Buscar

Apol 5 Liderança e Coaching Processo Decisório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Liderança e Coaching
O coaching, que, muitas vezes é confundido com a consultoria, trabalha com a ideia de autodesenvolvimento profissional, ou seja, o coach não oferece respostas diretas ao seu cliente (coachee), mas apresenta perguntas, questionamentos, ou situações para que o próprio cliente entenda quais as competências necessárias, traçando objetivos e metas para serem alcançadas.
Já o mentoring é um processo interno organizacional, conduzido por um profissional experiente, que, em geral, já passou por diferentes níveis hierárquicos da empresa e carrega consigo um alto grau de experiência sobre aquele tipo de negócio, e que utiliza dessa experiência para desenvolver novos talentos e desenvolvê-los para a organização ao qual ele trabalha, através de programas de treinamento e desenvolvimento organizacional.
E o counseling é puramente um trabalho de aconselhamento. Ele ajuda as pessoas a tomarem decisões, quer de natureza pessoal ou profissional, com base no seu profundo conhecimento sobre um tema específico.
 
Disponível em: MEDEIROS, Campelo Bruno. Inova em Gestão. Diferença entre coaching, consultoria, mentoring e counseling http://inovaemgestao.blogspot.com.br/2012/09/diferenca-entre-coaching-consultoria-e.html Acesso em: 11 / 05 / 2016 às 10h39
 
Com base no texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. O coaching traça as diretrizes que a organização deve colocar em prática.
II. O mentoring integra a equipe de liderança da organização desenvolvendo programas a serem adotados.
III. Tanto o coaching como o counseling não tomam decisões executivas nem traçam objetivos e metas para as empresas cumprirem.
IV. O mentoring, o coaching e o counseling exercem a mesma função nas organizações.
É correto o que se afirma em: 
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e IV, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II, III e IV.
0:11:04
Questão 2/5 - Processo Decisório
O líder desempenha papéis gerenciais importantes e para tanto cada vez mas necessita de habilidades específicas que o auxiliarão a obter sucesso nas suas ações. Maximiano (2009) classificou as habilidades de um líder como: técnicas, humanas e conceituais.
Sobre isto, é correto afirmar que:
	
	A
	As habilidades conceituais são relacionadas às atividades específicas do líder e consistem nos métodos e técnicas comuns do cotidiano;
	
	B
	As habilidades humanas abarcam a capacidade de se relacionar e de agir de maneira empática com as outras pessoas;
	
	C
	As habilidades técnicas remetem à capacidade do líder em saber lidar com a complexidade organizacional e com conceitos abstratos;
	
	D
	A alta direção necessita aplicar melhor suas habilidades humanas para definir estratégias adequadas aos objetivos de longo prazo;
	
	E
	A liderança tática necessita de maior habilidade conceitual, pois lida diretamente com as atividades cotidianas da organização;
Questão 3/5 - Processo Decisório
Na visão de Albertin (2001), as constantes mudanças e as evoluções na economia e nos mercados provocam atribulações enormes. E a Tecnologia da Informação - TI passa a ser decisiva para as empresas, tornando-as mais ágeis, dinâmicas e flexíveis frente a concorrência e ao mercado. Desta forma, o uso da TI no planejamento estratégico empresarial passa a ser essencial.
Identifique abaixo a afirmação que NÃO corresponde com a realidade em termos das contribuições da TI ao planejamento estratégico empresarial:
	
	A
	A TI pode evitar a entrada de Novos Entrantes, seja pelo investimento necessário ou pela assimilação tecnológica;
	
	B
	A TI permite criar novos valores e formas de parcerias junto aos Fornecedores;
	
	C
	A TI facilita o acesso por parte dos Clientes, possibilitando uma escolha mais fácil e rápida;
	
	D
	A TI permite e auxilia no desenvolvimento e na criação de melhores e diferentes Produtos Substitutos;
	
	E
	A TI contribui para a reengenharia dos Processos Internos em geral, com exceção das estruturas organizacionais;
Questão 4/5 - Liderança e Coaching
Pedro Chevalier está participando de um programa de mentoring. Nesse período, tem percebido claramente que seu conhecimento acerca da organização aumentou substancialmente e, por consequência, tem se sentido muito mais seguro ao tomar decisões e correr riscos. Seu colega, Giuliano Brada, o procurou certa tarde muito interessado em saber sobre o programa de mentoring e se mostrou preocupado quanto às responsabilidades do mentorado. Foi então que Pedro explicou a seu colega sobre as responsabilidades do mentorado, utilizando diversas argumentações, conforme segue:
I- Ter um plano de trabalho, disciplina em sua atenção pessoal e profissional e comprometimento com o desenvolvimento de sua carreira.
II- Estar seguro de que será o próximo a ser promovido, portanto buscar desenvolver sua rede de relacionamentos para poder, no futuro, compor sua própria equipe.
III- Informar ao mentora respeito de seu entendimento de como sua evolução profissional está ocorrendo e interessar-se genuinamente por contribuir com as melhorias em seu setor e/ ou organização.
IV- Deve ter uma grande vontade de aprender, ser apreciativo no sentido de receber feedbacks que promovam seu crescimento e desenvolvimento, procurar aplicar os ensinamentos adquiridos e, sobretudo, ter atitude proativa, ou seja, fazer acontecer.
V- Deixar a decisão por conta do mentor, que é quem tem o conhecimento e a competência para tal.
Após analisar as afirmativas anteriores, assinale a alternativa que contém a sequencia correta:
	
	A
	V,F,V,V,F
	
	B
	F,V,V,F,V
	
	C
	V,V,F,F,V
	
	D
	V,V,V,F,V
	
	E
	F,V,F,V,F
Questão 5/5 - Processo Decisório
A inteligência artificial surgiu como uma ferramenta estratégica para dar maior competitividade as empresas. Seu princípio é buscar informes sobre as tendências e os movimentos do mercado. Segundo Starec, Gomes e Bezerra (2005), resume-se em cinco etapas o processo para o desenvolvimento de um plano de Inteligência Artificial.
Em relação as etapas do plano de Inteligência Artificial é correto afirmar que:
	
	A
	A 1ª etapa é a de Coleta de Dados, que são inicialmente considerados “brutos” e precisam ser “lapidados” para serem usados;
	
	B
	A 2ª etapa é a de Planejamento, onde são definidos os objetivos e metas e identificam-se as informações necessárias;
	
	C
	A 3ª etapa é a da Disseminação das informações, com os dados sendo transformados em conhecimento e entregues aos decisores;
	
	D
	A 4ª fase é a da Análise sobre todos os dados coletados, para transformá-los em “inteligência”;
	
	E
	A 5ª fase é a de Tomada de Decisão, onde acontece a avaliação do processo de inteligência, após se verificar se o plano criado foi eficiente;
	1D
	2B
	3E
	4A
	5E

Outros materiais