Buscar

Mini-prova III

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
MACROECONOMIA III – PROF. Lízia de Figueireêdo
NOME:___________________________________________________________
Mini-prova 3
TERCEIRA PROVA: 15 PONTOS
Responda verdadeiro (V) ou falso (F). Sobre o Modelo de Solow aumentado com capital humano, sobre a convergência e sobre os determinantes do investimento:
( ) Se observo uma relação positiva entre a taxa de crescimento da renda per capita e o nível de renda per capita inicial, para uma amostra com todos os países, posso negar a hipótese de que o capital apresente rendimentos marginais decrescentes.
( ) Mesmo que haja convergência beta condicional numa amostra de n países, não podemos garantir que o desvio padrão da renda per capita destes países irá reduzir.
( ) Se houver convergência beta condicional numa amostra de n países , e não havendo choques, haverá somente um nível de renda per capita de longo praza para estes países.
( ) Se a hipótese sobre convergência beta (absoluta e condicional) for definitivamente negada, ainda assim o modelo de Solow seria defensável.
( ) Se o desvio-padrão das rendas per capita de n países está caindo, podemos assegurar que está ocorrendo convergência beta (absoluta ou condicional) entre estes países.
( ) Jones (Cap. 7) identifica quatro fatores que determinam em última instância o investimento (em capital físico e/ou humano): a) o custo referente à implementação inicial do projeto, b) o tamanho do mercado, c) os estímulos ao uso produtivo dos recursos (em oposição ao seu desvio para fins não produtivos), d) estabilidade.
( ) Segundo Jones (Cap. 7), a abertura comercial seria favorável ao nível da renda per capita unicamente por propiciar maior estabilidade econômica.
( ) Instituições, regras e tributação são exemplos de elementos que podem afetar o estímulo ao uso produtivo dos recursos (em oposição ao desvio para fins não produtivos). 
( ) Os resultados deste modelo (valor de k*, y* e taxa de crescimento de longo prazo) são diferentes dos resultados do modelo de Solow com progresso técnico, se o tempo dedicado à acumulação de capital humano for diferente de zero.
( ) A função de produção Y=Kα(HA)1-α apresenta retornos constantes para os fatores K e (HA) considerados conjuntamente. Logo, o fator capital continua a apresentar retornos marginais positivos porém decrescentes (no modelo de Solow ampliado com capital humano).
( ) É possível atribuir um “milagre econômico” ao aumento da escolaridade de um país, no modelo de Solow ampliado com capital humano.
( ) A forma específica usada por Jones no capítulo 3 para representar o capital humano decorre dos estudos feitos sobre o retorno do capital com microdados.
( ) O modelo de Solow ampliado com capital humano prevê que as rendas per capita relativas os países não serão constantes.
( ) O modelo de Solow ampliado com capital humano prevê que as rendas per capita relativas dos países serão constantes, somente no caso em que o progresso técnico e o nível tecnológico sejam distintos entre os países.
( ) Estudos microeconômicos indicam que o aumento em 1 ano médio de escolaridade gera um aumento do salário real de 10%.
( ) A renda per capita de longo prazo é maior quando o capital humano é positivo, pois, neste caso, o capital per capita será mais elevado (modelo de Solow ampliado com capital humano). 
( ) Um aumento dos anos médios de escolaridade geraria uma maior renda per capita de longo prazo, e afetaria a taxa de crescimento da renda per capita no longo prazo, no modelo de Solow ampliado com capital humano.
( ) A taxa de crescimento da renda per capita no longo prazo, no modelo de Solow ampliado com capital humano, será igual à soma do progresso tecnológico com o valor da taxa de crescimento do capital humano.
( ) Um aumento dos anos médios de escolaridade provoca um aumento temporário da taxa de crescimento da renda per capita, no modelo de Solow ampliado com capital humano.
( ) O capital humano gera aumento da renda per capita por elevar a produtividade marginal do capital, o que, por sua vez, aumenta o valor do capital per capita de longo prazo, no modelo de Solow ampliado com capital humano.

Outros materiais

Perguntas Recentes