Buscar

Estética e história da Arte contemporânea

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402823562)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Na atualidade, os desenvolvimentos da pintura, da escultura, da fotografia e de outras formas de arte, impõem à arte hoje, formas muito variáveis na chamada "Civilização da Imagem". Portanto para compreender a arte, nesse contexto, de acordo com a estética _________________, é fundamental o conhecimento dos caminhos que a geraram." Assinale a alternativa que melhor completará a lacuna do enunciado da questão:
		
	 
	da pós-modernidade
	
	da antiguidade clássica
	
	da modernidade
	
	enquanto filosofia do belo
	
	enquanto ciência do belo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402817396)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A estética observada na Pop Art representou um tratamento de choque que indicou a onipotência da atitude "criadora pura". O vulgar, o medíocre e o cotidiano são retratados. Artista considerado como um dos grandes nomes da Pop Art:
		
	
	Edvard Munch.
	
	Pablo Picasso
	 
	Andy Wahrol
	
	Salvador Dalí
	
	Juan Gris
	
	 3a Questão (Ref.: 201402804039)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O filme "Os Miseráveis", adaptação do musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado na clássica obra Les Misérables, do escritor Victor Hugo, conta a história que se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe). Victor Hugo começou a planejar esse grande romance sobre miséria e injustiça social por volta de 1830, mas a obra só seria publicada em 1862. As novas fábricas geraram operários miseráveis nas cidades, próximos do convívio com os artistas e escritores, e sua pobreza deixou de ficar restrita aos campos distantes. Victor-Marie Hugo foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos, de grande atuação política em seu país, no período romântico, principalmente. De acordo com o enunciado da questão, assinale a alternativa coerente com as características e preocupações dos artistas do Romantismo.
		
	
	Os artistas se inspiravam nas formas primitivas da arte clássica: o puro contorno linear e a abolição do claro-escuro, pois a essência da pureza residia no mármore branco da estatuária grega.
	 
	Os artistas confiavam no instinto, opondo-se ao racionalismo. Perseguiam a paixão e cultuavam a natureza e a imaginação.
	
	Os artistas tinham predileção por cores e decorações delicadas, materializadas num sentimento de alegre frivolidade.
	
	Os artistas deixaram de acreditar em dogmas e passaram a aceitar apenas aquilo que podia ser experimentado ou compreendido racionalmente, distanciando-se do eixo teocêntrico.
	
	Os artistas buscavam o ideal de beleza e o retratavam de acordo com proporções matemáticas.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402823576)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Que nome é dado ao movimento artístico que foi o resultado na arte dos diversos acontecimentos do período em que ocorreu, como, por exemplo, do restabelecimento de um catolicismo forte em desacordo com o novo papel da ciência, decorrente da Contra-reforma, e do Estado absolutista? Durante esse movimento, desenvolveu-se as técnicas renascentistas no sentido da dramaticidade, intensidade e emoção, de maneira completamente diferente do que acontecia no Renascimento.
		
	 
	Barroco
	
	Rococó
	 
	Romantismo
	
	Realismo
	
	Maneirismo
	
	 5a Questão (Ref.: 201402819270)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com a vinda da Família Real para o Brasil foi criada a Real Academia de Belas Artes por D. João VI. Chegaram aqui artistas da chamada Missão Francesa, sendo implementado na arte brasileira o estilo que se tornou oficial. Assinale a alternativa que apresenta o estilo ao qual o enunciado da questão se refere:
		
	
	Realismo
	
	Modernismo
	 
	Neoclássico
	
	Pós-Modernismo.
	
	Romantismo
	
	 6a Questão (Ref.: 201402823588)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na primeira metade do século XIX, Gustave Courbert passou a retratar temas sociais e pessoas simples em suas pinturas, contrapondo-se à concepção acadêmica tradicional dominante nos salões de arte até aquele momento, de haver "temas dignos" de serem representados na arte. Essa primeira revolução artística, basicamente temática, foi muito importante por que colaboraria com os fundamentos impressionistas mais tarde, e recebeu o nome de ...
		
	
	Rococó
	
	Barroco
	 
	Realismo
	
	Maneirismo
	
	Romantismo
	
	 7a Questão (Ref.: 201402907605)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O movimento expressionista surgiu no final do século XIX e início do século XX. Apareceu como uma reação à objetividade do Impressionismo. Como características do Expressionismo podem ser assinaladas:
		
	
	Nenhuma relação com o intelecto ou sentimentos e exaltação da cor pura.
	 
	A distância da figuratividade e a utilização de traços e cores fortes.
	
	A pintutra era feita quase sempre ao ar livre, a exploração da claridade e o contraste das cores.
	
	A simplificação das formas e temas leves, sem intenção crítica.
	 
	A valorização das cores da natureza, o preto jamais poderia ser utilizado.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402804066)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Em sua obra Gauguin começava a usar a tinta pura em áreas de cores bem definidas, os objetos passam a ser coloridos de modo arbitrário e a representação deixa de sugerir a tridimensionalidade. Gauguin reproduz a realidade da vida nas ilhas do Taiti, o espaço natural, a vida simples muito diferente da vida dos centros urbanos do século XIX. Como foi denominado o movimento artístico ao qual ele pertencia nesta fase, e do qual Matisse também fazia parte, sendo ambos os pintores denominados "feras" por conta da utilização que faziam das cores em suas telas?
		
	
	Nenhuma resposta está correta.
	
	Expressionismo
	 
	Surrealismo
	
	Impressionismo
	 
	Fauvismo
	
	 9a Questão (Ref.: 201402823638)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Qual foi o movimento moderno de vanguarda que rejeitou todas as tradições, instituições e os valores consagrados pelo tempo; propagou suas ideias muito rapidamente pela Europa e, embora tenha durado pouco, teve longa influência; escolheu seu próprio nome, e iniciou a tradição artística de manifestos artísticos; além de representar o movimento, a aceleração e a velocidade da sociedade industrial?
		
	
	Fauvismo
	 
	Impressionismo
	
	Expressionismo
	
	Cubismo
	 
	Futurismo
	
	 10a Questão (Ref.: 201402867813)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O futurismo foi um movimento artístico e literário, iniciado oficialmente em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista do poeta italiano Filippo Marinetti . Assinalar abaixo a única opção incorreta:
		
	 
	Este movimento apoiou-se no moralismo e no passado. Defendeu a preservação de museus e cidades antigas. Foi um movimento agressivo e extravagante;
	 
	Buscou uma linguagem intensa, dinâmica, audaciosa, capaz de expressar as novas concepções de espaço e movimento.
	
	Movimento que mais produziu manifestos. a expressão do dinamismo foi ponto essencial da estética futurista;
	
	Apresentou como pontos fundamentais a exaltação da vida moderna, da máquina, da eletricidade, do automóvel e da velocidade.
	
	O Futurismo, pretendeu transmitir nas suas obras o ritmo e o espírito prático da sociedade. Para isto, os artistas, recorriam à repetição dos traços das figuras;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes