. É considerado, portanto, não "preparado" para o exercício de um papel social, tendo que continuar sob a tutela dos adultos. Essa continuidade ocorre sem que haja uma definição de parâmetro pelos adultos em relação ao seu término ou ao patamar 
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Trabalho realizado em forma de avaliação da disciplina psicologia do desenvolvimento II (Adolescência) pelo professor Alan Silva.
Bacharelado do terceiro semestre do curso de Psicologia oferecida pela Faculdade Metropolitana de Camaçari.
que deverá ser atingido. É um processo de crise e mudança no qual o adolescente busca identificações com pessoas, grupos, ideologias.
A adolescência como reação a rebeldia 
Mudanças corporais, o aparecimento do interesse sexual, a mudança de outros tipos de interesse e uma nova forma de se relacionar com o mundo. Dependendo da relação familiar e do grupo de convívio do adolescente, suas características podem ser diferentes do esperado, nem todos os jovens desenvolvem os mesmos comportamentos convencionados como característicos, e nem todas as famílias têm problemas na definição de como educar o adolescente. A rebeldia pode ser apenas uma reação à falta de jeito dos adultos para lidar com esta nova fase, da falta de compreensão, apoio e esclarecimento das modificações, que podem assuntar o jovem, se forem absolutamente desconhecidas, e de outros problemas de trato com esta pessoa, que não pode mais ser tratada como a criança que era, e que não tem maturidade suficiente para assumir uma vida adulta.
A adolescência idealizada 
Não perceber os conflitos internos e externos pelos quais os filhos estão passando, talvez não consiga aceitar as atitudes dos filhos e os conflitos serão inevitáveis. Aí é que devem entrar a maturidade dos pais, de professores ou do meio social em que vivem. O afeto, a paciência e a compreensão deles, para que possam estar sempre disponíveis para ajudar os adolescentes, sempre que forem solicitados. Tentar impor as coisas aos adolescentes de forma exagerada pode causar o afastamento deles, e em vez de ajudá-los, podem afastá-los para longe. Na adolescência, a interação pais/filhos é um fator muito importante, pois é nesta relação que o adolescente vai tentar encontrar seu lugar no mundo e buscar sua liberdade psicológica, buscando também a liberdade de ser uma pessoa por si mesmo, ter os próprios pensamentos e sentimentos, determinar os próprios valores e planejar o próprio futuro no nível existencial mais amplo.
Duração adolescência 
A entrada na adolescência ocorre de maneira lenta e gradual, variando muito entre as pessoas, e não tem um tempo determinado para começar ou terminar. É uma fase geralmente caracterizada por dúvidas e conflitos. O conceito atribuído à adolescência é bastante amplo e envolve não apenas transformações físicas e fisiológicas, mas também comportamentais. Influenciadas por elementos culturais que variam nas diversas sociedades e sofrem mudanças com o passar do tempo.
Insegurança 
Insegurança na adolescência é algo que muitos adolescentes sofrem em um momento ou outro. Essa insegurança faz parte desta fase, o fato de mudar e construir uma personalidade do "zero" não é fácil. Os adolescentes se sentem incompreendidos, mas nem eles se entendem, com a mente e corpo mudando a cada dia. Ele percebe que não é mais criança, que agora esperam mais dele, que precisa amadurecer e crescer, tudo isso em alta velocidade, a sociedade o julga como adulto, porém nem ele sabe se é criança ou adulto.
Interpretar os adultos 
 Adolescentes, devido a sua propensão para desafiar e questionar normas provocam transformações em casa, na escola e na comunidade. Eles discordam dos pais em relação a ideias, crenças e valores. Comentários típicos dos filhos ("meus pais são antiquados, não me entendem") ou dos pais ("eu era tão diferente nessa idade" ou "eu não ousava questionar meus pais") tendem a criar conflitos entre as gerações, podendo levar a lutas a respeito de regras e relacionamentos. O jovem pode evitar fazer perguntas ou compartilhar ideias com medo de aumentar o conflito, acarretando distanciamento e falta de confiança. Quando os pais se sentem julgados e criticados pelos filhos. A tolerância dos pais será menor se eles não conseguiram obter autonomia emocional. Para que os adolescentes consigam dominar essas etapas do desenvolvimento da adolescência, a família deverá ser forte, flexível e capaz de suportar o crescimento e as transformações de seus filhos. 
 Adolescência 
A partir de determinada idade, o ser humano começa a sofrer transformações físicas, acompanhadas de mudanças no comportamento e nos interesses pessoais. Esse conjunto de mudanças físicas e psicológicas faz parte de um processo natural de desenvolvimento no qual se deixa de ser criança para tornar-se adulto: é a adolescência. Algumas mudanças que ocorrem no corpo de meninos e de meninas durante a adolescência. O período de transição entre a infância e a vida adulta é chamado de adolescência. É um momento muito importante do desenvolvimento que marca a estrutura final da personalidade. É um tempo de busca: uma busca interna para se descobrir enquanto tudo ainda está em transformação. O adolescente sofre com emoções conflitantes, lutando para manter o autocontrole e conseguir expressar-se porsi, isto sob o impacto de impulsos que insistentemente exigem atenção. É um período de aventura, com episódios maravilhosos, mas também se faz presente o sentimento de vergonha, de perda e insegurança. As modificações psicológicas e corporais levam a uma nova relação com os pais e o mundo. Há uma elaboração lenta e dolorosa da perda do corpo infantil, da identidade de criança e dos pais da infância, no sentido de que estes já não lhe tratam do mesmo jeito, agora que está "crescido". Todas as modificações corporais incontroláveis, mais as exigências do meio externo que cobram do adolescente novos padrões de comportamento, são vividas inicialmente como uma invasão. Esta condição leva o adolescente a ter o desejo de ocupar seu novo status, com um comportamento mais maduro. O desejo muitas vezes é de ser adulto logo, ou de não crescer nunca, frente à dor que sentem nesta flutuação entre a infância e adolescência. Para os pais é um período de dúvida. Há risco de deter o crescimento, os vendo ainda como criança, ou acelerando este processo, exigindo do adolescente algo que ele ainda não tem para dar. Os pais passam a ser mais questionados e exigidos quanto à coerência entre o que dizem e o que fazem. Entretanto, a tão falada rebeldia da adolescência é importante e até necessária para o processo de diferenciação dos pais, a fim de que busque sua identidade como indivíduo que têm vontades e ideias próprias, equipamentos que precisará para enfrentar o mundo adulto. É também muito importante a presença firme dos pais, que muitas vezes precisarão saber ouvir, com paciência e tolerância o adolescente, sem imediatamente querer impor seu ponto de vista. No qual a resolução de determinados conflitos será muito importante para a fase que segue: a vida adulta.

Outros materiais