Buscar

casos concretos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O professor Antônio José começou a aula de Direito Civil III com a seguinte afirmação: - A vontade é um dos principais elementos...
Quais as condições de validade do contrato?
R= Capacidade e legitimidade do agente; objeto lícito, possível, determinado ou determinável e forma prescrita ou não defesa em lei. (art. 104, CC).
O que significa e qual a relevância da autonomia da vontade das partes numa relação contratual?
 R= Que o contrato faz a lei entre as partes, ou seja, as partes podem de forma livre fixar o conteúdo dos contratos e decidir sobre as cláusulas que lhe convenientes. (Pacta sunt servanda – do Latin Literal “ Servo quem assume pacto”, que significa “ os pactos assumidos devem ser respeitados” ou mesmo “os contratos assinados devem ser cumpridos”.
O que vem a ser função social do contrato?
 R= É o limite da autonomia privada. Nessa limitação, a função social do contrato impõe aos contratantes deveres de duas naturezas: de realizar sua função econômica dentro da sociedade, fazendo circular as riquezas e, assim, impulsionando o seu progresso material e consequentemente instalando o bem-estar social; e o segundo, de não prejudicar os interesses extracontratuais, de terceiros ou da coletividade, quando da regulação de seus próprios interesses.
É um dos instrumentos utilizados para se alcançar a solidariedade social estampada no texto constitucional, e determina a primazia do interesse social sobre o individual, obrigando os indivíduos a circularem riquezas de forma harmônica com os interesses da sociedade e a busca da solidariedade. (Art.421 e 422, CC).
Manoel, prestador de serviços de Curitiba, após troca de e-mail com informações sobre o serviço (via internet) com Maria (residente em Colombo, região metropolitana de Curitiba)...
Pode-se afirmar que houve negociação preliminar? Se afirmativa a resposta, de que forma?
 R= Sim, houve negociação preliminar sobre troca de e-mails via internet, ou seja, entre ausentes.
A proposta feita on-line por Manoel vincula?....
 R= Sim, porque todo tipo de proposta é vinculativa. (art 427)
Qual o prazo de validade da oferta feita por Manoel?
R= Imediata.
 Em que momento poderia ser considerada aceita a proposta e formado o contrato?
R= Após a aceitação de Maria.
Identifique o lugar da celebração do contrato.
R= Curitiba, local onde foi proposto o contrato.
Lúcia promete à comissão de formatura que trará para cantar em uma festa, destinada a arrecadar fundos para a Comissão, sua tia, Ivete Sangalo...
Qual tipo de obrigação (utilize pelo menos duas classificações) assumida por Lúcia em face da Comissão de formatura....?
R= Seria uma promessa de fato de terceiros. O contrato seria gratuito, uma prestação de serviço (contrato não solene).
Lúcia poderá ser de alguma forma responsabilizada, mesmo tendo empreendido todos os seus esforços para que a tia cumprisse...?
R= Sim, porque quem promete ato de terceiro, responderá por perdas e danos, quando este não o executar.
Suponha que por intermédio de Lúcia, a representante da cantora entrou em contato com o Presidente...
R= Seria a própria Ivete. Se Ivete anuiu com a obrigação, ela se responsabiliza com o cumprimento.
Caio ajuizou uma demanda buscando o ressarcimento de danos materiais e morais advindos da perda da propriedade de dois lotes de terra urbanos...
R= Improcedente, porque o caso em análise não se trata de evicção, uma vez que a perda da propriedade não se deu por ato administrativo, nem tão pouco sentença judicial.
Arnaldo contratou, por telefone, serviço de Tv a cabo por meio do qual recebeu, em comodato, aparelho de recepção de sinal.. A prestadora de serviço tem ou não tem razão? Explique sua resposta.
R= Sim, porque nesse caso o distrato se faz da mesma forma do contrato, via telefone (entre presentes). A prestadora de serviço precisa que Arnaldo assine um instrumento escrito para provar que ele não quer mais o serviço e se não se pode gravar via Telefone, ela pode exigir que se faça por escrito.

Outros materiais