Buscar

SEGUNDA PROVA DE SOCIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

.
		A _________ pode ser definida como uma coleção de comportamentos (valores, normas, língua, modo de produção etc) transmitida e difundida pelas gerações, através da comunicação. Marque a opção correta:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	civilização
	
	
	modernidade
	
	
	sociedade
	
	
	cultura
	
	
	linguagem
	
	
		2.
		Um dos fatores que contribuiu para o desenvolvimento da Antropologia como ciência foram os relatos elaborados por viajantes, missionários e funcionários dos Impérios Coloniais na África e América no século XIX. A primeira geração de antropólogos formulava, portanto, suas teorias e grandes generalizações em seus escritórios, a partir de informações compiladas por terceiros. Predominava nesse período o paradigma evolucionista. O evolucionismo pressupunha...
I.A existência de uma história única para cada povo e civilização, não sendo possível considerar alguns povos como "primitivos" e outros como "civilizados".
II.Os diferentes grupos humanos se encontravam em fases desiguais de desenvolvimento, considerada uma linha de evolução rumo ao progresso.
III.A sociedade ocidental européia expressava o nível mais adiantado de progresso alcançado pela humanidade, enquanto os demais povos, do Oriente, África, América e Austrália, ainda estavam nos estágios inferiores da evolução.
Assinale a alternativa correta:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	
		3.
		 
Comte propôs uma reforma completa da sociedade, começando pela "reforma intelectual plena do homem". Ao modificar a forma de pensar do homem, por consequência, as instituições se transformariam.  O sociólogo, estudando os fenômenos sociais com o mesmo espírito que animava os astrônomos, os físicos, os químicos e os biólogos, deveria fornecer os resultados de suas pesquisas aos homens de Estado, para que esses evitassem ou atenuassem as crises sociais.  Auguste Comte é considerado o pai da Sociologia, também conhecida como Física Social. Sobre Conte é correto dizer que:
I. sua filosofia nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio.
II. trouxe para as ciências sociais o modelo das ciências exatas.  O conhecimento para ele deveria ser feito de leis provadas com base nos fatos.
III. em sua nova ciência inicialmente chamada de física social e posteriormente Sociologia, usou a observação, a experimentação, da comparação e a classificação como métodos.
IV. Para firmar a Sociologia como ciência, utilizou as ciências naturais como modelo, pois essas já tinham credibilidade no meio científico.
 
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Somente II está correta
	
	
	Somente I está correta
	
	
	Somente III está correta
	
	
	Somente IV está correta
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
		4.
		CIÊNCIA EM SI (Gilberto Gil)   Se toda coincidência/Tende a que se entenda/E toda lenda/Quer chegar aqui/A ciência não se aprende/A ciência apreende/A ciência em si/Se toda estrela cadente/Cai pra fazer sentido/E todo mito/Quer ter carne aqui/A ciência não se ensina/A ciência insemina/A ciência em si/Se o que se pode ver, ouvir, pegar, medir, pesar/Do avião a jato ao jaboti/Desperta o que ainda não, não se pôde pensar/Do sono do eterno ao eterno devir/Como a órbita da terra abraça o vácuo devagar/Para alcançar o que já estava aqui/Se a crença quer se materializar/Tanto quanto a experiência quer se abstrair/A ciência não avança/A ciência alcança/A ciência em si
A música faz uma "homenagem" à Ciência e nos remete à compreensão de que devemos muito a ela. A Ciência revela, desvela, anuncia, cria, recria, prova e comprova muitos sentidos da existência humana e os seus avanços.
Qual a  ÚNICA  opção que apresenta uma informação contrária sobre a Ciência em si?
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Pela pesquisa busca critérios de verdades rompendo com o senso comum
	
	
	Tomou para si as explicações de mundo rompendo com o mito
	
	
	Suas conclusões são obtidas e testadas através do método científico
	
	
	Fundamenta-se no estudo sistemático e racional não permitindo "achismos"
	
	
	Explica o mundo a partir do senso comum e do mito
	
	
		5.
		Entrou para a École Normale Supérieure, quando conheceu as obras de pensadores como Auguste Comte e Herbert Spencer, intelectuais que o influenciaram na busca por dotar a Sociologia de um caráter científico. Lançou As Regras do Método Sociológico. Via a sociedade como um organismo constituído por órgãos que devem se integrar garantindo um funcionamento harmônico. Para tanto, nenhuma das partes pode agir como se fosse o todo, sob pena de fazer adoecer o corpo social.
Essas características pertencem ao pensador:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Karl Marx
	
	
	Émile Durkheim
	
	
	Max Weber
	
	
	Antonio Gramsci
	
	
	Lévi-Strauss
	
	
		6.
		De acordo com a definição de Fato Social formulada por Durkheim, assinale a alternativa INCORRETA:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Os fatos sociais são processos presentes em toda e qualquer sociedade, tendo o individuo como elemento que faz com estes fatos ocorram. Assim, os fatos sociais dependem exclusivamente das ações de cada pessoa.
	
	
	O sistema eleitoral é um fato social, porque pertence à esfera da vida política.
	
	
	A escola é um fato social e como instituição cumpre um relevante papel na formatação do comportamento individual em consonância com as regras e valores presentes na consciência coletiva.
	
	
	O ato de adoecer é um fato social, pois possuindo motivações biológicas podem ser percebidos como exteriores aos indivíduos; excetuando-se as doenças psicossomáticas e influenciadas por fatores sociais.
	
	
	A arquitetura de nossas casas constitui um fato social, na medida em que seguimos padrões e obedecemos a um senso estético exterior às nossas consciências individuais.
	
	
		7.
		Emile Durkheim desenvolve um conceito para explicar a coesão social existente na sociedade moderna, cujas características envolvem: complexidade, maior divisão social do trabalho e individualização. Qual é esse conceito?
		Quest.: 7
	
	
	
	
	norma social.
	
	
	solidariedade orgânica.
	
	
	cooperação social.
	
	
	solidariedade mecânica.
	
	
	sistema orgânico.
	
	
		8.
		Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de
		Quest.: 8
	
	
	
	
	especialização para o trabalho.
	
	
	conscientização e politização.
	
	
	manutenção da alienação.
	
	
	emancipação de classe.
	
	
	reforço da consciência coletiva.
	
	
		9.
		As escolas deveriam formar indivíduos integralmente desenvolvidos, isto é, que ao longo da sua formação dividissem seu tempo entre o trabalho manual, as atividades intelectuais e o lazer. As crianças de até 12 anos deveriam passar ao menos 2 horas por dia trabalhando de modo a combinar o trabalho braçal com prática intelectual. Esta jornada de trabalho associada à educação deveria ser elevada até um período de 6 horas por dia, quando a criança completasse 16 anos. Essas características fazem parte do Projeto Educacional de:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	August Comte
	
	
	Lévi-Strauss
	
	
	Émile Durkheim
	
	
	Max Weber
	
	
	Karl Marx10.
		Relacionando o trecho da música a seguir a teoria de Karl Marx.
"Um homem se humilha se castram seus sonhos / Seu sonho é sua vida/ e a vida trabalho/ E sem o seu trabalho/ O homem não tem honra/ e sem a sua honra/ se morre, se mata/ Não dá prá ser feliz". (Menino Guerreiro - Gonzaguinha)
Somente uma das ideias abaixo NÃO está de acordo, assinale essa opção:
 
		Quest.: 10
	
	
	
	
	dialética
	
	
	trabalho
	
	
	solidariedade mecânica e orgânica
	
	
	classes sociais
	
	
	alienação

Outros materiais