Buscar

caso 10

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO – 
CCJ0003 Título FONTES E INTEGRAÇÃO DO DIREITO II 
Descrição 
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado enquanto fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação do caso concreto, a saber: 
CASO CONCRETO
Mathias sempre sonhou em ser soldado. No ano em que completava 18 alistou-se e foi selecionado para o serviço militar. Muito feliz foi apresentar-se a Unidade militar onde deveria servir. Após um mês de trabalho está prestes a receber seu primeiro soldo. Mas que grande decepção! Sua remuneração seria um valor abaixo do salário mínimo nacional. Rapidamente ele consultou a Constituição Federal e leu : i) “CF, Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (...) IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender as suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;” Ele efetivamente era um trabalhador. Havia trabalhado duro durante aquele primeiro mês no Exército. Foi então falar com seu superior no Centro de Pagamentos que lhe informou sobre a seguinte súmula: ii) Súmula Vinculante n.º 06 : “Não viola a Constituição o estabelecimento de remuneração inferior ao salário mínimo para as praças”
Inconformado, Mathias sabendo que você é estudante de Direito, lhe procura perguntando:
 a) A referida remuneração que vai receber é constitucional? Explique com o que foi abordado na aula. 
Resposta: 
De acordo com a súmula vinculante que possui poder de norma jurídca . O soldo recebido por Matias em nenhum momento viola a constituição por estar de acordo com a súmula vinculante n.º 06 indicada no texto acima.
b) Caso deseje ajuizar uma Ação Judicial , há alguma chance de vitória para Mathias?
Resposta:
Não, pois esta de acordo com a súmula vinculante n.º 06 sem possiveis questionamentos.
QUESTÃO OBJETIVA
1 Leia as afirmações abaixo:
I - Por analogia estende-se a um caso não previsto aquilo que o legislador previu para um caso semelhante, em igualdade de razões, preenchendo uma lacuna na lei.
 II - Na interpretação extensiva supõe-se que a norma existe, sendo passível de aplicação ao caso concreto, desde que sua abrangência seja estendida além do que usualmente se faz. 
III - Quando se afirma a existência de uma lacuna legal e se nega a aplicação de norma por analogia ao caso concreto, o operador jurídico ainda pode utilizar os princípios gerais de direito para a solução do conflito.
 a) todas as proposições estão corretas Opção correta
 b) somente as proposições I e II estão corretas 
c) somente as proposições II e III estão corretas 
d) somente a proposição I está correta. 
e) somente a proposição II está correta. 
2- Correlacione as fontes do Direito abaixo apontadas e as afirmativas a elas referentes:
 I – Doutrina
 II – Jurisprudência
 III - Costume 
Lei X - Influencia fortemente o Direito por traduzir reiteração de decisões contenciosas.
 Y - Tem tido utilização crescente nos demais ramos do direito, sendo importante para o Direito em razão da deficiência da legislação. 
Z - Distingue as regras que convêm a cada um dos sub-ramos do saber jurídico e influi tanto na elaboração da Lei quanto nas decisões contenciosas ou não contenciosas. 
A relação correta é: 
a) I - X; II - Z; III – Y
 b) I - Y; II - X; IV - Z 
c) I - Y; III - Z; IV - X 
d) I - Z; II - X; III - Y Opção correta
e) II - Z; III - Y; IV - X

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes