Buscar

AUDITORIA OPERACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Lembrando: A Auditoria surgiu como consequência da necessidade de confirmação dos registros contábeis. 
A auditoria contábil surgiu primeiramente na Inglaterra, primeira nação a possuir grandes empresas de comércio e primeira a instituir imposto sobre a renda.
AUDITORIA É uma técnica de contabilidade, que visa avaliar as evidências e emitir opinião sobre as Demonstrações contábeis, verificando se estas estão de acordo com os Princípios e Normas contábeis.
Auditoria Operacional ou de Gestão: Busca avaliar o desempenho ou performance, ou seja, objetiva avaliar a ECONOMIA (práticas corretas de administrar), a EFICIÊNCIA (maximização dos recursos) e a EFICÁCIA ( alcance dos objetivos) das entidades.
Auditoria das Demonstrações Contábeis: Tem como finalidade a emissão de uma opinião ( não mais parecer) sobre a adequação das demonstrações contábeis. Esta visa proporcionar ao mercado de Capitais credibilidade às Demonstrações Contábeis das empresas de capital aberto, bem como as empresas que são obrigadas a serem auditadas por normas legais: Ex: Grandes empresas conforme Lei 11.638/07
Auditoria de Conformidade: Busca a obtenção de evidências para avaliar se a entidade segue a regras ou leis específicas previamente estabelecidas: Ex: Atendimento de normas de qualidade (ISO ); Atendimento de normas de Agências Controladoras de Serviços Públicos etc.
A Auditoria Contábil é uma técnica que visa, após aplicação de procedimentos específicos, com base em normas profissionais e de forma independente, à emissão de opinião sobre a adequação das demonstrações contábeis ou financeiras aos Princípios de Contabilidade (PC’s), as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC’s) e a legislação pertinente aplicável.
OBJETIVO averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.
quanto ao processo indagativo:
Auditoria Geral ou sintética – é a Auditoria Financeira, aplicada mais na auditoria de balanços.
Auditoria detalha ou analítica – abrange o exame de todas as transações
Auditoria Interna: Realizada por profissionais da própria entidade auditada, sendo parcialmente independente, lida também com aspectos operacionais. A auditoria interna possui várias características da auditoria externa, entretanto, pode perfeitamente seguir as orientações emanadas do órgão ao qual deve apresentar seus relatórios. Logo, o objetivo da auditoria interna é auxiliar a administração verificar se as e normas referentemente aos controles internos e os sistemas de contabilidade estão sendo cumpridos; / incentivar o cumprimento dessas normas ; 
A Auditoria Interna o conjunto de procedimentos técnicos que têm por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade.”
tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados de uma organização.
como objetivo, avaliar o processo de gestão, no que se refere a aspectos como a governança corporativa, gestão de riscos e procedimentos de aderência às normas, a fim de apontar eventuais desvios e vulnerabilidade às quais a organização está sujeita.
auditoria interna “...Compreende:
Os exames, / Análise/ Avaliações / Levantamentos / Comprovações, / É uma avaliação independente; / É executada por um profissional da empresa; / É ligada à direção da empresa ; É controlada pela CLT. 
RESPONSABILIDADE Informar e assessorar a administração / Coordenar suas atividades com de outros, de modo a atingir com mais facilidade os objetivos da auditoria em benefício das atividades da empresa
Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade. 
Na sua aplicação dos testes de observância, devem ser considerados os seguintes procedimentos: inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis; b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.
CONTROLE INTERNO Controle Interno são medidas constantes realizadas pela empresa para promover resultados eficientes nas atividades operacionais, protegendo o patrimônio e salvaguardando os bens e os direitos quanto a possíveis erros e fraudes, tornando os dados confiáveis, garantindo a continuidade do fluxo das operações para alcançar os objetivos, minimizando perdas e riscos que possam comprometer a continuidade da empresa no mercado em que se está inserida.
Síntese do trabalho Revisão de sistemas contábeis e de controle interno / Exames de informações financeiras e operacionais / Revisão da economia, eficiência , eficácia das operações / Revisão do cumprimento de leis, regulamentos / Exigências externas e internas / Diretivas e políticas administrativas.
Auditoria de gestão é a auditoria que avalia a performance de uma gestão , de modo a verificar a eficiência e eficácia (Araújo, 1998
vantagens e os benefícios Fiscaliza a eficiência dos controles internos; / Assegura maior correção e confiança nos registros contábeis; / Opina sobre a adequação das demonstrações contábeis; / Dificulta desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos; / Possibilita a apuração de omissão nos registros das receitas e nos recebimentos;
Diferença Interno é executada por empregado da organização ou empresa auditada / deve ser independente em relação as as atividades e ás pessoas cujo trabalho está sob escopo do seu exame, devendo subordinar-se ás necessidades da administração. / atende necessidade e interesse da administração
Externo não possui qualquer vinculo empregatício nem relação com empresa auditada / não pode ser influenciado por fatores estranhos, por preconceito ou quaisquer outros elementos que resultem em perda, efetiva ou aparente de sua independência. / atende a necessidade de terceiros
Auditoria externa o conjunto de procedimentos técnicos que têm por objetivo a emissão de um parecer sobre sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC´s) e às Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC´s) e no que for pertinente, à legislação específica.”
A Auditoria Externa possui como OBJETIVO a comprovação da exatidão dos registros contábeis, /propor soluções e melhorias para o aperfeiçoamento dos controles e sistemas da empresa contratante,/ verificação da correta apresentação e divulgação das demonstrações contábeis no período, /emissão de parecer sobre os processos auditados, ou seja, é o mesmo processo da auditoria, porém realizado por uma empresa ou instituição externa que seja independente e imparcial aos resultados verificados de forma a não influenciar ou favorecer interesses de outros, sejam de dentro ou fora da organização.
Auditoria operacional consiste de revisões metódicas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais do setor públicos e privados com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente e se estão sendo alcançados os objetivos operacionais (Araújo, 1998) objetivo a revisão metodológica da atividade ou segmentos operacionais, buscando avaliar se os recursos da organização estão sendo usados de maneira eficaz e eficiente para atingir os objetivos operacionais.
Auditoria Fiscal ou Tributária –
 No âmbito governamental É aquela voltada para a análise do correto cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes. "A auditoria tributária objetiva o exame e a avaliação de planejamentotributário e a eficiência e eficácia dos procedimentos e controles adotados para a operação, pagamento e recuperação de impostos, taxas e quaisquer ônus de natureza fisco-tributário que incida nas operações, bens e documentos da empresa".
No âmbito privado constitui-se na análise e revisão dos procedimentos de uma organização ou contribuinte, visando identificar se as referidas obrigações (tanto principais - pagamento de tributos devidos, quando secundárias - como demonstrativos e declarações a fisco) estão sendo cumpridas adequadamente, nos termos da legislação de regência.
Auditoria Especiais: Nestas auditorias denominadas parciais e setoriais são avaliados os aspectos de controles internos, os riscos das transações do setor, os registros contábeis, fiscais, legais, trabalhistas e previdenciários, os processos de informação gerencial, os indicadores de gestão e outros pontos.
Objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação do Chefe do Executivo, secretários municipais ou por solicitação de outras autoridades.
Auditoria da qualidade é uma avaliação planejada, programada e documentada, executada por pessoal independente da área auditada, a fim de verificar a eficácia do sistema de qualidade implantado, através da constatação de evidências objetivas e da identificação de não-conformidades, servindo como mecanismo de realimentação e aperfeiçoamento do sistema da qualidade.
Auditoria de sistemas é um processo realizado por profissionais capacitados e consiste em reunir, agrupar e avaliar evidências para determinar se um sistema de informação suporta adequadamente um ativo de negócio, mantendo a integridade dos dados, e realiza os objetivos esperados, utiliza eficientemente os recursos e cumpre com as regulamentações e leis estabelecidas.
Os objetivos da auditoria de sistemas são a emissão de um parecer (ou uma nota) sobre: O controle da Área de Tecnologia; / A análise da eficiência dos Sistemas de Informação; / A verificação do cumprimento das legislações e normativos a qual estão sujeitos; / A gestão eficaz dos recursos de informática 
Auditoria Ambiental como o "processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ao cliente".
Tradicionais – externa - as conclusões assumem a forma de opinião concisa e de formato padronizado sobre demonstrativos financeiros e em conformidades com normas e regulamentos;
Operacionais - o relatório trata da economicidade e da eficiência na aquisição e aplicação dos recursos, assim como da eficácia e da eficiência dos resultados alcançados.
As normas de auditoria estabelecem os requisitos mínimos que devem ser observadas pelo auditor e pela instituição que fará a auditoria na realização do processo auditorial englobando todas as suas fases: planejamento, execução, relatório e acompanhamento.
TECNICA Normas relativas à ATIVIDADE de auditoria / Representam o conjunto de normas que orientam o trabalho de campo. 
PROFISSIONAL Normas relativas à PESSOA do auditor. / Representam o conjunto de normas que orientam o trabalho do auditor.
AUDITOR É o profissional que possui conhecimentos de normas e procedimentos de auditoria, e que procura obter elementos necessários para fundamentar a sua opinião sobre algum objeto de estudo.
Auditor interno empregado em trabalha dentro de uma empresa, FISCAL profissional do poder publico, EXTERNO Profissional independente e autônomo 
Normas competencia tecnica profissional, autonomia profissional, responsabilidade do AI com o trabalho, relacionamento com terceiros, sigilo,cooperação com auditor externo
ETAPAS E CRITÉRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUDITORIA:
PLANEJAMENTO DO TRABALHO – Prevendo a natureza, extensão e profundidade dos trabalhos.
ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE TRABALHO – Os exames preliminares serão utilizados para suporte formal de trabalho. 
AVALIAÇÃO DOS CONTROLES INTERNOS – No seu trabalho, o auditor governamental, deverá efetuar exames avaliando a capacidade e efetividade dos controles internos, administrativo e contábil das unidades auditadas
As evidências da supervisão exercida devem ficar registradas nos papéis de trabalho, elencando-se os seguintes itens:
1) O correto planejamento dos trabalhos / 2) A aplicação de procedimentos e técnicas para que as metas e objetivos da auditoria sejam atingidas / 3) A adequada formulação dos papéis de trabalho / 4) A análise da consistência das observações e conclusões / 5) A observância dos princípios de auditoria / 6) Os requisitos de qualidade dos pareceres de auditoria / 7) O cumprimento das normas de auditoria
Relatório certificado ou parecer de auditoria
CERTIFICADO PLENO – É emitido pelo auditor quando este observa que foram seguidos de forma plena os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade
CERTIFICADO RESTRITIVO – Na constatação de falhas, o auditor deverá apresentar omissões ou impropriedades no cumprimento das diretrizes governamentais, quanto aos princípios inerentes à administração pública
CERTIFICADO DE IRREGULARIDADE – Emitido quando o auditor verifica o não seguimento dos princípios da legalidade, legitimidade e economicidade, como nos casos de comprovação de desfalque, desvio de bens entre outros, etc.
Os relatórios de auditoria deverão ser entregues por escrito, comunicando os resultados de cada auditoria/ ser apresentados tempestivamente, para que a informação seja usada de forma oportuna / ser apresentados demonstrando no conteúdo, os objetivos, o escopo e a metodologia utilizada
Na apresentação do relatório deve-se observar alguns pontos:
Inclusão de recomendações à respeito de medidas apropriadas para corrigir áreas problemáticas e melhorar as operações
Declaração de que a auditoria foi realizada de acordo com as normas de auditoria governamental geralmente aceitas
Indicar o escopo do trabalho nos controles administrativos e qualquer deficiência encontrada durante a auditoria
Citar resultados importantes da administração, principalmente quando as medidas adotadas podem ser utilizadas para melhorar outras áreas
Principais atributos de qualidade a) Concisão – usar linguagem clara e concisa de forma que seja fácil o seu entendimento por todos, sem necessidade de explicações adicionais por parte de quem o elaborou; b) Objetividade – deve conter mensagem clara e direta, a fim de que o leitor
entenda facilmente o que se pretendeu transmitir; c) Convicção – relatar de tal modo que as evidências conduzam qualquer pessoa prudente as mesmas conclusões a que chegou o auditor. d) Clareza - assegura-se de que a estrutura do relatório e a terminologia empregada permitem que as informações reveladas possam ser entendidas por quaisquer pessoas, ainda que não versadas na matéria. e) Integridade - devem ser incluídos no relatório todos os fatos relevantes observados, sem nenhuma omissão, proporcionando uma visão objetiva das impropriedades/irregularidades apontadas, recomendações efetuadas e conclusões.f) Coerência - assegurar-se de que os resultados da auditoria correspondam aos objetivos determinados;
g) Oportunidade – os relatórios devem ser emitidos tempestivamente, a fim de que os assuntos neles abordados possam ser objeto de oportunas providências; 
Auditoria operacional É o conjunto de procedimentos aplicados, com base em normas profissionais, sobre qualquer processo administrativo, com o objetivo de verificar se eles foram realizados em observância aos princípios da economicidade, da eficiência, da eficácia e da efetividade.”
Benefícios da autoria operacional Contribuir para a obrigação de se prestar contas dos entes envolvidos na administração pública / Aumento de receitas, pela otimização dos recursos /Melhoria do desempenho, mediante a utilização de índices para a avaliação do desempenho das entidades / Redução de custos, 
Estágio da auditoria operacional Planejamento, execução, relatório e acompanhamento
objetivo é formular recomendar e fazer comentários para a contribuição e melhoria dos aspectos de economicidade, efetividade, eficiência e eficácia.
Economicidade: é o grau em que uma organização, programa, processo, projeto, operação, atividade, função ou sistema minimiza o custo dos recursos humanos, financeiros e materiais, adquiridos ou utilizados, tendo em conta a quantidade e qualidade apropriada, ou seja, é a prática por parte da gerência das virtudes de poupança e boa economia doméstica (gastando menos); observa o parâmetros de qualidade e o menor custo
Eficiência: é a relação entre os produtos, bens e serviços produzidos ou outros resultados atingidos por uma unidade ou entidade econômica, tendo em conta a quantidade e qualidade apropriada e os recursos utilizados para produzi-los ou atingi-los; menor custo, maior velocidade, melhor qualidade. 
Eficácia: é o grau que uma organização, programa, processo, projeto, operação, atividade, função ou sistema atinge os objetivos da política, as metas operativas estabelecidas e outros resultados e efeitos previstos 
Efetividade os impactos decorrentes das ações desenvolvidas pela administração estão corretamente avaliados?
ANÁLISE DA ESTRATÉGIA OPERACIONAL (Missão, Objetivos, Pontos fortes e fracos)
ANÁLISE DA GESTÃO ORGANIZACIONAL (Estrutura, Funções, Controles, Recursos Humanos e Metas)
ANÁLISE DA GESTÃO OPERACIONAL (Rotinas de trabalho, Cumprimento de práticas, Adequação de aquisições e Guarda e manutenção de bens)
Auditoria de resultado objetivo apurar se as ações que foram implementadas produziram os efeitos desejados pela administração. / A forma lógica como um programa é concebido / Os fatores que podem inibir o desempenho do programa
COMPARAÇÃO ENTRE A ABRANGÊNCIA DA AUDITORIA DE DESEMPENHO focada no processo operacional, investiga o funcionamento de programas e projetos mediante a verificação do cumprimento de metas. 
Aspectos da auditoria integral CONTÁBIL adequação de informações apresentadas nas demonstrações contábeis, obediência e leis e regulamentos, ADMINISTRATIVO PROGRAMÁTICO verificação de economicidade e eficiência na aplicanão dos recursos governamentais.
Estágio do planejamento da auditoria geral e especifica
Grupos
 REVISÃO E AVALIAÇÃO DOS CONTROLES INTERNOS O objetivo é determinar se existem os controles e se eles estão funcionando de maneira prevista pela administração
 ELABORAÇÃO DO PLANO DE AUDITORIA O objetivo é determinar o planejamento das etapas que serão executadas para determinar o alcance ou escopo dos trabalhos
Planos de auditoria especifica dados do auditado, detalhamento da auditoria, definição dos procedimentos, pessoal técnico envolvido, concurso de especialista, estimativa de horas de trabalho, material necessário e estimativa de custos, revisão e aprovação.
execução o auditor Verifica os controles internos da entidade / Identifica áreas que devem ser examinadas e questões que devem ser respondidas / Define a extensão dos exames e os procedimentos de auditoria a serem empregados / Elabora os programas específicos para a execução da auditoria. /Nesta fase serão aplicados os procedimentos de auditoria, para obter provas ou evidências que constarão no relatório de auditoria
Conteúdo do plano de auditória especifica dados do auditado, detalhamento da auditoria, definição dos procedimentos, pessoal técnico envolvido, concurso de especialista, estimativa de horas te trabalho e de custos, material necessário, revisão e aprovação.

Outros materiais