Buscar

Ad1 Administração Municipal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2016/2º
Disciplina: Administração Municipal
Coordenador da Disciplina: Marcos Antônio da Silva Batista
 
 
Aluno (a): Claudio Fernando C. De Araújo – Matricula:  15115060551
Polo: São Fidélis 
 
Responda às questões abaixo:
 
1 – Quais são as principais funções da Câmara Municipal?
 As funções da Câmara podem ser divididas em:
Legislativas (função principal) – elaborar as leis e as normas genéricas e abstratas sobre matérias de competência exclusiva do Município).
Fiscalizadoras - analisar o exercício da administração municipal, controlando as ações do prefeito e julgamento das contas apresentadas pelo prefeito ao término de cada ano. 
Julgadoras - julgar eventuais irregularidades e infrações político-administrativas praticadas pelo Prefeito, pelo Vice-Prefeito e pelos próprios Vereadores. 
Administrativas - (organização de assuntos internos. 
2 – Comente algum caso de irregularidade na Administração Pública por parte de algum Prefeito destacando à medida que foi tomada para tal. Como se elenca na parte “Responsabilidades do Prefeito” na Aula 2.
A prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho foi acusada pela Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) de montar um esquema na Prefeitura de Campos dos Goytacazes para beneficiar integrantes e aliados do Partido da República (PR) nas eleições de 2014. 
Além de abuso de poder político e econômico, de acordo com a procuradora, Rosinha irá responder por conduta vedada pelo envolvimento de servidores e empregados da administração pública no esquema, podendo ficar 8 anos inelegível. 
 
3 – Das 28 premissas apresentadas na aula 1, na parte “As Competências do Município”, escolha uma para fazer um estudo de caso comentando criticamente o funcionamento dessa competência do município na cidade onde mora. (Mínimo de 10 linhas).
Segue abaixo o estudo de caso do item 13 - "Regulamentar, conceder, permitir ou autorizar os serviços de transporte coletivo e de táxi, fixando as respectivas tarifas".
O transporte público em Campos dos Goytacazes funciona relativamente bem, porém nos distritos o mesmo não acontece, um exemplo que pode ser comentado é a Praia de Campos dos Goytacazes, Farol de São Thomé, onde o transporte público não circula nos bairros e ruas da praia, ficando restrito a rodoviária onde os passageiros precisam se locomover a pé até suas casas. Em certos horários e épocas do ano, como no verão, as Vans que também fazem o transporte dos passageiros de Campos dos Goytacazes até a Praia passam a operar realizando o interno de acordo com a demanda de passageiros, porém só funcionam até as 22h.
Outro problema é com a frota de taxi da cidade que apesar de estarem licenciados e com a documentação da vistoria em dia é difícil de acreditar que a fiscalização é feita com responsabilidade, pois é possível identificar 70% da frota com carros velhos e cheios de problemas, como vazamento de gás, portas quebradas, carros sem ar condicionado entre outras irregularidades. 
 
4 – Fale sobre os benefícios de cada tipo de relação entre governos: a cooperação vertical (entre o Município e outra esfera de Governo) e a cooperação horizontal (intermunicipal).
 Cooperação Vertical - incorporam atores ao longo da cadeia de fornecimento. É importante no que tange a concretização da agenda local, devido a uma série de fragilidades e desafios.
 Cooperação Horizontal - integram atores de áreas ou setores de atividade semelhantes, através da necessidade de viabilizar serviços e auxiliar a racionalização das atividades e organizações das administrações.
 
5 – Apesar de haver planos obrigatórios de curto, médio e longo prazos que o Município deve elaborar, o planejamento estratégico começou a ser utilizado pelos municípios brasileiros a partir dos anos 1990. Qual a importância deste processo na Administração Municipal.
O planejamento estratégico é de fundamental importância dentro de qualquer organização, e, muito embora fosse inicialmente dedicado quase que exclusivamente as empresas privadas, o planejamento estratégico é uma ferramenta útil para a gestão das instituições públicas, sua finalidade é trazer benefícios aos seus jurisdicionados e proporcionar melhor apresentação de seus serviços.
Assim, diante do atual quadro em que a sociedade clama por serviços de
Excelência, esperando que a prestação jurisdicional se cumpra com justiça, o planejamento estratégico parece ser a melhor opção para efetivação da função primordial nas instituições públicas, qual seja, implantar o bem comum.

Outros materiais