Buscar

DIREITO CIVIL I AULA 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL I - AULA 11
Defeitos nos Negócios Jurídicos:
	Para que o negócio jurídico seja válido é necessário que a vontade seja manifestada livre e espontaneamente.
	Se a vontade se manifesta com algum vício o negócio é anulável.
	O negócio pode estar inquinado de algum vício, são os chamados defeitos do negócio jurídico, que podem ser vícios de consentimento ou vícios sociais.
	Os vícios de consentimento ocorrem quando a vontade, que é exteriorizada, não corresponde ao íntimo e verdadeiro intento do agente.
	Nos vícios sociais a vontade é exteriorizada em conformidade com a intenção do agente. No entanto, há uma deliberada vontade de prejudicar terceiro ou burlar a lei. Ex.: fraude a credores.
	O prazo para pleitear a anulação do negócio jurídico é de 4 (quatro) anos - Art. 178, CC.
Erro ou ignorância:
	É o resultado de uma falsa percepção, noção, ou mesmo da falta de percepção sobre a pessoa, o objeto ou o próprio negócio.
	Quando o agente, por desconhecimento ou falso conhecimento das circunstâncias, age de um modo que não seria sua vontade, se conhecesse a verdadeira situação; diz-se que procede em erro.
	O erro há de ser o motivo determinante do ato.
	No erro o agente incorre sozinho em lapso, sem qualquer ação de terceiro ou da parte contrária. Se houver indução em erro, caracterizar-se-á o dolo.
	Não é qualquer espécie de erro que anula o negócio jurídico, somente o erro essencial e real.
Erro Essencial (substancial):	é o que recai sobre circunstâncias e aspectos relevantes do negócio jurídico. É o que constitui causa determinante do ato.
Art. 139, CC: Erro substancial:
É o que interessa à natureza do negócio, hipótese de alguém que imagina estar realizando compra e venda, quando na verdade está praticando doação;
O que interessa ao objeto principal da declaração, Ex.: comprador que adquire imóvel em uma rua imaginando se tratar de outra rua homônima; ou do antiquário que adquire um relógio de bolso na convicção de que pertenceu a D. Pedro II, quando jamais pertenceu ao Imperador.
Diz respeito às qualidades essenciais ou identidade de determinada pessoa (error in persona), Ex.: testador que deixa benefício patrimonial para alguém imaginando ser seu filho, quando se trata de prole de outrem;
Concerne ainda a quantidade do objeto da negociação (error in quantitate), como no exemplo do colecionador que adquire uma coleção de relógios composta por 50 peças, depois descobre que originariamente a coleção continha 60 unidades.
O erro deve ser também real, ou seja, deve ser efetivo produzindo um prejuízo, para o interessado.
No CC/1.916 existia o erro escusável, exigia-se que o agente tivesse atuado com as cautelas normais exigidas quando da realização do ato. Era mister que o declarante não tivesse contribuído com conduta desidiosa.
No CC/2.002 não há mais a exigência da escusabilidade, é que o novel adotou o princípio da confiança, corolário da boa-fé objetiva nas relações jurídicas. Basta que o declarante tenha se comportado eticamente.
E.12 da Jornada de Direito Civil “Na sistemática do art. 138, é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o dispositivo adota o princípio da confiança.”
Se o equívoco recair sobre qualidades secundárias, ter-se-á o chamado erro acidental que não afeta a validade negocial. Ex.: disposição testamentária que se refira a uma pessoa, estabelecendo em sua qualificação que é casada, quando na verdade é solteira. O erro nesta hipótese é insuficiente para invalidar o negócio.
O falso motivo, em regra, não vicia o negócio jurídico, salvo se nele figure como razão determinante ou essencial do negócio (art. 140, CC).
Dolo:
	O agente é induzido a se equivocar em razão de manobras astuciosas, ardilosas e maliciosas perpetradas por outrem.
O dolo nada mais é do que um erro provocado por terceiro.
O dolo é todo artifício empregado por uma das partes ou por terceiro com o fito de induzir outrem à prática de um ato.
Para que possa servir de causa anulatória do negócio, o dolo, tal como o erro, deve ser essencial, caracterizado como elemento necessário para a realização do negócio, ou seja, como sua causa determinante.
Sem o dolo a parte não realizaria o negócio, sendo ele essencial à sua celebração.
Se a parte realizaria o negócio com ou sem dolo, tem-se então o dolo acidental, que não serve para anulação, apenas obriga perdas e danos.
Dolus bonus e dolus malus:
O dolus bonus não pode ser invocado para anular o negócio jurídico, é aquela malícia tolerada pelo meio social. Não há intenção de lesar ou prejudicar o outro sujeito.
O dolus malus não é tolerável na relação de consumo por força da propaganda enganosa, prevista no art. 37, CDC.
Dolo Positivo (comissivo) ou Dolo Negativo (omissivo):
Dolo Positivo: se caracteriza por uma ação perpetrada pelo agente
Dolo Negativo: se caracteriza pelo silêncio intencional de uma das partes sobre fato ou qualidade do objeto sobre o que repousa a declaração de vontade.
Elementos caracterizadores do Dolo:
Finalidade de conduzir à prática do Direito;
Gravidade dos artifícios utilizados;
Ser a causa determinante da declaração de vontade, viciando-a;
Ser realizado pela outra parte do negócio ou seu procurador e, se realizado por terceiro que a parte contrária, a quem o dolo aproveite, tenha ciência dele ou devesse ter.
Coação: Art. 151, CC.
	É toda pressão física ou moral exercida contra alguém, de modo a forçá-lo à prática de um determinado negócio jurídico, contra a sua vontade, tornando defeituoso o negócio. 
É um fator externo apto a influenciar a vítima no sentido de realizar o negócio jurídico.
	No erro, o declarante se engana sozinho, espontaneamente, no dolo é levado a equivocar-se por força de manobras ardilosas, na coação o agente sofre intimidação moral.
Divide-se em:
Coação Física (vis absoluta):	caracterizada por uma pressão resultante de uma força exterior suficiente para tolher os movimentos do agente, fazendo desaparecer sua vontade.
Coação Moral (vis compulsiva):	caracterizada pela existência de uma ameaça idônea (séria) de algum dano (de ordem material ou moral) a ser causado ao declarante ou à pessoa efetivamente ligada a ele, viciando a sua vontade.
No caso de vis absoluta o negócio é inexistente porque não há sequer declaração de vontade, já na vis compulsiva o negócio é anulável, porque houve um defeito na declaração de vontade.
Requisitos para configuração da coação:
Gravidade: ameaça de um dano sério a ser imposto à vítima ou a terceiro a quem se vincule.
Seriedade: a coação terá que ser idônea para assustar a vítima.
Iminência ou atualidade: 
Nexo causal entre a coação e o ato extorquido: o negócio só foi realizado por conta da coação.
Que o ato ameaçado seja injusto.
Na coação há a análise das circunstâncias subjetivas, como o sexo, a idade, a formação intelectual e profissional.
Art. 153, CC: Não são causas da anulação do negócio jurídico por coação a ameaça de exercício regular de direito (salvo se houver exercício abusivo de direito ou se houver constrangimento da parte contrária) e o temor reverencial.
A coação exercida por terceiro vicia o negócio jurídico se dele tivesse ou devesse ter conhecimento a parte a quem aproveite, respondendo esta, solidariamente com o terceiro por perdas e danos - arts. 154 e 155, CC.
A expressão “família” prevista no art. 151, CC é em sentido amplo, não envolvendo apenas as pessoas unidas por laços de parentesco, mas por igual, pessoas atadas por laços afetivos – art. 151, § 1º, CC, o juiz decidirá.
Lesão: Art. 157, CC.
	Configura-se quando alguém obtém lucro exagerado, desproporcional, aproveitando-se da falta de malícia (inexperiência) ou da situação de necessidade do outro contratante. Prende-se à ideia de justiça contratual.
A lesão cumpre a função social de promover uma igualdade substancial entre os contratantes.
A desproporcionalidade entre as prestações deve ocorrer no momento da declaração da vontade, no instante da contratação.
Se a desproporção for superveniente não poderá se socorrerda lesão, devendo invocar a onerosidade excessiva – nos termos dos arts. 478 a 480, CC.
Dois (02) Elementos Fundamentais:
	Um de ordem objetiva:	desproporção, disparidade entre as prestações estabelecidas no negócio.
	Um de índole subjetiva:	inexperiência (condições pessoais: situação social, cultural ou educacional); premente necessidade (impossibilidade de evitar o negócio). Basta que a parte se beneficie da situação de inferioridade, sendo desnecessária a intenção do agente em obter lucro – art. 157, § 2º, CC.
É lícito a revisão contratual com base na lesão.
E. 149 “Em atenção ao princípio da conservação dos contratos, a verificação da lesão deverá conduzir, sempre que possível, à revisão judicial do negócio jurídico e não à sua anulação, sendo dever do magistrado incitar os contratantes a seguir as regras do art. 157, § 2º, CC.”
E. 291 “Nas hipóteses previstas no art. 157, CC, pode o lesado optar por não pleitear a anulação do negócio jurídico, deduzindo, desde logo, pretensão com vista à revisão judicial do negócio por meio da redução do proveito do lesionador ou do complemento do preço.”

Outros materiais