Buscar

Gestao de Sistemas da Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Qual sistema é considerado a espinha dorsal dos sistemas de informações nas empresas? Por que?
Os sistemas de processamento de transações (SPT), são considerados a espinha dorsal dos sistemas de informação de uma empresa, pois eles realizam o recolhimento e processamento de dados de transações rotineiras empresariais. Toda vez que uma empresa produz ou fornece um serviço, acontece uma transação que será processada por um ou mais SPT’s para serem então encaminhadas ao seu devido destino.
Como os sistemas SPT, SIG, SAD e SIE se relacionam?
Os SIG’s, SAD’s e SIE’s estão intimamentes ligados com os SPT’s, pois o sistema de processamento de transações é a base dos sistemas de informação, para o bom funcionamento de todos os outros sistemas, o SPT precisa estar sendo operado com qualidade, pois otimiza os demais SI’s que estão correlacionados, mas que, no entanto, são usados por níveis de usuários diferentes.
Quais os objetivos, entradas, processamentos, saídas e usuários dos sistemas SPT, SIG, SAD e SIE?
SPT => Dentre os objetivos do SPT está o de monitorar as transações e as atividades básicas da organização, aumentar a eficiência do trabalho, auxiliar a tomada de decisões estruturadas do corpo técnico ou operacional, e fornecer todas as informações legais ou organizacionais referentes à empresa, para manter eficientemente os seus negócios. A entrada de dados pode ser coletada de forma manual ou eletrônica, onde os dados serão processados. O processamento é realizado pelo método simples de analise de informações. A saída de dados se dá por meio de listagens de resultados detalhados, documentação e relatórios, utilizando ainda gráficos. Esse sistema normalmente é utilizado por profissionais do nível tático.
SIG => os Sig’s tem como objetivo ajudar a organização a atingir as metas da empresa e, prover a informação certa à pessoa certa da maneira certa e no momento certo. A entrada de dados é de alto volume de informações. O processamento desses dados é realizado por meio de modelos simples de processamento, tais dados são devolvidos (saída) por meio de relatórios e sumários executivos, normalmente utilizados por gerentes de nível médio.
SAD=> Os Sad’s tem por objetivo auxiliar na tomada de decisão para o melhor aproveitamento das informações, gerando maior competitividade e agilidade, mostrando um ramal de possibilidades de resultados, processando grande variedade de dados e buscando a solução de problemas. As entrada de dados são de grande volume. Os Sad’s realizam um processamento interativo de informações, devolvendo aos usuários, que são de diferentes níveis gerenciais, uma análise de decisão.
SIE=> 
Como cada um contribui para a tomada de decisões de seus usuários e uma melhor gestão da empresa? 
SAD
oferecem dados e modelos para a solução de problemas semi-estruturados e não estruturados, combina modelos, dados e intensa participação do usuário.Os usuários podem trocar suposições, fazer perguntas novas, explorar alternativas possíveis e incluir novos dados. Oferecem aos usuários flexibilidade, adaptabilidade e uma resposta rápida;
 Fornecem respostas interativas para questões não rotineiras, Utiliza ferramentas de análise e modelagem mais sofisticadas
Exemplifique os diversos tipos de sistemas acima.

Outros materiais