Buscar

AV1 MERCADO DE CAPITAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem a finalidade de disciplinar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, aplicando punições àqueles que descumprem as regras estabelecidas. Esse mercado é representado por um conjunto de produtos de investimento oferecidos ao público, tais como ações de empresas negociadas em bolsa e fundos de investimento, entre outros.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) controla e fiscaliza o seguinte produto do mercado de valores mobiliários:
Alternativas:
a)Fundo de Investimento.
b)Certificado de Depósito a Prazo.
c)Título de Capitalização.
d)Letra de Câmbio.
e)Título de Emissão do Tesouro Nacional.
2)O Sistema Financeiro Nacional do Brasil é formado por um conjunto de instituições, financeiras ou não, voltadas para a gestão da política monetária do governo federal. É composto por entidades supervisoras e por operadores que atuam no mercado nacional e orientado por cinco órgãos normativos. A estrutura do SFN se divide em: Subsistema de Intermediação e Subsistema Normativo.
Sobre o Subsistema de Intermediação, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)É formado pelos seguintes membros: Banco Central do Brasil; Conselho Monetário Nacional; Comissão de Valores Imobiliários e através das Instituições Especiais que possuem como finalidade promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir os interesses da coletividade.
b)É formado pelos seguintes membros: Banco Central do Brasil e pelos ministérios e secretarias estaduais que possuem como finalidade promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir os interesses da coletividade.
c)É formado pelos seguintes membros: Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal e pelo Central do Brasil que possuem como finalidade promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir os interesses da coletividade.
d)Tem a finalidade de viabilizar o atendimento das necessidades financeiras de curto, médio e longo prazo, manifestados pelos agentes econômicos carentes de recursos, aplicando ao mesmo tempo o excedente monetário dos agentes superavitários, com um mínimo de riscos.
e)É formado por Banco Central do Brasil e pelos ministérios e secretarias estaduais que possuem como finalidade promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir os interesses da coletividade, esses membros estão sob a autoridade da CVM.
3)O Mercado de Capital é dividido de acordo com a natureza das operações e dos papéis que transacionam.
A divisão do mercado de capitais é feita através dos seguintes mercados:
Alternativas:
a)Mercado à Vista, Mercado de Balcão e Leilão em Bolsa, Mercado Futuro, Mercado de Opções, Mercado à prazo.
b)Mercado à Prazo, Mercado de Balcão e Leilão em Bolsa, Mercado Futuro, Mercado de Opções, Mercado a Termo.
c)Mercado à Vista, Mercado de Balcão e Leilão em Bolsa, Mercado Futuro, Mercado de Opções, Mercado a Termo.
d)Mercado à Prazo e à Vista, Mercado de Balcão e Leilão em Bolsa, Mercado Passado, Mercado de Opções, Mercado a Termo.
e)Mercado de Balcão, Mercado Passado, Mercado de Opções, Mercado a Termo.
4)A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia ligada ao Poder Executivo que atua sob a direção do Conselho Monetário Nacional e tem por finalidade básica:
Alternativas:
a)compra e venda de ações no mercado da Bolsa de Valores.
b)fiscalização das empresas de capital fechado.
c)captação de recursos no mercado internacional.
d)manutenção da política monetária.
e)normatização e controle do mercado de valores mobiliários.
5)O processo de intermediação financeira pode ser entendido como a captação de recursos junto as unidades econômicas superavitárias por instituições financeiras e o seu subsequente repasse para unidades econômicas deficitárias.
Os atores centrais desse processo são os agentes superavitários e os agentes deficitários. Acerca desses dois agentes, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Os agentes superavitários são os conseguem do governo poupança e os agentes deficitários estão na posição inversa, ou seja, que precisam de poupança alheia para complementar as suas necessidades.
b)Os agentes superavitários são os que geram excedentes aos que consomem (poupadores) e os agentes deficitários estão na posição inversa, ou seja, que precisam de poupança alheia para complementar as suas necessidades.
c)Os agentes superavitários são os que geram excedentes aos que consomem (poupadores) e os agentes deficitários estão na mesma posição, ou seja geram poupança para as suas necessidades.
d)Os agentes superavitários precisam de poupança alheia para complementar as suas necessidades e os agentes deficitários são os que geram excedentes aos que consomem (poupadores).
e)Os agentes superavitários são os que não conseguem excedentes, ou seja poupar, e os agentes deficitários estão na posição inversa, ou seja, que precisam de poupança alheia para complementar as suas necessidades.

Outros materiais