Buscar

APOL NOTA80 PSICOMOTRICIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Psicomotricidade
Leia o trecho do texto a seguir:
"A psicomotricidade é hoje concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio, e instrumento privilegiado através do qual a consciência se forma e materializa-se."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Vítor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre. Artes Médicas, 1995. p. 12.
Considerando o trecho de texto anterior e os conteúdos abordados no livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade sobre o diálogo tônico no contexto da psicomotricidade o diálogo tônico, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que contém a assertiva correta:
	
	A
	O diálogo tônico possibilita a comunicação entre as pessoas exclusivamente por meio da oralidade.
	
	B
	O diálogo tônico possibilita a comunicação entre as pessoas por meio da escrita pictográfica.
	
	C
	O diálogo tônico possibilita a comunicação entre as pessoas e o mundo por meio das posturas.
	
	D
	O diálogo tônico impede a comunicação entre as pessoas e o mundo.
	
	E
	O diálogo tônico não pertence ao contexto da psicomotricidade.
Questão 2/5 - Psicomotricidade
Leia o excerto de texto a seguir:
"O trabalho docente deve ser contextualizado histórica e socialmente, isto é, articular ensino e realidade. O que significa isso? Significa perguntar, a cada momento, como é produzida a realidade humana no seu conjunto; ou seja, que significado tem determinados conteúdos, métodos e outros eventos pedagógicos, no conjunto das relações sociais vigentes".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985. p. 137.
Conforme os conteúdos apresentados no livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade, a sistematização do encaminhamento metodológico deve seguir algumas etapas. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das etapas a apresentadas a seguir:
1. Organização e planejamento.
2. Preparação e formação dos participantes.
3. Execução das atividades lúdicas.
4. Avaliação dos resultados.
(  ) Explicar de forma clara e objetiva; demonstrar ; elaborar roteiro; transmitir segurança;motivar
(  ) Deve ser um processo que estuda e interpreta os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos.
(  ) Conhecer as regras e fazer bom uso delas; alterar comando para elaboração das regras; incentivar a cooperação; fornecer noções básicas de dinâmicas em grupo.
(   ) Caracterização dos alunos e do ambiente; adequação dos objetivos.
Agora, marque alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	2 - 3 - 1 – 4
	
	B
	2 - 1 - 3 – 4
	
	C
	3 - 2 - 1 – 4
	
	D
	3 - 4 - 2 – 1
	
	E
	4 - 1 - 3 – 2
Questão 3/5 - Psicomotricidade
Leia o excerto de texto a seguir:
"Os conceitos de corporeidade, corpo-sujeito e consciência corporal são abordados e trazem também contribuições para o entendimento do ser humano enquanto corpo situado num contexto histórico e para a compreensão de suas diversas maneiras de se movimentar e atuar no mundo em que vive".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. O corpo humano: objeto de intervenções e sujeito da existência. In: Estudos de Psicologia.  2008, 13(2). p. 185.
Conforme os conteúdos do livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade alguns pensadores influenciaram a compreensão do conceito de movimento. Sendo assim, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que contém a assertiva correta:
	
	A
	Aristóteles defendia que o corpo era desconectado dos desejos da alma.
	
	B
	Descartes formulou o conceito de que o movimento humano está sujeito às vontades da consciência.
	
	C
	Descartes deixou à parte de seus estudos a questão do conceito de movimento humano.
	
	D
	Descartes defendia que o conceito de movimento excluía a relação com as vontades da consciência.
	
	E
	Platão formulou o conceito de que o movimento humano está sujeito às vontades da consciência.
Questão 4/5 - Psicomotricidade
Atente para a seguinte citação:
"Jogos Cooperativos são dinâmicas de grupos que têm, por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios, experiências cooperativas."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOLER, Reinaldo. Educação Física Escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2003. p.21.
Após a leitura da citação anterior e, considerando os conteúdos abordados no livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade sobre a aprendizagem por meio de jogos cooperativos, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. (  ) A aprendizagem por meio de jogos cooperativos ocorre de forma indutiva: o professor transmite o conhecimento e demonstra-o com a prática.
II. (  ) A aprendizagem por meio de jogos cooperativos ocorre de forma fenomenológica: o professor estuda o conjunto dos fenômenos.
III. (  ) A aprendizagem por meio de jogos cooperativos ocorre de forma dedutiva: o professor aplica o jogo cooperativo e faz demais deduzirem o conceito através do jogo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V - V - F
	
	B
	F - V - F
	
	C
	F - V - V
	
	D
	V - F - V
	
	E
	V - F - F
Questão 5/5 - Psicomotricidade
Leia o excerto de texto a seguir:
"A educação deve transmitir, de fato, de forma maciça e eficaz, cada vez mais saberes e saber-fazer evolutivos, adaptados a civilização cognitiva, pois são as bases das competências do futuro.".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir - 4.ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC UNESCO, 2000.p. 89.
O livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade trata das quatro os pilares da educação estabelecidos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos pilares apresentados a seguir:
1. Aprender a conhecer.
2. Aprender a fazer.
3. Aprender a viver juntos.
4. Aprender a ser.
(     ) É o maior desafio da educação nos dias de hoje.
(     ) Deve contribuir para o desenvolvimento total do ser humano.
(     ) O ser humano precisa conhecer primeiro a si próprio e depois gradativamente o mundo que o cerca.
(     ) É a capacidade de transformar e inovar o conhecimento adquirido.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	2 - 1 - 3 - 4
	
	B
	1 - 4 - 3 - 2
	
	C
	2 - 3 - 4 - 1
	
	D
	3 - 2 - 1 - 4
	
	E
	3 - 4 - 1 - 2
	1C
	2D
	3A
	4D
	5E

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais