Buscar

Integralização de capital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Integralização de Capital
Capital social são os recursos investidos pelos sócios/empresários para a criação/constituição de empresa.
Os bens ou dinheiro que os sócios se comprometem a transferir do seu patrimônio pessoal para a formação do patrimônio da sociedade. A formação do capital se dará mediante pagamento em dinheiro, conferência de bens ou créditos a sociedade, sendo vedada a contribuição que consiste na prestação de serviços.
Para que o capital seja integralizado, os sócios deverão primeiramente subscrever suas quotas de capital. A subscrição, trata – se do ato que determinada pessoa assume a obrigação de contribuir para a formação do capital social do capital social tornando – se sócio.
Não há valor mínimo para ser investido como capital, com exceção de empresa constituída na forma de EIRELI (Empresa individual de responsabilidade limitada).
Empresário individual deve fazer a integralização no ato do registro.
Em se tratando de investimento em dinheiro, para as sociedades limitadas não há previsão legal que exija a integralização de um porcentual subscrito no ato da constituição da sociedade.
Em se tratando de transferência de bens, não há a obrigatoriedade de prévia avaliação por peritos ou empresas especializadas dos bens conferidos pelos sócios. Entretanto respondem solidariamente todos os sócios pela exata estimação dos bens conferidos para o capital, recomenda – se a avalição.

Outros materiais