Buscar

HISTORIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
AULA 1_______________________________________________________________________
1 Uma das consequências imediatas da disseminação das ideias de Lutero em toda a Europa foi: a perda de fiéis por parte da Igreja Católica.
2 A Reforma Protestante foi um movimento religioso, no século XVI, que mudou consideravelmente os rumos da sociedade e da educação na Europa. Um dos motivos desse fato ter acontecido refere-se: às severas críticas feitas pelo padre e teólogo alemão Martinho Lutero à venda de indulgências e de relíquias religiosas;
3 As transformações religiosas do século XVI, comumente conhecidas pelo nome de Reforma Protestante, representaram no campo espiritual o que foi o Renascimento no plano cultural; um ajustamento de ideias e valores às transformações socioeconômicas da Europa. Dentre seus principais reflexos, destacam-se: o rompimento da unidade cristã, expansão das práticas capitalistas e fortalecimento do poder das monarquias.
 4 Os movimentos reformistas religiosos que surgiram na Europa moderna, entre os séculos XV e XVI, variaram em seus fundamentos e prática frente aos dogmas religiosos instituídos pela Igreja Católica. Marque a opção que relaciona corretamente um desses movimentos reformistas com seu fundamento doutrinário.  O calvinismo, em sua concepção moral, valorizou o trabalho e justificou o lucro, formulando uma doutrina que correspondia às necessidades de uma moral burguesa.
5 I - Lutero condenou os dogmas da Igreja Católica, a venda de indulgências e defendeu a ideia de que a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. II - Para Lutero, romper com o Papa significava para a nobreza alemã maior autonomia política e o controle sobre as terras que pertenciam à Igreja. A segunda afirmativa complementa a informação anterior.
6 Qual foi o movimento religioso que teve início na Europa Central, no século XVI? Reforma Protestante
 7 Nos primeiros tempos da colonização do brasil, a instrução dispensada aos indígenas com intuito de catequizá-los consistia em inseri-los: nos rituais cristãos.
8 A única forma de ocupação do Brasil por Portugal era através da colonização. Era necessário colonizar simultaneamente todo o extenso litoral. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:  criação das capitanias hereditárias;
AULA 2_______________________________________________________________________
1 (Fuvest, 2010) Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o governador-geral Tomé de Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regiões da colônia, permanecendo até sua expulsão, pelo governo de Portugal, em 1759. Sobre as ações dos jesuítas nesse período, é correto afirmar que foram responsáveis pela educação dos filhos dos colonos, por meio da criação de colégios secundários e escolas de 'ler e escrever'.
2"Todos os dias da semana, acabada a oração, se dirá logo uma missa que a possam ouvir os índios antes de irem às suas lavouras [...] a qual acabada se ensinarão aos índios em voz alta as orações ordinárias: a saber, Padre Nosso, Ave-Maria, Credo, Mandamentos da Lei de Deus, e da Santa Madre Igreja; e os Sacramentos, acto de contrição, e confissão, geralmente os diálogos do catecismo breve, em que se contêm os mistérios da fé. Acabada esta doutrina irão todos os nossos para a Escola [...] aonde aos mais hábeis, se ensinarão a ler e escrever, e havendo muitos se ensinarão também a cantar, e tanger instrumentos para beneficiar os ofícios divinos."
(Padre Antônio Vieira, Regulamento de aldeias e de missões, séc. XVII, apud Beozzo, 1983, p. 196) 
Identifique a opção que retrata de forma pertinente o modelo de Educação Jesuítica que se desenvolveu no Brasil a partir do processo de colonização portuguesa iniciado no século XVI: Um modelo de educação que articula escola e catequese.
3 (IPAD / PE / 2006 - adaptada) Durante o período colonial no Brasil (1530-1822), os Jesuítas dominaram plenamente a educação da colônia. Sobre a sua atuação na educação, é correto afirmar que: Os Jesuítas seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico.
4
"Foi ela, a educação dada pelos jesuítas, transformada em educação de classe, com as características que tão bem distinguiam a aristocracia rural brasileira que atravessou todo o período colonial e imperial e atingiu o período republicano, sem ter sofrido, em suas bases, qualquer modificação estrutural, mesmo quando a demanda social de educação começou a aumentar, atingindo as camadas mais baixas da população."Otaíza O. Romanelli,1997, p. 35. A partir da leitura do fragmento acima, pode-se perceber que dentre as características da educação jesuítica do Brasil está a (o): O seu caráter elitista e conservador.
5 Podemos afirmar que no processo educativo imposto pelos Jesuítas no Brasil o corpo também foi "EDUCADO". Identifique nas opções abaixo aquela que mostra essa forma de "educação" do corpo. Imposição do trabalho e das vestimentas.
6 Sobre os Colégios Jesuítas, marque (v) ou (f) nas afirmações a seguir: (V ) A repetição de exercícios era valorizada para garantir a memorização. (V ) A escola era caracterizada como rígida lançando mão de castigos físicos. (F) A educação era dissociada do estudo de línguas e autores clássicos. (V ) A base deste sistema de ensino era o Ratio Studorium. A sequência correta é: VVFV
7 (Fuvest,1995) "Na primeira carta disse a V. Rev. a grande perseguição que padecem os índios, pela cobiça dos portugueses em os cativarem. Nada há de dizer de novo, senão que ainda continua a mesma cobiça e perseguição, a qual cresceu ainda mais. No ano de 1649 partiram os moradores de São Paulo para o sertão, em demanda de uma nação de índios distantes daquela capitania muitas léguas pela terra adentro, com a intenção de os arrancarem de suas terras e os trazerem às de São Paulo, e aí se servirem deles como costumam." (Pe. Antônio Vieira, CARTA AO PADRE PROVINCIAL, 1653, Maranhão.) Este documento do Padre Antônio Vieira revela: que o ponto fundamental dos confrontos entre os padres jesuítas e os colonos referia-se à escravização dos indígenas e, em especial, à forma de atuar dos bandeirantes.
 8 INDIQUE A FORMA COMO OS JESUÍTAS TRATAVAM OS INDÍGENAS NO PROCESSO COLONIZATÓRIO: Gentios e homogêneos (um só tipo de indígena)
AULA 3_______________________________________________________________________
1 Podemos afirmar que o modelo Pombalino de educação: Instituiu o ensino como responsabilidade do Estado
2 O século XVIII foi denominado o século das luzes em virtude da grande agitação intelectual por conta da fértil produção dos pensadores iluministas. Esse período histórico também foi caracterizado por um conflito entre: A fé e a razão;
 3 Com a assinatura do Tratado de Madri por Portugal e Espanha, o Marquês de Pombal passou a exigir a retirada dos jesuítas da região das missões localizada no extremo sul do Brasil. Podemos resumir em duas as razões que levaram o Marquês de Pombal a expulsar os jesuítas do Brasil: o poder econômico e o poder ideológico. Analise as afirmativas abaixo sobre as duas razões da expulsão.
I- A Companhia de Jesus se tornou muito rica ao longo dos 210 anos de permanência no Brasil, o que conferiu aos jesuítas um enorme poder político, que em alguns momentos rivalizava com o poder do estado português.
II- A Companhia de Jesus determinava o que era certo e errado em termos de comportamento e costumes.
III-A moral católica era  disseminada pelos colégios e missões, para  toda a sociedade colonial. 
Marque a opção correta: As  afirmativas II e III referem-se ao poder ideológico.
4 Na Europa no século XVIII havia o conflito entre a fé e a razão. O Estado português, ainda centralizado nas práticas mercantilistas e no absolutismo monárquico, vai entrar em choque com a Igreja Católica. Isso resultou na: expulsão dos Jesuítas de Portugal e Colônias;
 5 O Iluminismo, movimento intelectual do século XVIII, representou o (a); afirmação das ideias revolucionárias da burguesia;6 Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas? Críticas ao Mercantismo e Absolutismo
7 Após a morte de D. João V, em 1750, ascendeu como ministro Sebastião José de Carvalho Melo, futuro Marquês de Pombal. A administração pombalina destacou-se pela: redefinição da estrutura do ensino português, implementando o financiamento estatal.
8 Indique o ideário posto em prática pelo Marquês de Pombal em nosso país durante sua reforma:
 Despotismo Esclarecido.
 1 A longa administração pombalina (1750-1777) causou controvérsias ao expulsar os jesuítas de Portugal e de todos seus domínios, em 1759. Tal expulsão, que implicava o confisco dos bens dos religiosos, pode ser atribuída:  ao processo de centralização administrativa que exigia a eliminação da Companhia de Jesus, acusada de formar um estado à parte.
2 (FEI) Sobre o processo revolucionário francês, iniciado em 1789, é CORRETO afirmar que: foi o movimento revolucionário que levou à universalização dos conceitos de "liberdade, igualdade e fraternidade".
3 O tratado assinado em 13 de janeiro de 1750 tornou-se responsável por determinar os limites entre as duas colônias sul-americanas, acabando definitivamente com as contendas. Consequentemente os jesuítas foram expulsos das colônias, pois demonstravam radicais diferenças de propósitos. O nome deste tratado era: Tratado de Madri
4 Indique a origem das ideias postas em prática pelo Marquês de Pombal em sua administração no Brasil:  Despotismo Esclarecido.
 5 Também conhecidas como aulas avulsas; Pertenciam ao estado e não mais à Igreja; Foi a primeira forma do sistema de ensino público no Brasil; Serviam como aulas preparatórias de humanidades; Quem coordenava estas aulas era um Diretor Geral de Estudos, responsável pelos concursos e provimento dos professores régios para as diferentes cadeiras ou disciplinas; Para a sua manutenção foi criado o imposto chamado subsídio literário, para custear o ensino, houve um aumento no número de aulas régias, porém ainda muito precário devido à escassez de recursos, de docentes preparados e da falta de um currículo regular; Existiam aulas avulsas de Latim, Grego, Filosofia e Retórica; As aulas régias eram autônomas e isoladas, com professor único e uma não se articulava com as outras. Na prática, o sistema das Aulas Régias pouco alterou a realidade educacional no Brasil, tampouco se constituiu numa oferta de educação popular, ficando restrita às elites locais. A quem pertencem às citadas características? Reforma Pombalina
6 Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal (Primeiro-Ministro de Portugal), pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências europeias da época. Para tanto expulsou os padres jesuítas e tentou organizar a educação no Brasil sob a supervisão do seu governo, promovendo o início da educação pública brasileira. Podemos avaliar que o objetivo do Marquês de Pombal era: Utilizar a escola para servir aos interesses do Estado, no caso, a Coroa Portuguesa, e não mais da igreja.
7 Entre 1750 e 1777, o primeiro-ministro português Sebastião de Carvalho e Melo, conhecido como Marquês de Pombal, comandou a política e a economia portuguesas. A respeito desse período da história portuguesa e do Brasil, é INCORRETO afirmar que: o governo pombalino reforçou a escravidão indígena, visando a solucionar o problema da mão-de-obra nas colônias e reduzir a dependência do tráfico atlântico.
8 O período Pombalino marcou o fechamento dos colégios Jesuítas e tiveram grande influência de um movimento cultural da época. Indique o nome deste movimento: Iluminismo.
1 Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal (Primeiro-Ministro de Portugal), pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências europeias da época. Para tanto expulsou os padres jesuítas e tentou organizar a educação no Brasil sob a supervisão do seu governo, promovendo o início da educação pública brasileira. Podemos avaliar que o objetivo do Marquês de Pombal era: Utilizar a escola para servir aos interesses do Estado, no caso, a Coroa Portuguesa, e não mais da igreja.
4 Os jesuítas foram expulsos das colônias portuguesas por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777. Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal que tinha como objetivo organizar educação para servir aos interesses do Estado.
Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÂO se relaciona com as mudanças implantadas por Pombal em relação à educação: Com a expulsão dos jesuítas da colônia, foram criadas as aulas régias do ensino que passaria do domínio dos jesuítas para o domínio dos franciscanos, o que levou à criação de mais um tributo, o subsídio literário.
5 Sobre as reformas trazidas pelo Marques de Pombal para o Brasil, relacionadas a educação, podemos destacar Exceto: A formação de Universidades na Colônia.
8 Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas? Críticas ao Mercantismo e Absolutismo
AULA 4_______________________________________________________________________
1 O ano de 2008 assinalou os duzentos anos da chegada da Família Real ao Brasil. Sobre o tema assinale a alternativa correta. As motivações da vinda da Família Real para o Brasil estão relacionadas mais à realidade européia do período do que à idéia de desenvolvimento de um Brasil monárquico e posteriormente independente de Portugal.
2 Em 1808, toda Coroa Portuguesa bateu-se em retirada de sua terra natal por causa das invasões militares de Napoleão Bonaparte. Para que isso fosse possível, o rei português Dom João VI foi obrigado a firmar um acordo com a Inglaterra para que os súditos lusitanos pudessem escapar ilesos à ameaça do intempestivo exército francês. Nesse acordo, Dom João prometeu: Abrir os portos brasileiros a todas as nações do mundo.
3 Bonaparte havia tomado o poder em 1799 e tinha como um dos objetivos, na sua escalada militar, tornar o seu país o maior Império que o mundo já tinha conhecido. O país a que se refere o texto é: França
4 De tudo trouxeram os ingleses desde as primeiras viagens: fazendas de algodão, lã e seda; peças de vestuário, alimentos, artigos de armarinho, móveis, vidros, cristais, louças, porcelanas, panelas de ferro, cutelaria, quinquilharias, carruagens, etc. O mercado brasileiro abria-se no momento em que a maioria dos outros mercados tradicionais estavam fechados para a Grã-Bretanha, de modo que os comerciantes ingleses logo exportaram quantidades enormes de mercadoria, acima da capacidade de absorção do mercado brasileiro. O desejo de solucionar esse problema (...) é responsável pelo aspecto que tomaram as exportações para o Brasil em 1808-1809. Olga Pantaleão, A presença inglesa. As referências presentes no trecho acima permitem relacioná-lo com a seguinte situação histórica: a ampliação das relações comerciais entre Inglaterra e Brasil, resultado imediato da assinatura do Alvará de Abertura dos Portos pelo regente D. João;
5 Em 1807, ao som dos canhões e das baionetas dos soldados franceses, a Família Real e a Corte Portuguesa deixaram Lisboa. Embarcados em vários navios, levaram consigo alguns mantimentos, livros e toda a riqueza que puderam carregar. Após uma longa travessia do Atlântico e uma viagem conturbada, D. João chega ao Brasil em janeiro de 1808. A razão da transferência da Corte Portuguesa para o Brasil foi:  o Bloqueio Continental;
6 A transferência da Corte de D. João VI para a colônia portuguesa teve apoio do governo britânico, uma vez que: O bloqueio continental imposto por Napoleão fechou o comércio inglês com o continente europeu; a instalação do governo luso no Brasil propiciou a retomada dos negócios luso-anglicanos.
7 Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808,chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como: execução de um velho projeto de mudança do centro político do Império português, invocado em épocas de crise.
8 A chamada Revolução Liberal do Porto, de 1820, entre seus desdobramentos, contribuiu para a declaração da independência do Brasil, uma vez que: entre as reivindicações do movimento, estava a volta de D. João VI a Portugal e a recondução do Brasil à condição de colônia
1 Abaixo estão alguns atos de D. João VI, após a sua chegada ao Brasil em 1808. Qual deles se relaciona com a criação de meios para efetivar as publicações do governo? Imprensa Régia
2 (UFF, 2004) Nas primeiras décadas do século XIX, ocorreu uma verdadeira "redescoberta" do Brasil, como identificou Mary Pratt, graças à ação de inúmeros viajantes europeus, bem como às Missões Artísticas e Científicas que percorreram o território, colhendo diversas informações sobre o que aqui existia. Foram registrados os diversos grupos humanos encontrados, legando-nos um retrato de diversos tipos sociais. Rica e fundamental foi a descrição que fizeram da Natureza, revelando ao mundo diferenciadas flora e fauna. Entretanto, até o início dos oitocentos, os estrangeiros foram proibidos de percorrer as terras brasileiras, e eram quase sempre vistos como espiões e agentes de outros países. O grande afluxo de artistas e cientistas estrangeiros ao Brasil está ligado: à política joanina, no sentido de modernizar o Rio de Janeiro, inclusive com o projeto de criar uma escola de ciências, artes e ofícios.
3 O período joanino destacou-se: pela criação e expansão do ensino superior no Brasil.
4 Sobre a vinda da Coroa Portuguesa para o Brasil, é correto afirmar que: A abertura dos portos brasileiros às nações amigas beneficiou principalmente à Inglaterra.
5 Napoleão Bonaparte decretou o chamado Bloqueio Continental, que proibia os países do continente europeu de comercializarem com a : Inglaterra
6 Portugal e Espanha, dois tradicionais aliados comerciais da Inglaterra, se recusam a aderir ao Bloqueio Continental imposto por Napoleão. Identifique o fato que mostra o resultado dessa desobediência: A França invade a Península Ibérica depondo as monarquias absolutistas que ali governavam.
7 A vinda da Corte para o Brasil marca a primeira ruptura definitiva do Antigo Sistema Colonial. (Fernando A Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. São Paulo: Hucitec, 1981. p. 298) A ruptura a que o autor se refere estava intimamente relacionada, dentre outros fatores, à decisão da Coroa portuguesa de: abrir os portos brasileiros ao livre-comércio com as ¿nações amigas¿.
8 A Família Real e a Corte Portuguesa trouxeram mais de 60 mil volumes nos navios que os transportaram de Portugal para o Brasil. O resultado disso foi a criação do (a): Biblioteca Nacional
1 A Corte portuguesa chegou ao Brasil em 1808;Depois de instalada,, uma série de medidas foram tomadas. Marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: (F )A libertação dos escravos; ( V)A criação da Biblioteca Nacional; (V ) A abertura dos portos às nações amigas; (F) A assinatura do Tratado de Madrid; ( V) Criação do Banco do Brasil ; Marque a combinação correta nas opções abaixo: F;V;V;F;V
2 Mesmo não havendo um grande sistema educacional no Brasil até o início do século XIX, a chegada da Corte em 1808 trouxe uma ruptura para a educação da colônia em relação à situação anterior pois: D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudança, a Imprensa Régia.
3Leia o texto a seguir: A situação da educação na colônia começou a mudar com a vinda forçada de Dom João VI para o Brasil em 1808, fugindo das tropas de Napoleão que haviam invadido Portugal por esta época. Dom João sabia que sua estadia forçada em terras brasileiras não seria curta e, portanto, além de abrir os portos do Brasil às nações amigas, resolveu permitir a imprensa, facilitar a entrada de livros e fundar cerca de uma dezena de instituições de ensino técnico ou superior em nosso território, no Rio de Janeiro e na Bahia. Estas instituições visavam apenas a formação de profissionais de nível superior nas áreas de Engenharia, Medicina, Química e Agricultura. Dom João VI não fundou nenhuma escola de Direito no Brasil, não tomou iniciativa alguma quanto à organização do ensino primário nem do secundário, que continuaram existindo sob a forma das aulas régias instituídas pelo Marquês de Pombal. Tampouco fundou institutos de pesquisa ou de ensino de disciplinas de interesse, nem tentou organizar uma Universidade no Brasil, embora estas instituições fossem já comuns na Europa e mesmo nas demais colônias da América Espanhola.(http://www.cristianismo.org.br/his-br01.htm - adaptado)Marque a alternativa que melhor interpreta o texto acima: Dom João quis resolver apenas um problema mais imediato:a falta de um certo número de engenheiros, médicos e agrônomos no Brasil, e não o problema da educação de forma geral do povo brasileiro.
4(Unifesp, 2009) Em 1808, a família real portuguesa se transferiu para o Brasil. Esta transferência está ligada à: Disputa entre Inglaterra e França pela hegemonia europeia.
5 Considerando a chegada da família real no Brasil e sua instalação na cidade do Rio de Janeiro, considerando as ações executadas na área de educação realizadas antes e durante sua estadia, podemos afirmar que Dom João VI: Manteve uma educação excludente de índios e negros.
6 Entre as transformações trazidas por Dom João VI ao Brasil, em termos de educação, a mais significativa foi: Criação de Cursos Superiores.
7 D. João VI promoveu diversas melhorias no ensino brasileiro com a chegada da Família Real em nosso país. Indique a ação que não corresponde a esta fase: Alfabetização dos pobres.
8Considerando a vinda da Família Real ao Brasil, indique as opções correta em relação ao contexto cultural. I. A Abertura dos Portos promoveu a chegada também do conhecimento. II. A Missão Artística Francesa trouxe mestres que contribuíram fortemente para a construção da Academia de Belas Artes. III. Os estrangeiros que vieram ao Brasil neste período tiveram grande interesse pela natureza e costumes de nosso país. São corretos os ítens: I, II e III.
AULA 5_______________________________________________________________________
1 A criação do Colégio Pedro II, pelo Regente Araújo Lima, teve o objetivo de ser um estabelecimento padrão,do ensino : secundário ;
2 Em pleno período regencial (1834), ocorreu uma reforma na constituição que deixou marcas na educação. No chamado Ato Adicional, foi definido que o ensino elementar, o secundário e a formação de professores seriam de responsabilidade Das provincias, e o ensino superior ficaria sob o encargo do poder central. Assinale a alternativa que completa a sentença, respectivamente: Das Províncias / do Poder Central
3 Com relação a Educação Feminina no Brasil no início do século XIX, podemos destacar como características principais: (F ) Só podiam freqüentar o Colégio Pedro II; quando a educação não era realizada em casa. (V ) Rara era a oportunidade de instrução. (V ) As filhas das famílias mais abastadas recebiam as instruções de preceptoras. ( F) O objetivo de sua educação era sempre prepará-las para as Escolas Normais. (V ) Em 1827 foram regulamentadas por D. Pedro I, as aulas para as meninas pautada na realização de atividades domésticas. F;V;V;F;V
4 No Império Brasileiro, era exigido dos professores que eles complementassem a sua formação. Essa complementação seria feita com os custos pagos: Pelos professores
5 Em pleno período regencial, ocorreu uma reforma na constituição que deixou marcas na educação. No chamado Ato Adicional, foi definido que o ensino elementar, o secundário e a formação de professores seriam de responsabilidade das províncias, e o ensino superior ficaria sob o encargo do poder central. A suposta descentralização foi desrespeitada com a criação: do Colégio Pedro II
6 Indique a opção quecontempla corretamente o modelo de educação destinado à ,mulher no período imperial: A educação de mulheres visava as funções domésticas e maternais.
7 Em pleno período regencial, ocorreu uma reforma na constituição que deixou marcas na educação. No chamado Ato Adicional, foi definido que o ensino elementar, o secundário e a formação de professores seriam de responsabilidade das províncias, e o ensino superior ficaria sob o encargo do poder central. Com isso, oficializou-se sobre o ensino: a descentralização;
8 Em 1837 a descentralização foi desrespeitada com a criação de um Colégio padrão de ensino secundário, que tinha o objetivo de atender os filhos daqueles que faziam parte da elite intelectual do país, sendo o único autorizado a realizar exames parcelados para conferir grau de bacharel, indispensável para o acesso aos cursos superiores. Qual nome deste colégio: Colégio Pedro II
1 Quando foi decretada a primeira lei específica sobre matéria educacional no Brasil, em 15 de outubro de 1827 , os professores em sua maioria eram: professores régios
2 No período do Império , com a criação da seção feminina na Escola Normal da Província as moças puderam se profissionalizar na carreira do magistério. No final do século, a classe docente começou a se tornar predominantemente: feminina
3 No Império brasileiro as preceptores davam as primeiras noções de ler e escrever para as mulheres : das classes abastadas
4 (ENEM, 2007) Após a Independência, integramo-nos como exportadores de produtos primários à divisão internacional do trabalho, estruturada ao redor da Grã-Bretanha. O Brasil especializou-se na produção, com braço escravo importado da África, de plantas tropicais para a Europa e a América do Norte. Isso atrasou o desenvolvimento de nossa economia por pelo menos uns oitenta anos. Éramos um país essencialmente agrícola e tecnicamente atrasado por depender de produtores cativos. Não se poderia confiar a trabalhadores forçados outros instrumentos de produção que os mais toscos e baratos. O atraso econômico forçou o Brasil a se voltar para fora. Era do exterior que vinham os bens de consumo que fundamentavam um padrão de vida 'civilizado', marca que distinguia as classes cultas e "naturalmente" dominantes do povaréu primitivo e miserável. (...) E de fora vinham também os capitais que permitiam iniciar a construção de uma infraestrutura de serviços urbanos, de energia, transportes e comunicações. (Paul Singer. Evolução da economia e vinculação internacional. In: I. Sachs; J. Willheim; P. S. Pinheiro (Orgs.). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Cia. das Letras, 2001, p. 80.) Levando-se em consideração as afirmações acima, relativas à estrutura econômica do Brasil por ocasião da independência política (1822), é correto afirmar que o país: se tornou dependente da economia europeia por realizar tardiamente sua industrialização em relação a outros países.
5 Durante o Império a educação das crianças não era valorizada, apesar da grande população não escrava. Muitas transformações foram realizadas nesse período e uma delas foi a criação do Colégio Pedro II, sobre esse fato é correto afirmar que: Somente o Colégio Pedro II tinha autorização para conferir o título de bacharel.
6 O autor Carlos Carvalho assim escreveu... Silenciosa, mas profundamente, arrancaram as mulheres de seu enclausuramento, elevando-as, instruindo-as e fazendo delas profissionais; além disso, ofereceram-lhes oportunidade de serem úteis ao próximo, de se realizarem, de trabalharem fora. Capacitaram-na a melhor educar seus próprios filhos e deram-lhes, pela primeira vez, instrução de grau médio, fato jamais acontecido no Brasil, ainda mais de maneira oficial e sistemática. O texto refere-se à criação, no período do Império brasileiro das: escolas normais;
7 Quais foram os cursos que fundaram a primeira universidade brasileira pública em 1920, no Rio de Janeiro? Medicina, Engenharia e Direito
8 Identifique nas opções abaixo aquela que é CONTRÁRIA ao pensamento vigente no início do século XIX, sobre a relação das mulheres com a educação: Com o estudo as mulheres educariam melhor os filhos
AULA 6_______________________________________________________________________
1 Os republicanos adotaram no Brasil o modelo político americano baseado no sistema presidencialista. A reforma promovida por Benjamin Constant sustentava-se nos princípios da liberdade e da laicidade do ensino, bem como, na bandeira de caráter liberal em defesa da gratuidade da escola primária. No que se refere à organização escolar, fica evidente a influência da: Filosofia Positivista
2 A Reforma de Benjamin Constant tinha como princípios orientadores: A liberdade, laicidade do ensino, como também a gratuidade da escola primária.
3 São as grandes mudanças da segunda metade do século XIX no Brasil, EXCETO:  Expulsão dos Jesuítas do Brasil
4 Em 1889, temos a queda da Monarquia e a instauração da República, em um processo que implicou num modelo descentralizado de administração pública, com o fortalecimento do poder local e da autonomia aos Estados. Em termos de políticas educacionais temos no período: 
uma forte influência do ideário positivista de educação que amplia a inserção de estudos científicos na escola normal e secundária. .
5 Os princípios positivistas intensificaram a luta por uma educação: Pública, Leiga e Gratuita.
6 A Constituição, que no seu artigo 179, prometia à instrução primária gratuita, porém sem reais garantias legais de sua efetivação, foi a de: Constituição de 1824
7 O Ato Adicional de 1834 possui um caráter conservador, e levou o fortalecimento de um modelo escolar secundário sob o controle do poder central. Para tanto se criou um estabelecimento de ensino secundário, o Imperial Colégio Pedro II, que tinha a prerrogativa: de elaborar e executar, exclusivamente, os exames de ingresso aos cursos superiores.
8 Benjamin Constant, militar, engenheiro, professor foi responsável por importantes reformas no sistema de ensino, EXCETO: enfatizava o ensino através da fé católica.
AULA 7 _______________________________________________________________________
1 O Escolanovismo, presente nos anos de 1920 e 1930 do século XX no cenário educacional brasileiro, marca a passagem de uma mentalidade tradicional a uma mentalidade inovadora em termos de oferecimento da escola pública a todos.
Indique o autor que influenciou os intelectuais brasileiros adeptos a Escola Nova: John Dewey
2 O Movimento dos Pioneiros da Escola Nova (1932) defendia: A educação como pressuposto básico para o desenvolvimento social e econômico do país.
3 Leia as afirmativas sobre o Movimento da Escola Nova:
I- Enfatizou os métodos ativos de ensino-aprendizagem, deu importância substancial à liberdade da criança e ao interesse do educando;
 II- Adotou métodos de trabalhos em grupos e incentivou a prática de trabalhos manuais nas escolas;
 III- Valorizou os estudos da psicologia experimental e, finalmente, procurou colocar a criança (não mais o professor) no centro do processo pedagógico.
Marque a opção que analisa corretamente as afirmativas: As três afirmativas estão corretas.
4 Segundo Fernando de Azevedo, o mais inovador e audacioso em termos de educação no período Imperial refere-se às normas estabelecidas na Reforma de 1879. Assinale a opção que contempla tais normas: 
I. Estabelecem diretrizes para o ensino primário, secundário e superior e a liberdade de ensino. 
II. Defende a necessidade de ampliação das escolas normais em todo o território. 
III. Mantém a proibição de matrículas de escravos em escolas primárias. Somente as opções I e II estão corretas.
5 São características do pensamento da ESCOLA NOVA , exceto: Cerceou a espontaneidade para obter o interesse do aluno.
6 Sobre a educação durante o Estado Novo, marque a alternativa correta: Durante esse período a educação assumiu o papel de controle e difusão da ideologia oficial.
7 Em 1932 é publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, encabeçado por Fernando de Azevedo e assinado por 26 educadores.Esse documento considera que: é dever do Estado tornar a educação obrigatória, pública, gratuita e laica.
8 O movimento da Escola Nova no Brasil, iniciado nos anos 20, teve o seu maior divulgador entre nós na figura de Anísio Teixeira. Sobre este movimento, podemos afirmar que: Tinha suas raízes no pensamento de John Dewey e pensava a educação como instrumento da democracia, através da difusão da ciência e do espírito crítico e cuja relação pedagógica estava centrada no aluno.
1 Até o final da Primeira República, também conhecida como República Velha, o ensino que predominou nas escolas brasileiras foi baseado em uma perspectiva humanística, tradicional e religiosa. Desta forma, a escola tradicional, que surgiu para ensinar aos filhos da elite nacional, centra o processo de ensino e aprendizagem no mestre, ou seja, na autoridade intelectual do professor, que tinha por função: Transmitir os conhecimentos sistematizados de forma lógica e precisa aos alunos.
2 Sobre a educação entre 1945 e 1964, leia as questões abaixo:
I-A nova constituição de 1946, na área da Educação, determina a obrigatoriedade de se cumprir o ensino primário e dá competência à União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.
II-a nova Constituição traz a idéia de que a educação é direito de todos, inspirada nos princípios proclamados pelos Pioneiros, no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, nos primeiros anos da década de 30.
III-O surgimento de poucas iniciativas e manifestos marcaram este período como um dos menos férteis da História da Educação no Brasil.
IV-Em 1961 tem inicio uma campanha de alfabetização, cuja didática, criada pelo pernambucano Paulo Freire, propunha alfabetizar em 40 horas adultos analfabetos.
Marque a ÚNICA alternativa que demonstra quais frases estão corretas: As alternativas I, II e IV estão corretas.
3 (IPAD / PE / 2006 - adaptada) Nos anos de 1920 e 1930, vários Estados brasileiros promoveram reformas educacionais baseadas no ideário da Escola Nova. Nesse cenário destaca-se a figura do educador: Anísio Teixeira
4 Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que NÃO se relaciona as idéias presentes o Manifesto dos Pioneiro: Defesa de uma sociedade neo liberal, valorizando o sistema de meritocracia.
5 Uma escola que reunisse na mesma sala meninos e meninas com um ensino de viés laico e que respeitasse o desenvolvimento psico-biológico dos alunos. Articulação entre o ensino e a sociedade em seu momento histórico, o Estado oferecendo a educação nos diversos níveis. Com estas e outras propostas, em 1932 são lançadas as bases para uma educação mais adequada ao povo brasileiro. Estas ideias e posições não foram bem recebidas, contudo seus entusiastas seguiram e contribuíram para demarcar o campo educacional no Brasil e o distinguir dos demais. É correto aferir e indicar que: Estas ideias são propostas dos Pioneiros da Educação Nova sendo declaradas no Manifesto dos Pioneiros, que angariou simpatias em vários setores sociais efetivando mudanças na educação.
6(IPAD / PE / 2006 / adaptada) Em 1932, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, os signatários daquele documento chamavam a atenção da sociedade para a necessidade de articulação entre educação, desenvolvimento econômico e democracia. Assinale a resposta correta: O Manifesto mostrou, acertadamente, que esta relação é pertinente: embora a educação não crie a democracia, ela pode formar a sensibilidade democrática e preparar quadros para o arranque industrial.
7 O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova publicado em 1932 pode ser considerado um manifesto político: inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
8 (IPAD / PE / 2006 / adaptada) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), publicado em um momento de transição política profunda no Brasil, tinha como principal questão: A relação entre democracia, desenvolvimento econômico e uma educação renovada.
AULA 8 _______________________________________________________________________
1 O Ministro Gustavo Capanema empreendeu algumas mudanças realmente importantes para a educação brasileira durante o período Vargas. Qual das alternativas diz respeito a uma dessas medidas tomadas por ele? Criação do ensino supletivo de dois anos
2 Qual dessas ações foi tomada por Francisco Campos durante o período Vargas? Criação do Conselho de Nacional de Educação
3 As reformas de ensino efetuadas por Francisco Campos e por Gustavo Capanema demonstraram preocupação constante com a formação de mão-de-obra para o atendimento das necessidades das classes produtivas
4 O Manifesto dos Pioneiros da Educação é um manifesto importante na história da educação brasileira. A respeito dele é incorreto afirmar: O Manifesto surgiu para protestar contra a Ditadura Militar, de 1964.
5 Indique o objetivo fundamental do Manifesto dos Pioneiros: Eliminar o caráter discriminatório e antidemocrático da educação brasileira.
6 A criação do Conselho Nacional de Educação durante o período Vargas, foi ação realizada por qual personagem da nossa história da educação? Francisco Campos
7 A criação do SENAI e SENAC, através da Lei Orgânica do Ensino Industrial e Comercial, teve sua origem diretamente ligada à Reforma Capanema, de 1942
8 Tivemos muitas reformas educacionais na história da educação brasileira. Uma delas foi a Reforma Capanema. Sobre essa reforma, é correto afirmar: Tratava das transformações no sistema educacional brasileiro em 1942, conduzidas pelo ministro Gustavo Capanema, com foco no ensino secundário e no grande projeto de mudanças no ensino superior, com a criação da Universidade do Brasil.
