Buscar

Mecânica dos Solos: Conceitos Fundamentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Capilaridade: É a ascensão da água acima do nível freático do terreno, através dos espaços intersticiais do solo, em um movimento contrário à gravidade. Na construção de pavimentos rodoviários: se o terreno de fundação de um pavimento é constituído por um solo siltoso e o nível freático está pouco profundo, para evitar a ascensão capilar da água é necessário substituir o material siltoso por outro com menor potencial de capilaridade;
2-COMPRESSIBILIDADE-NBR 6502/95 
Propriedadedeumsolorelativaàsuasuscetibilidadedediminuirdevolumesoboefeitodeumacarga(força),quepodeserinternaouexterna.
3-Adensamentoéofenômenopeloqualosrecalquesocorremcomexpulsãodaáguadosvaziosdosolo.
4-No que diz respeito a tensão nos solos defina o significado de tensão efetiva, pressão neutra,poro-pressão e tensão total.
Resposta:tensão efetiva: a tensão efetiva, para os solos saturados pode ser espessura por: 
Todos os efeitos mensuráveis resultantes de variações de tensão nos solos, como compressão e resistência ao cisalhamento são devidos a variação de tensões efetivas.
A tensão efetiva é a tensão transmitida pelos contatos entre partículas.
Pressão Neutra: a pressão neutra ou poro- pressão é a pressão da água.
Pressão total: São forças transmitidas á placa, que podem ser normas e tangenciais por uma simplicidade sua ação é substituída pelo conceito de tensão.
 5- A investigação do subsolo é de suma importância para a definição e detalhamento de obras de engenharia. Nesta investigação, dentre outros ensaios, devem ser determinados os Limites de Atterberg, visando caracterizar os limites de consistência do solo. O Limite de Plasticidade (LP) representa a umidade na qual o solo passa do estado.
Resposta: 
 sólido para o estado plástico.
 
6-Pedregulho, areia e argila; 
Compactação do solo:redução dos vazios de um solo devido a expulsão de ar ,sob ação de uma força mecânica e a comodação da sua fase solida e variação na sua fase gasosa,mas sem perda da fase liquida.rápido adensamento ,aumenta a resistência aumento o contato entre as partículas ,reduz a permeabilidade ,reduz a compressibilidade.
7-Os limites de Atterberg ou limites de consistência são métodos de avaliação da natureza de solos criado por Albert Atterberg. Através duma série de testes e ensaios é possível definir o Limite de liquidez, o Limite de plasticidade e o Limite de contração de um solo. Apesar da sua natureza fundamentalmente empírica, estes valores são de grande importância em aplicações de Mecânica dos solos, tais como a determinação do Índice de plasticidade e a actividadePE ou Atividade dos solosPB.
O limite de liquidez (LL) é o teor em água acima do qual o solo adquire o comportamento de um líquido.
A passagem do estado sólido para o estado líquido é gradual, por consequência, qualquer definição de um limite de fronteira terá de ser arbitrário.
É possível determinar o limite de liquidez de um solo através de dois dispositivos: a concha de Casagrande e o penetrómetro de cone.
O limite de liquidez é definido como o teor de umidade do solo com o qual uma ranhura nele feita requer 25 golpes para se fechar numa concha.
O Limite de plasticidade (LP) é o teor de umidade abaixo do qual o solo passa do estado plástico para o estado semi-sólido, ou seja ele perde a capacidade de ser moldado e passa a ficar quebradiço.
Deve-se observar que esta mudança de estado ocorre nos solos de forma gradual, em função da variação da umidade, portanto a determinação dolimite de plasticidade precisa ser arbitrado, o que não diminui seu valor uma vez que os resultados são índices comparativos.
Desta forma torna-se muito importante a padronização do ensaio, sendo que no Brasil ele é realizado pelo método da norma NBR 7180.
O ensaio de determinação do Limite de Plasticidade consiste, basicamente, em se determinar a umidade do solo quando uma amostra come forma de um cilindro com cerca de 10 cm de comprimento e 3 mm de diâmetro.
ça a fraturar ao ser moldada com a mão sobre uma placa de vidro, na

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes