Buscar

Aquilo que se denomina Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Aquilo que se denomina Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [...] é o documento de identidade da nação brasileira. A subsistência desse patrimônio é que comprova, melhor do que qualquer outra coisa, nosso direito de propriedade sobre o território que habitamos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, R. M.F.de. Rodrigo e o IPHAN. Rio de Janeiro: Minc- Sphan- Pró-Memória, 1987. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre o que é Educação Patrimonial e as formas de aplicá-la no cotidiano das estruturas formais e não-formais do ensino e da aprendizagem, é correto afirmar que:
	
	A
	Um dos resultados do diálogo entre cultura e educação é o debate atual sobre o papel estratégico desempenhado pela economia da cultura, iniciada na Austrália e na Inglaterra, e com irrisório desdobramento no Brasil.
	
	B
	O conhecimento, a valorização e a proteção do patrimônio cultural são aspectos de um processo educativo que, nas estruturas formais e informais de ensino, podem fazer parte dos temas apreendidos na escola e em outros espaços da formação da cidadania.
	
	C
	A constituição vigente, a de 1988, adverte que a preservação patrimonial é dever do governo, e isenta a sociedade dessa responsabilidade.
	
	D
	Os bens culturais limitam as pessoas aos seus pais, aos seus avós e àqueles que viveram muito tempo antes delas.
	
	E
	A definição abrangente de patrimônio nega que nossas vidas, pessoal e comunitária, são inseparáveis da cultura e dos seus significados.
	
 (?)0:00:36 
Questão 2/5 - Educação Patrimonial
Considere o excerto abaixo:
“A ação pedagógica no campo patrimonial figura também como um instrumento de desenvolvimento individual e coletivo, propulsora do diálogo entre a sociedade e os órgãos dedicados à identificação, proteção e promoção dos bens culturais. Mas a eficácia dessa ação somente se consolida na medida em que proporciona o intercâmbio de conhecimentos acumulados pela comunidade, pelos especialistas e pelas instituições devotadas à defesa do patrimônio, como, por exemplo, secretarias de cultura, centros de pesquisas e universidades”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PELEGRINI, Sandra. C. A. Patrimônio Cultural: Consciência e Preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009, p.38. 
De acordo com o excerto acima e os conteúdos do livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil relacionados aos princípios e às diretrizes do IPHAN com relação à educação patrimonial, leia as afirmativas a seguir:
I. Quando idealizados, os princípios e diretrizes do IPHAN voltados para a educação patrimonial foram guiados pelo processo ambiental e pela preservação patrimonial.
II. A aproximação entre processo educacional e preservação patrimonial se efetivou nos anos 1970, justamente quando ocorreu a convergência entre o IPHAN e o extinto CNRC (Centro Nacional de Referência Cultural).
III. O extinto CNRC, órgão federal considerado pela imprensa brasileira como o responsável pela defesa da cultura nacional, foi dirigido pelo designer pernambucano Aloísio de Magalhães.
IV. Se as pesquisas realizadas no CNRC não deram resultados imediatos, as mesmas deram frutos que foram colhidos ao longo da década de 1980. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e IV.
	
	C
	I, III, IV.
	
	D
	I, II, IV.
	
	E
	II, III, IV.
	
 (?)Questão 3/5 - Educação Patrimonial
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“Trata-se de um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. A partir da experiência e do contato direto com as evidências e manifestações da cultura, em todos os seus múltiplos aspectos, sentidos e significados, o trabalho de Educação Patrimonial busca levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto destes bens, e propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HORTA, Maria de L. P., GRUNBERG, Evelina, MONTEIRO Adriane Q., Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999. p.6. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil no que se refere à publicação do Guia Básico de Educação Patrimonial, leia as afirmativas a seguir:
I. A publicação do Guia Básico de Educação Patrimonial em 1999 incorporou definitivamente a expressão diversidade.
II. A comunidade não se envolveu nem colaborou com a edição da publicação do Guia Básico de Educação Patrimonial, em 1999.
III. Segundo as autoras do Guia Básico de Educação Patrimonial, é necessário o entendimento de que a Educação Patrimonial pode ser aplicada a qualquer bem material ou manifestação cultural.
IV. Em termos gerais, o patrimônio cultural, alvo da ação educativa não-formal, enquanto atividade política, não apresenta conflitos.
V. No espaço de mediação, os eixos indispensáveis da cultura e da educação interagem com outras dimensões importantes para garantir a construção coletiva do conhecimento e do patrimônio, como: turismo, meio ambiente, saúde, desenvolvimento urbano. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II, III.
	
	B
	I, III, IV.
	
	C
	II, IV, V.
	
	D
	I, III, V.
	
	E
	III, IV, V.
0:02:02 
Questão 4/5 - Educação Patrimonial
Atente para a citação abaixo: 
“Desenvolver projetos de história local demanda a necessidade de conhecimento e utilização dos bens culturais existentes na comunidade. Significa atuar na perspectiva da Educação Patrimonial tomando como objeto de estudo, como referência para o processo educativo, os suportes do patrimônio cultural do local, região. Os bens culturais de uma comunidade podem ser de ordem ecológica, científica, natural, histórica, artística, religiosa, arquitetônica, arquivística, iconográfica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUPORINI, Teresa. J. Educação patrimonial: projetos para a educação básica. Ciências & Letras, Porto Alegre: n. 31, jan.-jun. 2002, p.335. 
De acordo com a citação acima e os conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente três formas de proteção dos bens culturais:
	
	A
	Direito de Preempção, Estudo de Impacto de Vizinhança, Ações Urbanísticas.
	
	B
	Estudo de Impacto de Vizinhança, Transferência do Direito de Construir, Ações Culturais.
	
	C
	Unidades de Conservação, Instrumentos de Preservação, Poder Público.
	
	D
	Direito de Preempção, Estudo de Impacto de Vizinhança, Unidades de Conservação.
	
	E
	Unidades de Conservação, Ações Urbanísticas, Transferência do Direito de Construir.
Questão 5/5 - Educação Patrimonial
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“Nada substitui o objeto real como fonte de informação sobre a rede de relações sociais e o contexto histórico em que foi produzido, utilizado e dotado de significado pela sociedade que o criou. Todo um complexo sistema de relações e conexões está contido em um simples objeto de uso cotidiano, uma edificação, um conjunto de habitações, uma cidade, uma paisagem, uma manifestação popular, festiva ou religiosa, ou até mesmo em um pequeno fragmento de cerâmica originário de um sítio arqueológico”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HORTA, Maria de L. P., GRUNBERG, Evelina, MONTEIRO Adriane Q., Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Históricoe Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999. p.9. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre o Programa de Cidades Históricas, leia as afirmativas a seguir:
I. No decorrer dos anos 1970, o Ministério do Planejamento e a Coordenação Geral do Brasil implantaram o Programa de Cidades Históricas.
II. O objetivo da implantação deste Programa foi integrar a preservação do patrimônio cultural às macropolíticas de desenvolvimento econômico.
III. Em 1979 surgem as duas facetas da política patrimonial: o tangível (patrimônio cultural) e o excepcional (patrimônio natural).
IV. Nos anos 1960, o IPHAN já estava inserido em uma discussão mais ampla, tanto pelos debates em nível internacional, quanto pela necessidade de regrar e comprometer as demais esferas governamentais na política preservacionista.
V. Nos anos 1960, o conceito patrimônio cultural já era um consenso, embora, além do IPHAN, mais instituições permeassem a questão patrimonial. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II, III.
	
	B
	I, III, IV.
	
	C
	I, II, IV.
	
	D
	II, III, V.
	
	E
	III, IV, V.

Outros materiais