Buscar

ANÁLISES DE DOENÇAS QUE OCASIONAM HIPERCINESIA OU HIPOCINESIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISES DE DOENÇAS QUE OCASIONAM HIPERCINESIA OU HIPOCINESIA
Seguindo o exemplo do slide usado em aula, segui a minha análise pelo pensamento “Vou dançar” para concluir como alterações ou lesões inteferem em nossos movimentos causando hipercinesia ou hipocinesia, sendo hipercinesia execesso de movimentos e hipocinesia escassez de movimentos. 
Pensamento: Vou dançar!
O córtex cerebral, antes de enviar informações para a área A4, que apenas executa e não planeja o movimento, passam pela análise nos gânglios da base. A area pré-motora e motora suplementar, mandam neurônios excitatórios liberar GLUTamato que ativam o estriado, e em seguida o neutransmissor GABA, que é principal neutransmissor inibitório do SN, inibe o globo pálido lateral, ou seja, o estriado inibe o globo pálido lateral. O globo pálido lateral inibe o núcleo subtalâmico que ativa o globo pálido medial e esse por si só inibe o tálamo, sendo assimos execessos de movimentos excitatórios são eliminados, porque o tálamo está sempre enviando estímulos excitaórios para o córtex, então é como se o tálamo estivesse seguindo uma ordem de “segurar a onda”.
BALISMO
Lesões do núcleo subtalâmico levam a uma condição onde há movimentos desordenados, involuntários, de grande amplitude de um lado do corpo, contrário ao lado lesado, no caso aqui, o Balismo. A lesão reduz o efeito inibitório do pálido talâmico, ou seja, o núcleo subtalâmico não ativa o pálido medial, então o tálamo não pode ser inibido, ocasionando uma excitação do tálamo-cortical, sendo o tálamo por si uma estrutura excitatória, resultando em uma hipercinesia por movimentos involutários bem violentos dos membros. 
COREIA DE HUNTIGTON
Na Coreia de Huntington a lesão é no estriado e não ocorre a inibição do pálido lateral, ou seja, há deficiência na transmissão sináptica GABA, então o núcleo subtalâmico novamente não pode funcionar normalmente, porque o pálido lateral não exerce sua função como deveria, sendo assim, o núcleo subtalâmico novamente não ativa o pálido medial e os excessos de movimentos aparecem, porque ocorre a inibição pálido-talâmica e a excitação do tálamo-cortical. 
MAL DE PARKINSON
Já o mal de Parkinson acontece com uma perda da substância negra compacta, que é produtora de DA (dopamina, responsável pelo prazer e bem-estar, que aqui representa a vontade) e como resposta a doença de Parkinson é uma síndrome extrapiramidal, não envolvendo as vias córtico-nucleares e córtico-espinhais que volta para o estriado e afeta o tálamo, fazendo com que haja uma dificuldade na excitação cortical motora, ou seja, está havendo uma inibição excessiva do tálamo. 
ANA CAROLINA CASTRO DOMINGUES
MATRÍCULA: 201602388181
Trabalho Apresentado à 
Universidade Estácio de Sá 
Como Requisito da Disciplina
Aprendizagem e Controle Motor

Outros materiais