Buscar

caso cIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A data da sessão de julgamento da apelação interposta por Manoel Carlos foi devidamente publicada no Diário Oficial...o advogado de Manoel requereu a nulidade do julgamento vez que não foi intimado e que o recurso não poderia ter sido julgado no dia posterior à data previam ente designada. Assiste razão ao patrono de Manoel? Não assiste razão, devido ter sido alegado a nulidade após indeferimento do recurso.
Incumbe ao relator, exceto: d) decidir o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, quando este for instaurado em sede de primeiro grau de jurisdição.
Quando o resultado do julgamento do recurso de apelação não for unânime deverá o Presidente do respectivo órgão fracionário do respectivo Tribunal:c) deverá instaurar incidente para resolução da divergência instaurada no julgamento do recurso;
João ingressou com uma ação de reintegração de posse em face de Valdomiro visando obter a retomada de seu imóvel como também a indenização por perdas e danos... apresenta pedido de reconsideração no prazo de 15 dias, que foi rejeitado imediatamente pelo relator. Diante do caso indaga -se:a) O pedido de reconsideração possui natureza recursal? O pedido de reconsideração é um sucedâneo recursal, é uma medida p impugnar uma decisão, dentro do mesmo recurso. Aplica-se o p. da taxatividadeb) Poderia o relator aplicar o princípio da fungibilidade recursal nesse caso? Só se aplica em recurso.
São princípios fundamentos dos recursos previstos no Código de Processo Civil. b) o duplo grau de jurisdição, a taxatividade, a singularidade, a singularidade, a fungibilidade e a proibição do reformatio in peius.
Considerando o que dispõe o CPC a respeito de recursos, assinale a opção correta. a) Havendo sucumbência recíproca e sendo proposta apelação por uma parte, será cabível a interposição de recurso adesivo pela outra parte.
Marcos Antônio ingressou com uma ação declaratória em face do plano de saúde Vida Saudável..a associação de portadores de HIV solicitou seu ingresso como amicus curiae, o que foi prontamente autorizado pelo juiz da causa. Diante do caso indaga-se: Poderá a associação atuar como se parte fosse? Dependerá d juiz admitir o ingresso, pois só ele determina o poder e onde vai atuar, porem o poder d recorrer fica limitado a lei o juiz n pd conceder maiores poderes q a lei prevê.
De acordo com o Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta .
O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem anuência do recorrido, desistir do recurso
Carlos ingressou com uma ação indenizatória em face da Construtora JSP com o objetivo de obter indenização...autor a requerer a desconsideração da personalidade jurídica, que foi indeferido de plano pelo juiz...o juiz condenou a construtora a indenizar ao autor no valor de 10mil.. Irresignado com a sentença o autor interpôs recurso de apelação visando reformar a decisão interlocutória que indeferiu a desconsideração da personalidade como também aumentar o valor fixado a título de indenização. Apelação de Carlos foi formulad adequadament?Esta parcialmente correta, pois referente ao pedido esta adequado, mas ao se tratar da decisão interlocutória que trata da desconsideração da personalidade jurídica caberia agravo de instrumento e como não foi interposto no prazo esta precluso, porem pode se fazer requerimento para fazer a desconsideração da personalidade jurídica. b) O juiz sentenciante poderá inadmitir o recurso de Carlos? Não, pois quem faz o juízo de admissibilidade é o Tribunal.
Recurso de apelação será recebido somente no efeito devolutivo quando interposto contra sentença que julgar ação. Condenatória de prestação alimentícia;
É correto afirmar que o recurso de apelação comporta juízo de retratação nas seguintes hipóteses. Excepcionalmente, nos casos de julgamento liminar de improcedência e nos de indeferimento da inicial.
Rafael e José impetraram Mandado de Segurança em face do Município visando obter a reintegração na Guarda Municipal, considerando que foram exonerados arbitrariamente por abuso de poder da municipalidade. O juiz excluiu José sob o fundamento de que, na hipótese, não cabe litisconsórcio. José interpôs agravo de instrumento que, após a devida distribuição, foi inadmitido sob o fundamento de que contra a referida decisão o recurso cabível é a apelação. Agiu adequadamente o Relator? N, pois desconsiderou o artigo 1015,vii q admite agravo.
Da decisão que julgar a liquidação de sentença caberá. recurso de agravo de instrumento.
Em um processo que observa o rito comum ordinário, o juiz profere decisão interlocutória contrária aos interesses do réu..Contudo, o agravante deixou de requerer a juntada, no prazo legal, aos autos do processo, de cópia da petição do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposição, assim como a relação dos documentos que instruíram o recurso, fato que foi arguido e provado pelo agravado. Com base no relatado acima, assinale a alternativa correta a respeito da consequência processual decorrente. Não será admitido o agravo de instrumento.
Marcia ingressou com uma ação de revisão de cláusulas contratuais em face da Editora Encanto no I Juizado Especia. ..A ré opôs embargos de declaração, sob o argumento de que houve erro material e omissão no julgado, no prazo legal, sendo este rejeitado pelo julgador. Após a publicação da decisão que julgou os embargos a empresa embargante interpôs recurso inominado no prazo de 10 dias. O recurso foi inadmitido pelo juiz por intempestividade, considerando a regra disposta no art. 50 da Lei nº 9.099/95. Agiu adequadamente o juiz? N, pois o Embargo interrompe o prazo, então o juiz deverá admitir o recurso inominado.
Sobre os embargos de declaração, é INCORRETO afirmar que:Suspendem o prazo para a interposição de outro recurso, por qualquer das partes.
O TRF da 2a Região denegou a ordem de segurança pleiteada em processo de sua competência originária. Nesse caso, qual seria o recurso cabível contra tal decisão? Recurso Ordinário ao STJ, independentemente do conteúdo da decisão.
Determinado Tribunal Regional Federal confirmou a sentença proferida por juízo federal no sentido de negar a equiparação de soldos entre militares das forças armadas. Inconformado... O Ministro Relator entendeu que a violação ao texto constitucional era reflexa, por necessitar de revisão de lei federal, e inadmitiu o recurso extraordinário. Agiu adequadamente o relator?N, pois a constituição é reflexa e deveria remeter ao STJ para analisar devido ser norma. Caberia agravo interno contra essa decisão.
 Em sede de recurso extraordinário, a questão constitucional nele versada deverá oferecer repercussão geral sob pena de. não ser conhecido pelo juízo ad quem.
Em relação ao recurso extraordinário, a decisão do Supremo Tribunal Federal que não admite a repercussão geral é. Irrecorrível.
Sobre os recursos, é CORRETO afirmar: O recurso extraordinário e o recurso especial não impedem a execução da sentença; a interposição do agravo de instrumento não obsta o andamento do processo, salvo se ocorrer hipótese que justifique a concessão de efeito suspensivo em benefício do agravante.
Marcio ajuizou ação indenizatória em face da Fazenda Pública estadual visando obter compensação pelos danos sofridos em decorrência de ter sido mantido preso em período excessivamente superior ao fixado na sentença penal... De acordo com a teoria geral dos recursos assinale a alternativa correta: A desistência do recurso não impedirá a análise pelo Tribunal de questões cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal.
Quanto à classificação dos recursos, é incorreto: O recurso adesivo caracteriza-se por sua independência porém como se trata de recurso adesivo, uma vez tendo a parte desistido do recurso principal o adesivo também será extinto.
Na teoria dos recursos: pelo princípio da unirrecorribilidade para cada decisão deve haver um único recurso adequado.
Em audiência realizada no dia 30/04/15,foi proferida sentença de procedência da ação. Réu, indignado c/ a decisão proferida,decide interpor recurso arguindo não ser viável o pagamento de alimentos no valor estabelecido. Após manter contato com seu advogado o mesmo informou que poderia ser interposto o recurso de--, e, para tanto teria até o dia-- sob pena de preclusão -- e cuja finalidade seria de--da sentença e o efeito do recurso seria--: Apelação, 22/05/15, temporal, invalidação, apenas devolutivo.
Determinada ação indenizatória, proposta por Maria em face de Antônio, tramitou perante o Juizado Especial Cível estadual...O juiz recebeu os embargos em seu efeito devolutivo, suspendendo o prazo para interposição de outros recursos. Assinale a alternativa correta: O juiz agiu inadequadamente tendo em vista que os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompe o prazo para interposição dos demais recursos.
Paulo, insatisfeito com a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, interpôs recurso extraordinário visando reformar acórdão que, segundo as razões de recorrente, violou frontalmente a lei federal e a Constituição Federal de 1988, justificando adequadamente a repercussão geral no caso concreto. O Ministro Relator, ao considerar que a violação ao texto constitucional era reflexa ou indireta, inadmitiu o respectivo recurso. Considerando as normas processuais sobre o tema é correto afirmar: O Ministro agiu equivocadamente, pois nessas hipóteses o recurso extraordinário encaminhar para o Superior Tribunal de Justiça para que o respectivo recurso seja julgado como recurso especial.
O recurso adesivo é comportável: No recurso especial, no recurso extraordinário e na apelação;
Na teoria dos recursos: pelo princípio da unirrecorribilidade para cada decisão deve haver um único recurso adequado.
Sobre o regime do agravo interno disposto na Lei nº 13.105/2015 é correto afirmar: 
O relator, após a intimação do agravado para se manifestar acerca do recurso, poderá exercer o juízo de retratação e reconsiderar a decisão proferida monocraticamente.

Outros materiais