Buscar

Avaliação av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0488_AV_» ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - SILVIA KARLA CAVALCANTE TEIXEIRA
	Professor:
	SERGIO PAULO BEHNKEN
	Turma: 9020/AG
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 1        Data: 19/06/2015 09:29:27
	
	 1a Questão (Ref.: 201202411137)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Como a ética se relaciona com a responsabilidade social?
		
	
Resposta: Ética tem ligação direta com a responsabilidade social.
	
Gabarito: A ética é a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela organização. Não há responsabilidade social sem ética nos negócios. Não adianta uma empresa pagar mal seus funcionários, corromper a área de compras de seus clientes, pagar propinas a fiscais do governo e, ao mesmo tempo, desenvolver programas voltados a entidades sociais da comunidade. Essa postura não condiz com uma empresa que quer trilhar um caminho de responsabilidade social. É importante haver coerência entre ação e discurso.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A ética é a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela organização. Não há responsabilidade social sem ética nos negócios. Não adianta uma empresa pagar mal seus funcionários, corromper a área de compras de seus clientes, pagar propinas a fiscais do governo e, ao mesmo tempo, desenvolver programas voltados a entidades sociais da comunidade. Essa postura não condiz com uma empresa que quer trilhar um caminho de responsabilidade social. É importante haver coerência entre ação e discurso.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202370279)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Ética ou Filosofia Moral é a parte da filosofia que se ocupa:
		
	 
	de forma científica do comportamento moral dos homens em sociedade
	
	do comportamento dos jovens que vivem situações de risco.
	
	do eterno conflito entre conhecimentos absolutos e relativos.
	
	da conduta dos jovens nas suas relações com idosos
	
	dos hábitos e costumes construídos de uma determinada sociedade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202388942)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hoje uma pessoa pode ter acesso num só dia a um número equivalente de informações que um sujeito teria a vida inteira na Idade Média. De acordo com uma pesquisa recente feita pela Price Waterhouse, o volume de conhecimento necessário para se manter atualizado no mundo dos negócios dobra a cada ano. (...) Os cérebros se tornam verdadeiras esponjas, onde a informação entra num momento e, já descartável, é atirada ao lixo da memória, logo em seguida. As pessoas se expõem ao estresse informativo, recebendo esse bombardeio desordenado, sem ter controle sobre isso e sem saber como se proteger, ou pelo menos, como selecionar de maneira correta. O texto acima se refere a:
		
	
	Era industrial brasileira
	
	Era perdida
	
	Era industrial
	 
	Era da informação
	
	Era pós-industrial
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202591608)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O caráter de uma empresa é constituído através da conquista da confiança não somente daqueles que utilizam os produtos desenvolvidos pelas empresas, mas também os seus fornecedores, do Estado e da sociedade como um todo. No fundo o que formará o caráter geral da empresa será:
		
	
	o somatório do caráter dos funcionários e prestadores de serviço da empresa.
	
	o somatório do caráter de cada diretor executivo da empresa.
	
	o somatório de projetos e ações de sustentabilidade da empresa.
	 
	o somatório do caráter de cada componente da empresa.
	
	o somatório das ações que a empresa desenvolver no mercado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202917953)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Um padre alemão decide por sua própria conta e risco proteger uma família de judeus da perseguição nazista. A sua casa possuía um quarto que ficava embaixo da sala. A comunicação da sala para este quarto se dava por uma passagem secreta que, à primeira vista, parecia imperceptível. E como sobre esta passagem havia um tapete, ninguém imaginaria que ali embaixo estaria uma família. Como uma pessoa íntegra e veraz, que não mentia em hipótese alguma, o padre temia que, de alguma forma, alguém pudesse descobrir e delatar o que ele fazia. Infelizmente, um dia a Gestapo bateu à sua porta. Ao ele abrir, perguntaram à queima-roupa: Tem judeus na sua casa?"O que deveria o padre dizer? Podemos afirmar que estamos diante de um exemplo de :
		
	
	Dilema conceitual
	 
	Dilema ético
	
	Dilema e tolerância
	
	Dilema e virtude
	
	Dilema pontual
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202591749)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cada vez mais as empresas estão se conscientizando da importância do cuidado com o meio ambiente, até para dar conta aos seus stakeholders. Quando falamos dos componentes do meio que podem agir diretamente sobre os seres vivos, ao menos durante uma fase do seu ciclo de desenvolvimento, estamos nos referindo aos ______________.
		
	
	Ecologia organizacional
	
	Motivadores ambientais
	
	Controladores ambientais
	
	Incidentes críticos
	 
	Fatores ecológicos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202411138)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Qual a diferença entre responsabilidade social e filantropia?
		
	
Resposta: Responsabilidade Social: Trata dos interesses de uma sociedade. Filantropia: trata de ações não governamentais sem fins lucrativos.
	
Gabarito: A filantropia é basicamente uma ação social externa da empresa, que tem como beneficiária principal a comunidade em suas diversas formas (conselhos comunitários, organizações não-governamentais, associações comunitárias etc) e organizações. A responsabilidade social é focada na cadeia de negócios da empresa e engloba preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente), cuja demanda e necessidade a empresa deve buscar entender e incorporar aos negócios. Assim, a responsabilidade social trata diretamente dos negócios da empresa e de como ela os conduz.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A filantropia é basicamente uma ação social externa da empresa, que tem como beneficiária principal a comunidade em suas diversas formas (conselhos comunitários, organizações não-governamentais, associações comunitárias etc) e organizações. A responsabilidade social é focada na cadeia de negócios da empresa e engloba preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente), cuja demanda e necessidade a empresa deve buscar entender e incorporar aos negócios. Assim, a responsabilidade social trata diretamente dos negócios da empresa e de como ela os conduz.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202933114)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil. Existe, no entanto, um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processos tecnológicos para utilização de um recurso, assim como recursos naturais e economia, cuja interação é evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável. Contudo, existem limites políticos, morais, naturais etc. sobre a exploração dos recursos naturais. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que corresponda a esses limites.
		
	
	Desenvolvimento sustentável.
	
	Necessidade de manter em equilíbrio o ecossistema.
	
	Educação Ambiental
	
	Proteção do meio ambiente
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202388771)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Projetos comunitários, implementados por meio de parcerias com o governo, com ONGse com a população organizada de comunidades de baixa renda, se desenvolveram, sobretudo, nos anos 90, sob as diretrizes:
		
	 
	da responsabilidade social empresarial.
	
	da solidariedade comunitária.
	
	do corporativismo empresarial.
	
	do voluntarismo social.
	
	da intuição social empresarial.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202576979)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentre as assertivas abaixo marque a única que está incorreta:
		
	
	a) A ISO 9000 visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio com foco principal na satisfação do cliente e consumidor;
	 
	c) SA 8000 é uma Lei de caráter multinacional com conceitos muito fortes de proteção à criança, ao trabalhador em regime semiescravo, à saúde, segurança e discriminação;
	
	e) A OHSAS 18001 é um padrão internacional que estabelece requisitos relacionados à Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional;
	 
	b) A ISO 14001 estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo;
	
	d) A NBR 16000 é uma norma que se preocupa com a criação, por parte das empresas, de um sistema de gestão de responsabilidade social eficaz;

Outros materiais