Buscar

Potencial de carbono em termelétricas.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

POTENCIAL DE CARBONO EM TERMELÉTRICAS
Geoquímica Aplicada 
Inicio da apresentação
‹#›
Equipe:
Laércio Almeida
Byanca Silva
Harleyson Queiroz
Itamar de Avila Silva
Marcos Botelho
Orientador: Professor Me. Anderson Lajes
Equipe
‹#›
INTRODUÇÃO 
As termelétricas são uma das principais responsáveis pela poluição e emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera.
E também geradoras de um alto potencial de carbono, que poderia ser reutilizada como energia alternativa para geração de energia elétrica e também pode ser usada como combustível.
Introdução
‹#›
CONCEITO 
Usina Termelétrica
Pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja a finalidade é a geração de energia elétrica, através de um processo que consiste em três etapas. 
1. Queima de um combustível, transformando a água em vapor.
2. Esse vapor, em alta pressão, é utilizado para girar a turbina.
3. condensação do vapor em energia térmica para um circuito independente de refrigeração, retornado a água à caldeira, completando o ciclo.
‹#›
Ciclo de uma usina termelétrica
Tipos de Termelétricas produtoras de CO2
Existem no Brasil três tipos principais de matrizes termelétricas que são responsáveis pela contribuição e geração de CO2.
Óleo Combustível
Gás Natural
Carvão Mineral
Localização de usinas termelétricas no Brasil
Cresce, em todo o seu território, o número de termelétricas, onde a maior parte da geração de energia proveniente da queima dos derivados do petróleo.
EMISSÃO DE CARBONO EM TERMELÉTRICAS A ÓLEO COMBUSTÍVEL
Emissão de carbono em termelétricas a óleo combustível
O estado do Amazonas representa o maior sistema elétrico isolado do país, sua capital, Manaus, cuja matriz é constituída de 86% de termelétricas, não possui uma política de gestão ambiental dirigida ao monitoramento e fiscalização da qualidade do ar. 
Emissão de carbono em termelétricas a óleo combustível
Segundo um estudo técnico feito pela Eletrobrás no ano de 2010, em Manaus. Os níveis de emissões de CO2 na capital foi de cerca de 0,75 tCO2/MWh/ano e 258.126 tCO2/ano, sendo o sistema da capital responsável por 76% do total da geração de energia elétrica e o sistema do interior de 24%, segundo estimativas naquele ano. 
EMISSÃO DE CARBONO EM TERMELÉTRICAS A 
GÁS NATURAL
Emissão de carbono em termelétricas a gás natural
A entrada do gás natural na matriz energética traz expectativa de menor emissão de poluentes.
A substituição por gás natural representa a diminuição de 53% a menos de CO2.
Emissão de carbono em termelétricas a gás natural
Contudo esse beneficio dilui-se diante de um quadro evolutivo da demanda dessa fonte , pois o aumento da demanda anula o beneficio da redução das emissões.
GÁS NATURAL X ÓLEO COMBUSTÍVEL
Gás natural x óleo combustível
Embora o gás natural libere menos dióxido de carbono que o óleo combustível pela mesma quantidade de energia quando queimado, o metano, presente no gás natural, é um gás-estufa cerca de 25 vezes mais potente que o CO2.
EMISSÃO DE CARBONO EM TERMELÉTRICAS A 
CARVÃO MINERAL
Emissão de carbono em termelétricas a carvão mineral
O carvão mineral é uma mistura de hidrocarbonetos formada pela decomposição de matéria orgânica durante milhões de anos, sob determinadas condições de temperatura e pressão.
Emissão de carbono em termelétricas a carvão mineral
De acordo com o Atlas da Energia Elétrica do Brasil (ANEEL, 2005), esse combustível fóssil é classificado, em função sua qualidade, como: turfa, de baixo conteúdo carbonífero, que constitui um dos primeiros estágios do carvão, com teor de carbono na ordem de 45%; linhito, que apresenta teor de carbono que varia de 60% a 75%; carvão betuminoso (hulha), mais utilizado como combustível que contém entre 75% e 85% de carbono; e antracito, o mais puro dos carvões, que apresenta um conteúdo carbonífero superior a 90%.
Emissão de carbono em termelétricas a carvão mineral
Por outro lado, a queima de carvão em termelétricas causar graves impactos ambientais, em razão da emissão de material particulado e de gases poluentes, dentre os quais se destacam o dióxido de carbono (CO2), o dióxido de enxofre (SO2) e os óxidos de nitrogênio (NOx).
HIDRELÉTRICAS X TERMELÉTRICAS A CARVÃO MINERAL
Hidrelétricas x termelétricas a carvão mineral
Estudo realizado por pesquisadores do Inpa mostra que usinas hidrelétricas emitem gases de efeito estufa em quantidades que chegam a 10 vezes mais que emissões de termelétricas a carvão mineral.
Hidrelétricas x termelétricas a carvão mineral
A hidrelétrica de Balbina, no rio Uatumã, está emitindo cerca de 10 vezes mais que uma termelétrica movida a carvão mineral, considerado hoje o combustível mais poluente", informou à Agência FAPESP o biólogo Alexandre Kemenes, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
MITIGAÇÃO DAS EMISSÕES DE CARBONO
Conceito
Mitigação é definida como a intenção humana para reduzir as emissões por fontes de gases de efeito estufa e fortalecer as remoções por sumidouros de carbono criados para diminuir os efeitos de emissões de carbono na atmosfera.
Exemplos de mitigação
Um exemplo de mitigação das emissões de carbono é o reflorestamento com Eucaliptus sp. em termelétricas a gás natural situadas no Estado do Mato Grosso do Sul. 
O estudo apontou que o total de carbono produzido anualmente por elas foram de 7,92 x 105 toneladas. Que resultou numa área de reflorestamento igual a aproximadamente 88,09 mil hectares, com um custo de R$88,09 milhões, resultando em R$15,87/toneladas de carbono sequestrada e um potencial de geração de até 352 mil empregos.
Conclusão 
O crescimento populacional e a busca incansável e cada vez maior por energia, torna o sonho de diminuição e equilíbrio ambiental cada vez mais difícil.
 A criação de alternativas sustentáveis e tecnologias que buscam o melhoramento da qualidade do ar na atmosfera, faz o homem sonhar em conseguir o seu principal objetivo, que é criar um ciclo alternativo fora do estado natural, que permita a neutralização de emissões de carbono e diminuição de gastos para o bem estar da humanidade.
Referências Bibliográficas
Site http://termoeletrica.blogspot.com.br
Site http://www.furnas.com.br
Site http://www.bv.fapesp.br
MUITO OBRIGADO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais