Buscar

O que é a Psicologia Hospitalar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Psicologia hospitalar 
O que é a Psicologia Hospitalar?
Psicologia Hospitalar é o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento. Ela não trata apenas aquelas doenças com causas psicológicas classicamente denominadas psico-somáticas, mas sim dos aspectos psicológicos existentes em toda e qualquer doença.
Para que serve a Psicologia Hospitalar?
A finalidade da psicologia hospitalar é ajudar o paciente a atravessar a experiência do adoecimento. Geralmente a doença chega como um susto, desarrumando a vida da pessoa e sacudindo sua subjetividade. E agora? O que fazer? É ai que entra em cena o psicólogo se oferecendo para, com sua escuta, ajudar o paciente a encontrar uma resposta para esta pergunta. Enquanto a medicina objetiva curar a doença, a psicologia hospitalar busca reposicionar o sujeito em relação a sua doença.
Como funciona a Psicologia Hospitalar?
Para realizar seu trabalho de ajudar o paciente a atravessar a experiência do adoecimento o psicólogo se vale de seu único e legitimo instrumento de trabalho, a palavra. Sim o psicólogo só conversa, acontece que a conversa não é “só isso”, é um “muito mais que isso” , aponta para “um além disso” contido nas palavras. A estratégia da psicologia hospitalar pode ser resumida nesta magnífica frase de Freud: “...o trabalho clinico consiste em ajudar a pessoa a reencontrar a magia das palavras” 
Manual de Psicologia Hospitalar – O Mapa da Doença –
O conteúdo deste livro corresponde a um curso básico de psicologia hospitalar, apresenta as noções fundamentais da disciplina e um método de trabalho para o psicólogo hospitalar que se divide em duas partes: diagnóstico e terapêutica. O diagnóstico organiza as informações sobre os aspectos psicológicos em torno do adoecimento, e a terapêutica descreve as principais estratégias e técnicas da psicologia hospitalar. Um apêndice intitulado Remédios em Psicologia Hospitalar resume o que o psicólogo precisa saber sobre remédios em geral para desenvolver seu trabalho na cena hospitalar.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes