Buscar

GIULIANNE SOUSA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O caso da China
Introdução
A Revolução Chinesa foi um movimento político, social, econômico e cultural ocorrido
na China no ano de 1911. Liderada pelo médico, político e estadista chinês Sun Yat- sen. Este movimento nacionalista derrubou a Dinastia Manchu do poder.
A dominação estrangeira
 As potencias ocidentais e o Japão passaram a controlar a economia chinesa, enriquecendo a custa da população nativa e
dos privilégios comerciais obtidos com o emprego da força.
 O governo imperial chinês, por sua vez, tutelado pelas potências imperialistas, sobrecarregava a população com impostos e com esses recursos, mantinha o luxo da corte imperial e dos mandarins.
 Os maiores prejudicados por essa situação eram os camponeses
que arcavam com a maioria dos impostos exigidos pelo governo e
pelos senhores da guerra
Cai o império, nasce a república
 Os maiores prejudicados eram os camponeses que arcavam com a maioria dos impostos exigidos pelo governo e pelos senhores da gerra.
 A corrupção e o autoritarismo dos governantes chineses e os abusos das
potencias estrangeiras continuaram gerando grande insatisfação social. Em 1911 um grupo de nacionalistas e republicanos chineses, liderados por Sunyate-sen, derrubou o império chinês e proclamou a republica.
 Os maiores prejudicados por essa situação eram os camponeses que arcavam com a maioria dos impostos exigidos pelo governo e pelos senhores da guerra.
Mao Tsé-Tung
Mao Tsé-Tung foi um político, teórico, líder comunista e revolucionário chinês. Liderou a Revolução Chinesa e foi o arquiteto e fundador da República Popular da China, governando o país desde a sua criação em 1949 até sua morte em 1976.
Nascimento: 26 de dezembro de 1893, Shaoshan, China
Falecimento: 9 de setembro de 1976, Pequim, China
Mao restabeleceu o controle central sobre os territórios fraturados da China, com exceção de Taiwan, e com sucesso suprimiu os opositores da nova ordem. Ele promulgou uma reforma agrária radical, usando a violência e o terror para derrubar latifundiários antes de tomar suas grandes propriedades e dividir as terras em comunas populares.
Mao é visto como uma das figuras mais influentes na história do mundo moderno,[13] e foi nomeado pela revista Time como uma das cem personalidades mais influentes do século XX.
O marxismo na china
 Para lutar por seus objetivos, os marxistas chineses fundaram, em 1921, o partido comunista chinês (PCCh), que tinha em Mao Tsé-tung seu principal líder. O
partido comunista chinês aliou-se ao partido nacional do povo, liderado pelo nacionalista Sun Yat-sen.
 Em 1925, com a morte de Sun Yat-sen, o general Chiang Kai-shek assumiu o poder, rompeu com os comunistas e passou a persegui-los por todo o país. Em
outubro de 1935, chegaram a Yan’an, onde Mao e seus seguidores estabeleceram seu quartel-general. Esse percurso ficou conhecido como a Longa marcha.
 Muitos morreram durante a caminhada, alguns desertaram.dos 100 mil que iniciaram a marcha, apenas 20 mil conseguiram atravessar todo o território
chinês; desse total, 35 eram mulheres.
Nacionalistas e comunistas contra o Japão
 O japao invadiu a china, dando inicio a segunda guerra na Asia.durante essa
invasão, os militares japoneses adotaram a tática dos “três tudo”: matar tudo,
queimar tudo, destruir tudo.
 Após a vitoria sobre o japao na segunda guerra mundial, em 1945, recomeçaram os conflitos entre comunistas e nacionalistas chineses. Usando a
tática de guerrilhas, os comunistas venceram os nacionalistas ploclamando em pequim a republica popular da china (1949). Diante disso, Chiang Kai-shek retirou-se para a ilha de formosa (Taiwan) onde estabeleceu, com a ajuda dos norte-americanos, um governo paralelo: a china nacionalista.
A china de Mao Tsé-tung
 A china do presidente Mao foi hostilizada pelos Estados Unidos, que lhe negaram reconhecimento diplomático e ainda proibiram suas empresas de negociar com os
chineses. Já a União Soviética de Josef Stalin reconheceu imediatamente a china popular e concedeu-lhe empréstimos e técnicos para ajudar na instalação de novas industrias.
 No aspecto econômico, o governo de Mao inspirou-se no modelo soviético e pôs em pratica um plano quinquenal (1953-1957) que incluía o incentivo á indústria pesada, a busca por altas taxas de crescimento e a centralização politico-administrativa sob a
liderarão do PCCh.
 Em 1959, o grande salto para frente, um plano de desenvolvimento que proponha transformar a china em um pais tão desenvolvido quanto a Inglaterra, no prazo de 15 anos.
A revolução cultural
 A oposição lancou um movimento dos “cinco anti”: anticorrupção, antimentira, antinepotismo, antiburocratismo, antidesligamento das massas. Os estudantes
juntaram à oposição e passaram a combater os “quatro velhos”. Em 1966, a revolução cultural: um movimento favorável ao igualitarismo e à busca de um caminho próprio para o comunismo chinês.
 Criaram-se varias organizações populares, entre as quais a guarda vermelha. Durante a revolução cultural, muitas pessoas foram perseguidas, presas e castigadas
publicamente; outras foram levadas ao campo para serem “reeducadas”. Liderando
a revolução cultural, Mao Tsé-tung conseguiu fortalecer seu poder dentro do PCCh.
 A guarda vermelha foi desarmada, os estudantes foram chamados de volta para as universidades e a disciplina e a hierarquia foram restabelecidos no interior das fabricas.
componentes
Ana katarina
Giulianne
José neto
Josélia
Rayane
Taynar

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes