AVS PRÁTICAS DE RH II MCB
3 pág.

AVS PRÁTICAS DE RH II MCB


DisciplinaPráticas de Recursos Humanos285 materiais3.174 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Fechar
	Avaliação: GST0534_AVS_201204054126 » PRÁTICAS DE RH II
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201204054126 - MARCELO CAMPOS BRASIL
	Professor:
	LEONARDO CAMPINHA DOS SANTOS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 29/03/2014 11:00:26
	
	 1a Questão (Ref.: 201204093684)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	À declaração, por escrito, de tudo o que o funcionário faz, como deve ser feito e por que é feito denomina-se:
		
	
	avaliação de desempenho.
	
	recrutamento.
	
	seleção.
	
	especificação de trabalho.
	 
	descrição da função ou cargo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201204102175)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a afirmativa correta em relação ao conceito de Gestão de Cargos e Salários.
		
	 
	Conjunto de Regras, Normas e Procedimentos que estabelece os mecanismos de Gestão de Recursos Humanos das empresas com base nos aspectos organizacionais e compensatórios do trabalho.
	
	Forma padronizada de realizar a gestão do capital intelectual, não importando o segmento e o tamanho da empresa.
	
	Gestão estabelecida pela alta administração, visando a não obtenção de prejuízo no pagamento de seus funcionários.
	
	Plano que visa garantir a atração dos profissionais mais qualificados do mercado.
	
	Estudo do cenário organizacional, observando suas potencialidade e dificuldades, com o objetivo de estabelecer salários competitivos no mercado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201204103099)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando pensamos em função e cargo, nos vem à memória que são relativamente a mesma coisa, porém utilizada às vezes com termos diferentes, após um tempo, e estudando a definição, sabemos que função representa um assunto e cargo, outro assunto. Sabendo que cargo e função são coisas distintas, indique abaixo o que é cargo e o que é função:
		
	 
	Cargo é um conjunto de tarefas e Função é um conjunto de atividades.
	
	No cargo se determinam as responsabilidades relativas a números e na Função se determinam as responsabilidades relativas a tarefas.
	
	Cargo é o relato das tarefas de um indivíduo e Função, o relato das responsabilidades impostas a um cargo.
	 
	Função é o agregado de tarefas atribuídas a cada indivíduo e Cargo é um conjunto de funções substancialmente idênticas.
	
	Cargo é a simples determinação do título de uma função. A função é a representação das atividades individuais exercidas por um indivíduo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201204126853)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cargos-chave são normalmente utilizados na seleção dos fatores e nos testes para validação do manual de avaliação de cargos. São características dos cargos-chave:
		
	
	Representar a estrutura de cargos das áreas de Produção e de Vendas, normalmente os pilares das Organizações.
	
	Representar, do maior ao menor cargo, toda a estrutura da Organização. Deve, preferencialmente, conter cargos que não são comuns no mercado de trabalho.
	
	Possuir grande contingente de empregados, exigir dos cargos grande nível de qualificação e, principalmente, salários relativos equivalentes
	
	Apresentar grande número de empregados em posições operacionais ou administrativas, preferencialmente das áreas Industrial e de Marketing.
	 
	Representar toda a estrutura, do menor ao maior cargo, além de todas as áreas da empresa (ou da maior parte). Deve, preferencialmente, possuir grande número de ocupantes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201204093688)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considerando a realização de uma pesquisa salarial confiável que utilize uma metodologia voltada aos interesses da empresa, analise as estratégias de pesquisa a seguir. I - Procurar inserir na pesquisa apenas os chamados cargos-chave, os que são encontrados com maior facilidade no mercado e, ao mesmo tempo, que representam uma amostragem válida em cada faixa salarial da organização. II - Contar com participantes da pesquisa em número que normalmente oscila, no mercado, entre um mínimo de 100 e um máximo de 250 empresas, que devem ser selecionadas em função de sua região geoeconômica. III - Focar a seleção em empresas do mesmo ramo de atividade, com políticas salariais mais agressivas e que paguem acima da média do mercado. IV - Elaborar um manual de coleta de dados, geralmente composto de informações gerais sobre o trabalho, informações da empresa participante, pesquisa de política de salários e benefícios, relação de empresas participantes, relação de cargos pesquisados e metodologia a ser aplicada na pesquisa. Tendo em vista as finalidades expostas, estão corretas APENAS as estratégias de pesquisa:
		
	 
	I, III e IV.
	
	II e III.
	
	III e IV.
	 
	I e IV.
	
	II e IV.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201204093689)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O objetivo de um sistema de avaliação de cargos é: I - Estabelecer o grau de contribuição de cada cargo para a consecução das metas da empresa. II - Identificar o grau relativo de cada cargo na estrutura da empresa e sua classificação em um grupo de cargos de pesos e características equivalentes. III - Verificar a adequada alocação de tarefas, responsabilidades e objetivos na estrutura da organização. IV - Determinar o valor relativo de cada cargo dentro da estrutura organizacional, a fim de permitir uma distribuição invariável dos salários. V - Oferecer uma base comparativa das diferenças significativas entre os diversos cargos para neutralizar qualquer arbitrariedade com o preço para o cargo. Dentre os objetivos apresentados, estão corretos APENAS:
		
	
	I e II.
	
	I, IV e V.
	
	III e IV.
	 
	I, II, III e V
	
	IV e V.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201204298228)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os métodos de avaliação de cargos podem ser divididos em dois grandes grupos: métodos NÃO QUANTITATIVOS e métodos QUANTITATIVOS. Pensando nisso, assinale a ÚNICA resposta CORRETA:
		
	 
	Avaliação por pontos é um método quantitativo
	
	Comparação por fatores é um método não quantitativo
	
	Categorias predeterminadas e comparação por fatores são métodos não quantitativos
	
	Avaliação por pontos e escalonamento de cargos são métodos quantitativos
	
	Escalonamento de cargos é um método quantitativo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201204114186)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um programa de análise de cargos envolve três fases: planejamento, preparação e execução. Assim sendo, assinale a alternativa que defina a fase de planejamento:
		
	
	é a fase que envolve recrutamento e treinamento dos analistas, preparação do material de trabalho, preparação do ambiente e coleta de dados prévios.
	
	é a fase em que se faz a coleta de dados a respeito dos cargos a analisar e a redação da análise.
	
	é a fase em que envolve coleta de dados, triagem dos dados obtidos, redação provisória, apresentação da redação provisória da análise e redação definitiva.
	 
	é a fase em que o trabalho de análise de cargos envolve determinação dos cargos a serem descritos, elaboração de organograma, elaboração de cronograma de trabalho, escolha do método a ser aplicado, seleção dos fatores de especificações,dimensionamento dos fatores e graduação dos fatores.
	
	é a fase em que os esquemas e materiais de trabalho deverão ser preparados e os analistas devidamente treinados.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201204103987)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Wilson Martins deseja efetivar a promoção de vários colaboradores em sua empresa. Nesse sentido, está desenhando um processo de avaliação e sabe que esta requer alguns aspectos para ser adequada às expectativas das empresas. Cite dois aspectos para ajudar o empresário a construir um processo formal de avaliação.
		
	
Resposta: Avaliações técnicas e operacional.
	
Gabarito: Espera-se que sejam citados alguns destes abaixo listados: 1) Assiduidade.