PROINTER  FINAL  paty
20 pág.

PROINTER FINAL paty


DisciplinaAdministracao Empr Estatais11 materiais10 seguidores
Pré-visualização4 páginas
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA \u2013 POLO ANANINDEUA - PA
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINAS: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO, EMPREENDEDORISMO e DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
PATRICIA DE FATIMA PEIXOTO FERREIRA - 7532655046
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS( PROINTER I) 
Relatório Final entregue como atividade avaliativa parcial da disciplina PROINTER I, do curso de gestão de recursos humanos da universidade anhanguera.
Orientador. Adm. 
ANANINDEUA \u2013 PA
2015
PATRICIA DE FATIMA PEIXOTO FERREIRA - 7532655046
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 
Relatório Final entregue como atividade avaliativa parcial da disciplina PROINTER I, do curso de gestão de recursos humanos da universidade anhanguera.
Orientador. Adm. 
ANANINDEUA \u2013 PA
2015
RESUMO
Esse trabalho trata-se de um estudo para a elaboração de um plano de negócio visando a implantação de uma loja de roupas e assessórios femininos na cidade Ananindeua Pará. Um planejamento diminuem muito as chances de fracassar, em grande número um plano de negocio bem feito e seguido de forma responsável, tem tudo para levar um empreendimento a um sucesso muito grande. O plano de negócios está cada vez mais, tornando-se a principal arma de gestão que um empresário pode utilizar visando o sucesso de seu empreendimento. Ao escrever e analisar um plano de negócios fica bastante claro para o empresário como o plano ajuda, e a quantidade de benefícios que ele pode trazer para uma empresa. Através do plano de negócios o empreendedor pode identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e até mesmo evitá-los. Identificar oportunidades e ameaças, os pontos fortes e fracos em relação à concorrência e o ambiente de negócio, conhecer melhor o mercado, os produtos e serviços, definir estratégias de marketing com diferenciais em produtos e serviços, plano financeiro eficiente, etc. O empreendimento só tem a ganhar através deste planejamento, poderá buscar em instituições financeiras e outras fontes de apoio a pequenos empreendimentos recursos de investimentos iniciais ou até mesmo para ampliação do negócio, sendo assim podendo crescer e alcançar o objetivo maior no ramo escolhido.
Palavras-chaves: Plano de negocio; empreendimento; empreendedor; planejamento.
1 INTRODUÇÃO
A elaboração desse trabalho tem importância fundamental em nossa vida pessoal e profissional, pois nos proporciona o aumento do conhecimento adquirido no decorrer do presente semestre, com as disciplinas estudas até agora, aumentando nossa chance de ter um conhecimento pratico e teórico para um futuro promissor e de realização das metas estipuladas.
Este trabalho tem como proposta o desenvolvimento de um Plano de Negocio, para viabilizar o potencial empreendedor e ampliar os conhecimentos. Para tanto, será necessário deixar as ideias fluírem e colocar tudo em ordem. 
O projeto primeiramente apresenta a entrevista com um empreendedor, analise da entrevista, o nome do negócio, a razão social, fundamentos da empresa (visão, missão, valores, princípios, objetivos e fatores de sucesso) etc.
 
2 ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR
A presente entrevista foi realizada com intuito de conhecer mais a fundo as visões e perspectivas de um empreendedor
Nome da Empresa: MODAS FEMININAS LTDA
Endereço: Rua visconde de Souza franco, cidade nova 6, nº 2003.
Cidade: Ananindeua-PA
Estado: Pará
Ramo de Atividades: Lojas de roupas e assessórios femininos. 
Produtos e/ou serviços: Roupas femininas e assessórios.
Data de Inicio das atividades: 10/05/2005
Entrevistado: João Carlos Lima
.
	1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor? 
	R: Sempre tive o sonho de me tornar dono do meu próprio negocio, vários fatores influenciaram para que isso acontecesse, o principal deles foi o fator pessoal, desejo do querer ganhar mais, querer o melhor pra mim e minha família (que foi a base mais inspiradora), ter mais disponibilidade de horário e ambição de querer crescer. 
	2) Existem outros empreendedores em sua família?
	R: Sim, tenho minha tia que tem uma empresa no mesmo ramo.
	3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade? 
	R: Sim, deste a faculdade sempre quis ter meu negocio próprio.
	4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
	R: Ensino superior, com certeza foi muito relevante.
	5) Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento? 
	R: Por muitas razões, medo de não dar certo, falta de preparo, dinheiro, coragem, por causa da instabilidade econômica do país etc. 
	6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
	R: A paixão pelo que se faz é um dos requisitos mais importantes do empreendedor porque é dessa ideia, e desse plano que ele irá construir seu projeto de vida. Sempre irá acontecer algo inesperado durante todo o percurso, são vários e grandes desafios, mas é primordial não desistir no primeiro fracasso. Trabalhei dessa forma, e hoje nem sonho em me aposentar, e sim dar continuidade em tudo que conquistei e se possível sempre agregando os meus filhos que são meus herdeiros e não há ninguém melhor que eles para continuarem a cuidar do nosso jardim. Ser um empresário bem-sucedido é ter a \u201cindependência financeira\u201d, ou seja, trabalhar por prazer e não mais por necessita de algo.
	7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
	 R: É preciso confiar no seu profissional, respeitá-lo e compreende-lo. Trocar informações e conhecimentos, caso haja algum problema dar a solução e orienta-lo sempre. Deixá-lo seguro, para assim obter bons resultados e a satisfação do cliente. Agindo com honestidade, ser transparente nas negociações, no falar e no agir, ter um bom relacionamento com todos os clientes sem desfazer de nenhum, se colocar no lugar deles.
	8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?
	R: Após ser demitido do antigo emprego surgiu a oportunidade de abrir uma loja, eu não tinha experiência, mas tinha capital.
	9) Como você avaliou esta oportunidade?
	R: A oportunidade foi avaliada de modo a tornar viável o empreendimento dentro das condições financeiras que tinha para investir na época, atendendo os requisitos legais vigentes.
	10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.
	R: Sim, inicie com um plano de negocio bem detalhado.
	11)Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?
	R: Fui empregado por uns 10 anos, trabalhei de tudo um pouco, meu ultimo emprego foi em um escritório de contabilidade.
	12)Quais são suas forças e fraquezas?
	R: Minhas forças, gosto pelo que faço, habilidade de liderar, tenho qualidade na prestação de serviços, procuro ser honesto, só trabalho com produto de qualidade, procuro trabalhar sempre com caixa 2 (reserva para caso aconteça um imprevisto). Minhas fraquezas, no momento alto custo das mercadorias, a concorrência, falta de fornecedor em razão de dificuldade financeira.
	13)Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio? 
	R: Não tenho sócios.
	14)O que significa ter ética nos negócios para você?
	R: Auto administrar a natureza dos atos para conseguir conduta moral, humana e profissional voltada para o bem-estar de todos, como: Ser correto, honesto, dizer sempre a verdade, cumprir com o prometido, ser colocar no lugar do outro, contribuir para o bem do meio ambiente, fazer o bem, etc..
	15)Quais os recursos econômicos/financeiros