Buscar

Direito civil V, ENADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Direito civil V, Questões do ENADE:
Aluno: Marcelo castro de Souza.
Matrícula: 201502615861.
Professora: Adriana.
QUESTÃO 1: A conservação e fiscalização das ruas, estradas, rodovias e logradouros públicos, são de responsabilidade da Administração Pública, tese fundamentada no art. 37, § 6º, da Constituição Federal. PORTANTO deverá pleitear ação em face do órgão público responsável pela conservação da avenida. Deve pedir a indenização pelo à título de danos matérias em relação ao prejuízo que sofreu, em relação ao carro e em relação ao tempo afastado do serviço. Dano é conseqüência de um comportamento ilícito que lesa um bem jurídico de uma pessoa, pode ser material, quando a lesão é direcionada a um patrimônio real(como o carro). E também moral, quando esse comportamento ilícito gera reflexos íntimos à vitima, gerando conseqüências ao seu estado psicológico. No nosso caso, evidencia-se tal dano psicológico, pois a lesão sofrida gerou um constrangimento, um sentimento de incapacidade pelo fato de não poder ir trabalhar. Muitos poderiam achar meu argumento vago, porém lembrem-se do caráter duplo do dano moral, a saber: Tem o dano moral um duplo caráter, compensatório e punitivo. Dentro de uma finalidade compensatória, a fixação do dano moral objetiva propiciar ao ofendido um valor pecuniário que, embora não erradique o sofrimento infligido, fornece-lhe algum grau de conforto que, pelo menos, amenize a dor injustamente causada. Enquanto isso, sob o prisma punitivo, constitui uma reprimenda ao causador do dano e uma advertência que o iniba de, futuramente, cometer ato idêntico. Tais características comportam nosso caso. 
Questão 2: Existe o dever de indenizar, pois o depositário deveria ter guardado e devolvido em perfeitas condições. Portanto Antônia tem direito aos danos emergentes (peças substituídas) e lucro cessante (das quentinhas que deixou de vender). Também ao dano moral, em seu caráter punitivo, para que no futuro não cometa o mesmo fato com outra pessoa. Não podendo entregar o fruto de seu trabalho, Antônia sofre lesões no âmbito psicológico. 
Questão 3: A responsabilidade civil neste caso, é subjetiva, portanto não deverá responder pela morte, pois não tinha o animus de causar a morte de José, ou seja, faltou um dos requisitos da culpa que é a previsibilidade. Deverá somente responder pelo dano causado ao veículo.
Questão 4: A responsabilidade é de quem causou o perigo, ou seja, de quem fechou Marcos, portanto deverá ingressar com uma ação regressiva, informando quem o fechou. Devemos nos atentar ao artigo 929 que diz: Art. 929. Se a pessoa lesada, ou o dono da coisa, no caso do inciso II do art. 188, não forem culpados do perigo, assistir-lhes-á direito à indenização do prejuízo que sofreram. 
Questão 5: No meu entendimento a responsabilidade seria do fornecedor, pois existe um defeito na piscina(ralo/produto), não podemos imaginar que o ralo de uma piscina sugue a água com tal intensidade que deixe uma pessoa presa, causando a morte. Portanto nesse sentido a ação devera ser proposta em face do fabricante do filto/ralo, nos moldes do artigo 12 do cdc. Alegando o fornecedor que a responsabilidade é do condômino em não ter instalado de forma correta o filtro, deverá entrar com uma ação de regresso, o que não pode ocorrer é que a família fique sem o devido amparo.
Questão 6: O Estado é agente garantidor do preso, cabe a ele zelar e cuidar da vida do preso. Com base no art 186 do cc que diz: Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. Devemos sinalizar a culpa do Estado, ou seja, mostrar por exemplo que houve falta de serviço, ou um serviço mal feito, portanto, se comprovado a culpa do Estado o mesmo deverá indenizar viúva.

Outros materiais