Buscar

CCJ0034 - DIREITO PENAL IV - AVALIANDO APRENDIZADO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503113359)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC/ TRT23/ ANAL EXEC MAND/ 2004) A reparação do dano no peculato culposo
		
	
	é irrelevante tanto para a extinção da punibilidade do agente, quanto para a fixação da pena.
	
	implica cancelamento da pena imposta, se tiver lugar após a sentença irrecorrível.
	
	implica perdão judicial e isenção de pena, se preceder a sentença de primeiro grau.
	 
	extingue a punibilidade, se precede a sentença irrecorrível.
	
	implica redução de metade da pena imposta, se ocorrer após a sentença de primeiro grau e antes do julgamento do recurso.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503170741)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	João é o funcionário público responsável pelo abastecimento de veículos da Prefeitura de uma cidade. O motorista de um veículo oficial solicitou que abastecesse um veículo particular de sua propriedade, dizendo que iria utilizá-lo em serviço. João atendeu e efetuou o abastecimento, negligenciando quanto à verificação da existência de autorização para tanto e quanto à veracidade da afirmação feita pelo motorista, que viajou com a família para o litoral. João, nesse caso:
		
	
	Cometeu crime de condescendência criminosa.
	
	Praticou delito de prevaricação.
	
	Não praticou crime contra a administração pública.
	
	Praticou delito de corrupção ativa.
	 
	Cometeu crime de peculato culposo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503087109)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral, considere as seguintes afirmativas: 1. Por se tratar de delito de mera atividade, a concussão se consuma com a simples exigência da vantagem indevida. A obtenção dessa vantagem constitui exaurimento do crime. 2. O peculato é crime próprio no tocante ao sujeito ativo; indispensável a qualificação de funcionário público. É inadmissível o concurso de pessoas estranhas ao serviço público. 3. O tipo descrito no artigo 318 do Código Penal (descaminho) admite tentativa quando se tratar de conduta comissiva. 4. Incide no crime previsto no artigo 321 do Código Penal (Advocacia administrativa) o agente que patrocina, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração púbica, valendo-se da qualidade de funcionário. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
	 
	Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503088225)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ambrósio é funcionário do município de Champ Du Nort, exercendo suas funções no setor de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano. Purulento não pagou o tributo referente à sua residência, apesar de várias vezes ter sido notificado. Em vista disso, objetivando cobrar esse tributo devido ao erário público municipal, Ambrósio mandou confeccionar e pendurou na via pública, defronte à residência de Purulento, várias faixas dizendo que Purulento era caloteiro e não pagava os impostos devidos à Prefeitura. Assim procedendo, Ambrósio:
		
	
	Praticou delito de prevaricação
	
	Praticou delito de constrangimento ilegal
	
	Não praticou crime contra a administração pública
	
	Cometeu crime de exercício funcional ilegalmente prolongado
	 
	Cometeu crime de excesso de exação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503177719)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Relativamente aos crimes funcionais, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	O delito de concussão, embora considerado pela doutrina como crime próprio, admite a participação ou, até mesmo, a co-autoria entre o particular e o funcionário público.
	 
	Caracteriza-se o peculato impróprio quando o funcionário público apropria-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em decorrência do cargo por ele exercido.
	
	O delito de corrupção passiva, previsto no artigo 317 do CP, é um exemplo de crime formal, e na modalidade de realização
	
	O excesso de exação configura-se quando o funcionário público exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório, que a lei não autoriza.
	
	Só será admitido o instituto do arrependimento posterior no crime de peculato culposo, haja vista a ausência de dolo e na forma que preceitua a lei.
	
	 1a Questão (Ref.: 201503085067)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a lei 8.072/90, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Em caso de sentença penal condenatória pela prática de crime de hediondo, o juiz poderá conceder o direito de recorrer em liberdade.
	 
	Conforme a lei de crimes hediondos é possível a concessão de liberdade provisória com e sem fiança.
	
	È previsto, para o crime de tortura, prisão temporária pelo prazo de 30 dias prorrogável por igual período, em caso de extrema e comprovado necessidade.
	 
	Se o apenado for reincidente é possível a progressão de regime, desde que cumpra 3/5 da pena, tenha bom comportamento carcerário, podendo juízo de execução determinar a realização de exame criminológico de forma fundamentado.
	
	Não é possível a concessão de livramento condicional se o agente for reincidente específico em crimes de natureza hedionda.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503121470)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Investigador de Polícia - PC/TO, 2008 - CESGRANRIO) Á luz da lei de crimes hediondos, não constitui crime hediondo:
		
	
	epidemia com resultado morte
	
	falsificação de produto destinado a fins terapêuticos
	
	homicídio simples, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio
	 
	induzimento ao suicídio
	
	extorsão com resultado morte
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502521664)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A conduta de João, chefe do setor de arrecadação da Secretaria da Fazenda, que por clemência deixa de responsabilizar a prática do crime de Prevaricação praticado por Carlos, seu subordinado, configura o crime de:
		
	
	Excesso de exação
	
	Corrupção ativa
	
	Advocacia administrativa
	 
	Condescendência criminosa
	
	Corrupção passiva
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503121466)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Promotor de Justiça Substituto - MP/RO, 2006) São considerados crimes hediondos:
		
	
	extorsão
	 
	falsificação de produto destinado a fins medicianais
	
	homicídio
	
	epidemia
	
	tráfico ilícito de enorpecentes
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502957376)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Luiz foi visitado por um fiscal, que encontrou irregularidades na escrituração de sua empresa. Pedro, pessoa de grande prestígio na cidade, companheiro de clube e amigo do fiscal, solicitou de Luiz a quantia de R$ 5.000,00 a pretexto de influir o fiscal a deixar de rnultá-lo pelas irregularidades constatadas. O fiscal, no entanto, autuou a empresa e aplicou as multas cabíveis. Nesse caso, Pedro:
		
	
	responderá por crime de corrupção ativa.
	
	responderá por crime de exploração de prestígio.
	
	responderá por crime de corrupção passiva.
	
	não cometeu nenhum delito, pois não evitou a autuação.
	 
	responderá por crime de tráfico de influência.
	
	 1a Questão (Ref.: 201502935886)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo a Lei nº 11.343/06, ocorre a consumação do crime de tráfico de drogas:
		
	 
	o agente praticar qualquer um dos verbos elencados no art. 33 da Lei nº 11.343/06.
	
	quando ocorre a efetiva entrega da substância entorpecente ao consumidor, não bastando apenas portar com este propósito.
	
	quando é realizada a comunicaçãoàs autoridades da existência da venda da substância entorpecente.
	
	N.D.A
	
	com a necessária venda (onerosa), pois a entrega gratuita da substância entorpecente não configura o crime.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502867701)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Lei nº 11.343/06 que afastou a incidência de pena privativa de liberdade e de multa quanto ao crime de porte de substância entorpecente para uso próprio (cominadas na Lei 6.368/76) e estabeleceu, em seu lugar, a aplicação de outras medidas (advertência, prestação de serviços à comunidade, etc) configura hipótese de:
		
	
	abolitio criminis
	 
	novatio legis in mellius
	
	novatio legis in pejus
	
	novatio legis incriminadora
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502958082)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à lei federal nº 11.343/2006, que estabelece o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, é correto afirmar que:
		
	 
	De acordo com a lei nº 11.343/2006 o usuário de drogas poderá sofrer pena de prestação de serviços à comunidade pelo prazo máximo de 05 meses. Em caso de reincidência, a pena poderá atingir o prazo máximo de 10 meses.
	
	Regra geral, pode ser aplicado o princípio da alteridade para o usuário de drogas.
	
	Para determinar se a droga se destinava a consumo pessoal ou tráfico de drogas, o Juiz analisará apenas a quantidade da droga apreendida.
	
	A conduta de guardar, para consumo próprio, drogas em desacordo com determinação legal e regulamentar, configura mera infração administrativa.
	
	Caso o Juiz determine medida educativa a ser cumprida pelo usuário de drogas, e ele não a cumpra, o Juiz poderá determinar pena de prisão para este usuário, com base no crime de desobediência.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502939236)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação ao tema da violência contra a mulher e da Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, assinale a opção correta (adaptada CESPE/DPE/PI/2009):
		
	 
	Aos crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher, independentemente da pena prevista, não se aplica a Lei dos Juizados Especiais Criminais, exceto para o delito de lesão corporal leve.
	
	Nas hipóteses relativas à Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, há vedação legal de substituição de pena privativa de liberdade por prestação de serviços à comunidade.
	 
	O Estado brasileiro foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, por negligência e omissão em relação à violência doméstica ocorrida em território nacional.
	
	Conforme a jurisprudência do STJ, não se aplicam as disposições da Lei da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher às relações de namoro, ainda que duradouras.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502386260)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para efeitos penais, considera-se funcionário público quem exerce:(Procurador/TCE ¿ MG- 2007)
		
	
	cargo ou emprego público, mas não função pública transitória.
	 
	cargo, emprego público ou função pública, ainda que sem remuneração.
	
	cargo ou função pública, mas não emprego público transitório.
	
	emprego ou função pública, mas não cargo público transitório.
	
	emprego ou função pública, mas não cargo público remunerado.
	
	 1a Questão (Ref.: 201502386228)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta acerca dos crimes contra a Administração Pública:
		
	
	Caracteriza a concussão a solicitação de vantagem indevida feita por funcionário público.
	 
	O peculato é crime próprio, só pode ser cometido por funcionário público, ou em concurso de pessoas com particular, desde que este tenha conhecimento da condição de funcionário público do comparsa.
	
	Não existe modalidade culposa do crime de peculato.
	
	Considera-se funcionário público para efeitos penais apenas aquele que foi aprovado em concurso público.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502392236)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Juiz de Direito - DF) Relativamente aos crimes funcionais, é INCORRETO afirmar que:
		
	 
	caracteriza-se o peculato impróprio quando o funcionário público apropria-sede dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em decorrência do cargo por ele exercido.
	
	o excesso de exação configura-se quando o funcionário público exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório, que a lei não autoriza.
	
	o delito de corrupção passiva, previsto no art.317, do Código Penal, é um exemplo de crime formal, e na modalidade de realização de forma verbal, não admite tentativa.
	
	o delito de concussão, embora considerado pela doutrina como crime próprio, admite a participação, ou, até mesmo, a co-autoria entre o particular e o funcionário público
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502459989)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VII Exame de Ordem Unificado
Baco, após subtrair um carro esportivo de determinada concessionária de veículos, telefona para Minerva, sua amiga, a quem conta a empreitada criminosa e pede ajuda. Baco sabia que Minerva morava em uma grande casa e que poderia esconder o carro facilmente lá. Assim, pergunta se Minerva poderia ajudá‐lo, escondendo o carro em sua residência. Minerva, apaixonada por Baco, aceita prestar a ajuda. Nessa situação, Minerva deve responder por
		
	 
	favorecimento real.
	
	favorecimento pessoal.
	
	participação no crime de furto praticado por Baco.
	
	receptação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502392384)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESPE /UnB. Delegado da Polícia Civil /PB. 2008. MODIFICADA) Os crimes hediondos ou a eles assemelhados não incluem:
		
	 
	a associação permanente pára o tráfico ilícito de substância entorpecente.
	
	extorsão mediante sequestro.
	
	a tentativa de genocídio.
	
	a falsificação de produto destinado a fins terapêuticos.
	
	estupro.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502392376)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESPE/UnB. DPE/AL. MODIFICADA) Acerca dos dispositivos legais pertinentes à Lei de Crimes Hediondos, assinale a opção INCORRETA:
		
	
	a delaçãp premiada constitui causa especial de redução de pena.
	
	o homicídio qualificad-privilegiado não é delito hediondo.
	
	o homicídio simples, na forma tentada, inclui-se entre os crimes hediondos, se praticado em atividade típica de grupo de extermínio.
	 
	em face da prática de crime hediondo, a lei pertinente veda a liberdade provisória com ou sem fiança e a apelação em liberdade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes