Buscar

Mini-prova II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS/UFMG/CIÊNCIAS ECONÔMICAS
MACROECONOMIA III Prof. Lízia de Figueiredo
Mini-prova II: 15 pontos
Sobre o Modelo de Solow e a Contabilidade do Crescimento, responda (V) ou (F), justificando as falsas:
( ) O modelo supõe que duplicando o capital há duplicação do produto, tudo o mais permanecendo constante.
( ) Quanto maior o progresso tecnológico, menor o capital por unidades efetivas de trabalho e menor o capital por trabalhador.
( ) O modelo supõe que as pessoas poupam uma fração constante da sua renda por trabalhador (e de sua renda por unidades efetivas de trabalho).
( ) Quanto maior o crescimento da força de trabalho, tudo o mais constante, menor o PIB por trabalhador.
( ) O modelo conclui que o PIB por trabalhador de qualquer região cresce, no longo prazo, à taxa do progresso tecnológico.
( ) As inferências que podemos tirar do modelo são incompatíveis com o fato de que há diferença entre as rendas per capita dos países em 2012.
( ) A Coréia do Sul possui uma taxa de poupança muito maior do que a do Brasil. Com base no modelo de Solow você pode afirmar que, tudo o mais constante, este seria um fator que explicaria o melhor poder aquisitivo da Coréia.
( ) O investimento líquido (por unidades efetivas de trabalho) é igual ao investimento bruto (por unidades efetivas do trabalho). O investimento bruto (por unidades efetivas de trabalho) é igual ao produto da taxa de poupança pela renda (por unidades efetivas de trabalho).
( ) No equilíbrio de longo prazo, o valor da poupança (por unidades efetivas de trabalho) será somente suficiente para financiar o valor da depreciação efetiva (do capital por unidades efetivas de trabalho).
( ) O produto por unidades efetivas de trabalho não cresce no longo prazo pois há rendimentos marginais decrescentes do capital.
( ) Infere-se que países com população grande são países pobres em termos per capita, caso as suas demais características sejam idênticas.
( ) O modelo não é capaz de explicar a estabilidade da relação capital/produto observada nos países.
( ) O valor do produto por hora de trabalho americano era $0,623, em 1909, atingindo $1,275, em 1949. O valor de A, em 1909, foi igualado à unidade (A=1). O valor de A em 1949 foi estimado em 1,809. O valor do produto por unidades de eficiência, em 1909, foi, portanto, de $0,623, e, em 1949, de $0,705.
( ) Com base na contabilidade de Solow, podemos concluir que o PIB por trabalhador americano cresceu no período 09-40 fundamentalmente devido ao investimento.
( ) O valor, $0,705, pode ser entendido como o valor do produto por horas de trabalho em 1949 se a tecnologia americana estivesse inalterada desde 1909.

Outros materiais

Perguntas Recentes