1 A partir do século XX, acontece um aceleramento do processo de universalização da educação escolar, com evidente ampliação do sistema escolar público, preocupação em qualificar a educação e associação entre a escola e o denominado mercado de trabalho. Analisando esse fenômeno, que está associado aos movimentos sociais que demandaram escola gratuita, laica e obrigatória, no Brasil, afirma-se que: a escola passou a fazer parte da vida social, estabelecendo as condições de inserção social, as condições de cidadania, a relação com o trabalho
2 Uma das características mais marcantes da Lei de Diretrizes e Bases 5692/72 foi: Tentar dar a formação educacional um cunho profissionalizante.
3 O Estado Novo durou de 1937 a 1945 e as leis orgânicas foram decretadas entre 1942 e 1946. Basicamente, as leis orgânicas, chamadas de Reforma Capanema, consubstanciaram-se em 6 (seis) decretos-leis que ordenavam o ensino primário, secundário, industrial, comercial e agrícola. Pode-se afirmar que a Reforma Capanema foi: elitista e conservadora
4 Analise o texto.
A Constituição de 1937 estabeleceu que: "O ensino pré-vocacional profissional destinado às classes menos favorecidas é em matéria de educação o primeiro dever de Estado. Cumpre-lhe dar execução a esse dever, fundando institutos de ensino profissional e subsidiando os de iniciativa dos Estados, dos Municípios e dos indivíduos ou associações particulares e profissionais". (CAMPANHOLE, Adriano & CAMPANHOLE, Hilton Lobo. Constituições do Brasil. São Paulo: Atlas, 1981)A partir do conhecimento e da análise do texto da Constituição, é possível afirmar que a política educacional do Estado Novo:  institucionalizou uma visão preconceituosa que reforçava as diferenças entre trabalho intelectual e manual, separação que marcou um forte dualismo no sistema educacional.
5 No campo da política educacional, o ¿Estado Novo¿ pode ser apresentado como criador de uma legislação derivada da nova Constituição pela nova Constituição e por uma série de leis definidas pelo Ministro da Educação Gustavo Capanema, as chamadas Leis Orgânicas do Ensino.
6 A CARTA CONSTITUINTE DE 1934 PODE SER CLASSIFICADA COMO A MAIS PROGRESSISTA EM MATÉRIA EDUCACIONAL. ISSO SE DEVE A NELA ESTAR INCLUÍDA A SEGUINTE MEDIDA: O ENSINO PRIMÁRIO SERÁ OFERECIDO GRATUITAMENTE POR INSTITUIÇÕES PÚBLICAS COM A FREQUÊNCIA OBRIGATÓRIA.
7 A primeira LDB foi criadaem 1961. Marque a alternativa abvaixo que NÃO corresponde a uma característica desta legislação: Obrigatoriedade do ensino religioso
8 Ainda no regime do Estado Novo, reformas educacionais foram implementadas e o Ministro Gustavo Capanema foi um dos mais importantes nesse período, criando as chamadas Leis Orgânicas do Ensino. Dentre estas estavam os decreto-lei 4.048, de 22 de janeiro, cria o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e o Decreto-lei 4.073, de 30 de janeiro, regulamentando o ensino industrial. Sendo assim é possível inferir que o Estado Novo desejou: Manter a dicotomia entre trabalho intelectual e o trabalho manual.
AULA 9 _______________________________________________________________________
1-¿O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se ¿aproximar¿ dos objetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso ¿bancário¿ meramente transferidor do perfil do objeto ou do conteúdo¿. (FREIRE, Paulo.Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra:1996, p. 26). Nesse sentido, a função da escola é transformar o educando possibilitando-lhe aprender criticamente, porque:  nessas condições, é necessário que os educadores e educandos sejam sujeitos criadores, instigadores,inquietos e ajam com rigor e persistência. Desse modo, aprender é um contínuo permanente em que educadores e educandos experimentam a produção de novos saberes.
2-Sobre os movimentos educacionais da década de 1950, marque a alternativa INCORRETA:  Não houve o incentivo para a educação de jovens e adultos que só aconteceu na década de 1990.
3-Sobre a educação entre 1945 e 1964, leia as questões abaixo:
I-A nova constituição de 1946, na área da Educação, determina a obrigatoriedade de se cumprir o ensino primário e dá competência à União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.
II-A nova Constituição traz a idéia de que a educação é direito de todos, inspirada nos princípios proclamados pelos Pioneiros, no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, nos primeiros anos da década de 30.
III-O surgimento de poucas iniciativas e manifestos marcaram este período como um dos menos férteis da História da Educação no Brasil.
IV-Em 1961 tem inicio uma campanha de alfabetização, cuja didática, criada pelo pernambucano Paulo Freire, propunha alfabetizar em 40 horas adultos analfabetos.  Marque a ÚNICA alternativa que demonstra quais frases estão corretas:  As alternativas I, II e IV estão corretas.
4-Segundo Paulo Freire, em seu texto Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, ¿não posso ser Professor sem me achar capacitado para ensinar certo e bem os conteúdos de minha disciplina, mas não posso, por outro lado, reduzir minha prática docente ao puro ensino daqueles conteúdos.¿ Com essa afirmação, o autor defende   o testemunho ético, a coerência entre o que o professor diz, o que escreve, o que ensina e o que faz.
5-O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental. A prática e a reflexão sobre a prática levaram a incorporar outra categoria não menos importante: a da organização. Paulo Freire e Adriano Nogueira (1989) afirmaram-na: "Como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica. Entendo que esse esforço não se esquece, que é preciso poder, ou seja, é preciso transformar essa organização do poder burguês que está aí, para que se possa fazer escola de outro jeito." (Freire & Nogueira, 1989, p. 19).  Sobre Educação Popular, é correto afirmar: 
I. A educação popular surgiu na margem da sociedade, muitas vezes francamente contra a educação formal. Nas discussões das décadas de 1970 e 1980 era muito corriqueiro depararmo-nos com argumentos contra e a favor da possibilidade de uma autêntica educação popular dentro do sistema escolar, uma vez que o caráter controlador era visto como inerente à ordem institucional da qual a escola faz parte.
II. Talvez uma característica definidora da educação popular seja exatamente a busca de alternativas, a partir de lugares sociais e espaços pedagógicos distintos, que têm em comum a existência de necessidades que levam a querer mudanças na sociedade.
III. De início pela polissemia do conceito popular, que incorpora conotações muito distintas entre si, tais como: classe social, classes subalternas, pobres, marginalizados, oprimidos e excluídos, teve em Paulo Freire um dos seus grandes expoentes teóricos.  I, II e III estão corretas
6-Uma república nascida das camarilhas do poder de cores verde e amarelo elitista. A instrução pública avançará cada vez mais pelos rincões da jovem nação. Contudo, mesmo nas grandes cidades trabalhadores, nacionais e estrangeiros não terão o acesso ao ensino público. Quem nasce filho de operário no período da República Velha certamente terá a mesma função social que seu pai ou mãe. Contra este estado de coisas organizações de trabalhadores se organizam para oferecer aos seus companheiros uma educação que os tire da indigência educacional. Como se nota no texto acima, a questão educacional se caracteriza como um questão social e dessa forma não pode ser deixada à margem dos problemas que envolvem o país. Sendo assim três grandes correntes debateram sobre a educação e o modelo de homem que se desejava, foram elas:  Pedagogia Libertária, Nova e Tradicional
7-Em Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire lista uma série de ¿exigências¿ inerentes ao ato de ensinar. Uma delas afirma que ¿Ensinar exige curiosidade¿.Sobre essa exigência, é CORRETO afirmar que  se há uma prática exemplar como negação da experiência formadora é a que dificulta ou inibe a curiosidade do educando e, em consequência, a do educador.
8-Em seu livro ¿Pedagogia da Autonomia¿ Paulo Freire afirma que  Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino porque faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa.
1-O livro ¿Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa¿, de Paulo Freire, aborda uma temática recorrente e central no pensamento desse educador, a qual constitui-se como uma de suas grandes preocupações como educador e como objeto de suas análises e proposições. Tal temática diz respeito   À questão da formação do professor, associada à reflexão sobre a prática educativa na perspectiva progressista em defesa da autonomia dos educandos.
2-Sobre os período históricos da educação brasileira considere as caracterísitcas abaixo:
I- Aula Régia
II- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB
III- Ratio Studiorum
IV- Primeiros cursos superiores no país de Medicina, Direito, Matemática e Agricultura
V- Método Lancaster
 
Enumere os períodos abaixo de acordo com as características apresentadas acima.
(3 ) Período Jesuítico
( 1 ) Período Pombalino
(4 ) Período Joanino
(5 ) Período Imperial
( 2) Período Republicano
 
Assinale a alternativa que indica corretamente a sequência numérica encontrada na coluna acima: III, I, IV, V e II.
3-O HOMEM TEM VOCAÇÃO PARA SUJEITO DA HISTÓRIA, E NÃO PARA OBJETO E, NO CASO BRASILEIRO, ESSA VOCAÇÃO NÃO SE EXPLICITAVA, POIS O POVO TERIA SIDO VÍTIMA DE AUTORITARISMO E PATERNALISMO. SERIA NECESSÁRIO ROMPER COM ISSO, LIBERTAR O HOMEM DO POVO, FORJAR UMA NOVA MENTALIDADE, TRABALHAR A SUA CONSCIENTIZAÇÃO E ENGAJÁ-LO NA LUTA POLÍTICA. NAS OPÇÕES ABAIXO IDENTIFIQUE O AUTOR DESSE TEXTO E A LINHA PEDAGÓGICA CORRESPONDENTE: PAULO FREIRE- PEDAGOGIA LIBERTADORA
4-O início dos anos de 1960 marca a emergência de novas idéias pedagógicas e a instauração de um paradigma de educação popular, quando uma série de iniciativas oficiais e não oficiais, principalmente na região Nordeste ganham projeção no cenário nacionalda educação. O intelectual brasileiro que influencia tais idéias pedagógicas é:  Paulo Freire.
5-veja o trecho do livro de PAULO FREIRE - PEDAGOGIA DO OPRIMIDO a)o educador é o que educa; os educandos, os que são edu¬cados; b)o educador é o que sabe; os educandos, os que não sabem: c)o educador é o que pensa; os educandos, os pensados; d)o educador é o que diz a palavra; os educandos, os que a escutam docilmente; e)o educador é o que disciplina; os educandos, os discipli. nados; f)o educador é o que opta e prescreve sua opção; os educan¬dos, os que seguem a prescrição: g)o educador é o que atua; os educandos, os que têm a ilusão de que atuam, na atuação do educador; h)o educador escolhe o conteúdo programático; os educandos, jamais ouvidos nesta escolha, se acomodam a ele; i)o educador identifica a autoridade do saber com sua autoridade funcional, que opõe antagonicamente à liberdade dos educandos; estes devem adaptar-se às determinações daquele; j)o educador, finalmente, é o sujeito do processo: os educandos, meros objetos. Este modelo de educação é denominada :  Educação Bancária.
6-Segundo Paulo Freire, em ¿Pedagogia da Autonomia¿, no que diz respeito aos saberes necessários à prática educativa, assinale a alternativa que apresenta afirmação INCORRETA:  Ensinar é transferir conhecimento.
7-Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia (1999), desenvolveu uma temática rica sobre a formação dos professores, defendendo reflexões a respeito de uma prática dialógica como uma exigência de humanização docente. Para tal, o professor deve  desenvolver uma docência crítica.
AULA 10_____________________________________________________________________
1-É no período mais cruel da ditadura militar, onde qualquer expressão popular contrária aos interesses do governo era abafada, muitas vezes pela violência física, que é instituída a Lei 5.692, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1971. A característica mais marcante desta Lei era tentar dar um cunho profissionalizante à formação educacional.
2-A Lei Nº 5.692/71, que fixou as diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, introduziu mudanças profundas na estrutura de ensino vigente. Sobre a referida lei, é CORRETO afirmar que: ampliou a obrigatoriedade escolar para oito anos, com a fusão dos antigos cursos primário e ginásio.
3-(UFPE/2006 / adaptada) Dentre as mudanças advindas com a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, destaca-se a educação infantil como primeira etapa da educação básica, que tem como finalidade: O desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
4-A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, a LDB de 1996 trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores. Dentre as alternativas abaixo marqeu aquela que NÃO corresponde a uma mudança trazida por essa lei: Inclusão da educação moral e cívica, educação física, educação artística e programas de saúde como matérias obrigatórias do currículo.
5-(IPAD / PE / 2006 - adaptada) A Lei 9.394 de 1996 estabelece, no capítulo dos Princípios e Fins da Educação Nacional: Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
6-PARA SE COMPREENDER A EDUCAÇÃO BRASILEIRA É PRECISO TER CLARO O TEOR DE ALGUMAS LEIS QUE VIGORARAM E AINDA VIGORAM DENTRO DO CENÁRIO EDUCACIONAL. ELAS ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADAS AO MOMENTO POLÍTICO EM QUE FORAM CRIADAS. SOBRE ESSA QUESTÃO IDENTIFIQUE A OPÇÃO CORRETA: A LEI 9394/96- PERÍODO DO BRASIL DEMOCRÁTICO FOI RESPONSÁVEL POR ESTRUTURAR A EDUCAÇÃO EM 2 NÍVEIS: EDUCAÇÃO BÁSICA (EDUCAÇÃO INFANTIL- CRECHE E PRÉ-ESCOLA; ENSINO FUNDAMENTAL- 1º ANO AO 9º ANO; ENSINO MÉDIO -1º ANO AO 3º/4º ANO) E EDUCAÇÃO SUPERIOR.
7-(ENADE 2008 / adaptada) Do período de 1964 a 1984 o Brasil viveu sob o controle de uma Ditadura Militar e passou por profundas alterações no seu panorama educacional. Nesse cenário destaca-se a Reforma Universitária (Lei 5540), de 1968, que procurava:
 
I. Institucionalizar o vestibular, idêntico em seu conteúdo para todos os cursos e áreas de conhecimento e unificado em sua execução. 
II. Promover a liberdade de ensino com a concentração das decisões nas mãos dos reitores.
III. Assegurar o controle do ensino superior brasileiro pela política do regime. Somente as opções I e III estão corretas.
8-
(IPAD / PE / 2006 - adaptada) Foi no governo Fernando Henrique Cardoso que o ensino fundamental conseguiu absorver 97,4% dos alunos nesta faixa de idade escolar, praticamente resolvendo o problema, neste nível de ensino, da chamada quantidade. No entanto, luta-se agora pela questão da qualidade de ensino, entendida como: o apropriar-se de competências intelectuais, morais e profissionais.
1-Em 1995, o Brasil iniciou uma reforma educacional ampla, que só foi concluída anos depois, em 2001. 1. Dentre os aspectos alterados ou criados por esta reforma, destacam-se: Parâmetros Curriculares Nacionais; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Plano Nacional de Educação
2-(ESAG / 2004 - adaptada) Investindo na consolidação de uma escola pública inclusiva, o Presidente da República sancionou a lei n.° 10.639/03, que altera a lei n° 9394/96 em seu artigo 26. Sobre essa lei é correto afirmar: Estabelece a inclusão, no currículo oficial dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, da obrigatoriedade da temática ¿História e Cultura Afro-Brasileira¿.
3-A respeito do Plano Nacional de Educação (PNE), criado pela Lei 10.172 de 9/01/2001, é incorreto afirmar que: É um objetivo do PNE diminuir o nível de escolaridade da população.
4-Com o decreto lei nº 447, de 26 de fevereiro de 1969, o presidente da República, usando das atribuições que lhe confere o parágrafo 1º do Art. 2º do Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, decreta na prática: 
I. O fechamento da UNE 
II. O fechamento da UBES 
III. A liberdade de expressão e organização dos professores  Apenas as alternativas I e II estão certas.
5-(ENADE 2008 / adaptada) A imagem do docente consolidada pela Lei n.º 5.692/1971 era estreita, dada por meio de uma estrutura gradeada e parcelada do conhecimento e pela priorização do domínio dos conteúdos em detrimento da arte de educar e da teoria pedagógica. A concepção de educação que corrobora para essa tendência é a: Educação tecnicista
6-Indique os fatores que podemos levar em conta para fazer uma discussão sobre o processo de educação em nosso país: o pluralismo étnico - cultural e a ocupação demográfica.
7-Durante o regime militar os laços entre Estados Unidos e Brasil se estreitaram ainda mais. A educação foi sem dúvida o espaço onde também se fez visível este esquema "cooperação". O modelo dos EUA difundia uma educação tecnicista, nenhuma educação básica pública e também promovia uma concepção descolada da realidade nacional brasileira. Um acordo foi firmado e deu o respaldo jurídico necessário para esta cooperação. Este acordo ficou conhecido no Brasil como: MEC-USAID.
8-(IPAD / PE / 2006) A primeira LDB (Lei de Diretrizes e Bases) brasileira, aprovada em 1961, levou 13 anos sendo discutida no Congresso Nacional. A seu respeito, é correto afirmar: Esse tempo de tramitação se deveu, basicamente, ao conflito entre "católicos" e "liberais" em torno do financiamento público de escolas privadas confessionais.
AVALIAÇÃO PARCIAL __________________________________________________________
1 I - Lutero condenou os dogmas da Igreja Católica, a venda de indulgências e defendeu a ideia de que a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. II - Para Lutero, romper com o Papa significava para a nobreza alemã maior autonomia política e o controle sobre as terras que pertenciam à Igreja. A segunda afirmativa complementa a informação anterior.
2 Sobre as universidades na América colonial,é possível afirmar que: enquanto no Brasil não foram criadas universidades no período colonial, na América Espanhola, já no século XVI, foram fundadas a universidade de São Marcos de Lima e a do México.
3 As origens das instituições escolares no Brasil podem ser localizadas no século XVI com a chegada dos: Jesuítas
4 A História da educação de mulheres no Brasil nos dá uma ideia de uma pequena presença de mulheres brancas em nosso país. Indique nas opções abaixo a alternativa correta em relação à sua presença em nosso país no período colonial. A ociosidade e a formação religiosa foram marcas típicas de todo o conjunto de mulheres na época colonial.
5 Qual foi o movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista? Iluminismo
 6 Com a assinatura do Tratado de Madri por Portugal e Espanha, o Marquês de Pombal passou a exigir a retirada dos jesuítas da região das missões localizada no extremo sul do Brasil. Podemos resumir em duas as razões que levaram o Marquês de Pombal a expulsar os jesuítas do Brasil: o poder econômico e o poder ideológico. Analise as afirmativas abaixo sobre as duas razões da expulsão.
I-                    A Companhia de Jesus se tornou muito rica ao longo dos 210 anos de permanência no Brasil, o que conferiu aos jesuítas um enorme poder político, que em alguns momentos rivalizava com o poder do estado português.
II-                  A Companhia de Jesus determinava o que era certo e errado em termos de comportamento e costumes.
III-                A moral católica era  disseminada pelos colégios e missões, para  toda a sociedade colonial. 
Marque a opção correta: As  afirmativas II e III referem-se ao poder ideológico.
7 Sobre a vinda da Coroa Portuguesa para o Brasil, é correto afirmar que: A abertura dos portos brasileiros às nações amigas beneficiou principalmente à Inglaterra.
8 Em 1808, toda Coroa Portuguesa bateu-se em retirada de sua terra natal por causa das invasões militares de Napoleão Bonaparte. Para que isso fosse possível, o rei português Dom João VI foi obrigado a firmar um acordo com a Inglaterra para que os súditos lusitanos pudessem escapar ilesos à ameaça do intempestivo exército francês. Nesse acordo, Dom João prometeu: Abrir os portos brasileiros a todas as nações do mundo.
9 Apenas em 1827 foram determinadas as aulas regulares. A educação tinha por objetivo o melhor exercício das funções domésticas e maternais que haveriam um dia de exercer. Esse texto refere-se educação das: mulheres
10 (ENEM, 2007) Após a Independência, integramo-nos como exportadores de produtos primários à divisão internacional do trabalho, estruturada ao redor da Grã-Bretanha. O Brasil especializou-se na produção, com braço escravo importado da África, de plantas tropicais para a Europa e a América do Norte. Isso atrasou o desenvolvimento de nossa economia por pelo menos uns oitenta anos. Éramos um país essencialmente agrícola e tecnicamente atrasado por depender de produtores cativos. Não se poderia confiar a trabalhadores forçados outros instrumentos de produção que os mais toscos e baratos. O atraso econômico forçou o Brasil a se voltar para fora. Era do exterior que vinham os bens de consumo que fundamentavam um padrão de vida 'civilizado', marca que distinguia as classes cultas e "naturalmente" dominantes do povaréu primitivo e miserável. (...) E de fora vinham também os capitais que permitiam iniciar a construção de uma infraestrutura de serviços urbanos, de energia, transportes e comunicações. (Paul Singer. Evolução da economia e vinculação internacional. In: I. Sachs; J. Willheim; P. S. Pinheiro (Orgs.). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Cia. das Letras, 2001, p. 80.) Levando-se em consideração as afirmações acima, relativas à estrutura econômica do Brasil por ocasião da independência política (1822), é correto afirmar que o país: se tornou dependente da economia europeia por realizar tardiamente sua industrialização em relação a outros países.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes