Buscar

Anatomia Clínica-Sistema Ventricular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anatomia aplicada ao Sistema Nervoso
Hidrocefalia, Microcefalia e DVE
Anatomia do SN
Anatomia do SN
Anatomia do SN
Anatomia do SN
As meninges cranianas são membranas de revestimento do encéfalo imediatamente internas ao crânio.
Funções das meninges:
Proteger o encéfalo;
Compor a estrutura de sustentação das artérias, veias e seios venosos;
Limitar a cavidade preenchida por líquido, o espaço subaracnóideo, que é fundamental para a fisiologia do encéfalo.
As meninges são formadas por três camadas de tecido conectivo membranáceo:
Dura-máter: camada fibrosa externa espessa e resistente;
Aracnoide-máter: camada fina intermediária;
Pia-máter: delicada camada interna vascularizada.
Anatomia do SN
As meninges intermediária e interna (aracnoide e pia-máter) são membranas contínuas que, juntas, formam a leptomeninge. A aracnoide é separada da pia-máter pelo espaço subaracnóideo, que contém líquido cerebrospinal (LCS). 
Esse espaço preenchido por líquido ajuda a manter o equilíbrio do líquido extracelular no encéfalo. 
O LCS é um líquido transparente que tem constituição semelhante à do sangue; provê nutrientes, mas tem menor concentração de proteínas e concentração diferente de íons. 
O LCS é produzido pelos plexos corióideos dos quatro ventrículos do encéfalo. Esse líquido deixa o sistema ventricular e entra no espaço subaracnóideo entre a aracnoide e a pia-máter, onde protege e nutre o encéfalo.
Anatomia do SN
Anatomia do SN
O sistema ventricular do encéfalo consiste em dois ventrículos laterais e os terceiro e quarto ventrículos medianos unidos pelo aqueduto do mesencéfalo. 
O LCS, secretado principalmente pelos plexos corióideos dos ventrículos, preenche essas cavidades encefálicas e o espaço subaracnóideo do encéfalo e da medula espinal.
Os ventrículos laterais, o primeiro e o segundo ventrículos, são as maiores cavidades do sistema ventricular e ocupam grandes áreas dos hemisférios cerebrais. Cada ventrículo lateral abre-se, através de um forame interventricular, para o terceiro ventrículo. 
O terceiro ventrículo, uma cavidade em forma de fenda entre as metades direita e esquerda do diencéfalo, é contínuo em sentido posteroinferior com o aqueduto do mesencéfalo, que une o terceiro e o quarto ventrículos.
O quarto ventrículo, piramidal, na parte posterior da ponte e bulbo, estende-se em sentido inferoposterior. Inferiormente, afila-se até formar um canal estreito que continua até a região cervical da medula espinal como o canal central.
Anatomia do SN
O LCS drena do quarto ventrículo para o espaço subaracnóideo através de uma abertura mediana única e um par de aberturas laterais. Essas aberturas são os únicos meios pelos quais o LCS entra no espaço subaracnóideo. 
Caso haja obstrução (desse canais de drenagem), o LCS se acumula e os ventrículos se distendem, comprimindo os hemisférios cerebrais.
Anatomia do SN
Anatomia do SN
PROCESSOS PATOLÓGICOS X ANATOMIA CLÍNICA
PATOLOGIA: é a ciência que estuda a etiologia das doenças, os mecanismos que as produzem e as alterações morfofisiológicas que apresentam, ou seja, é devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.
ANATOMIA CLÍNICA: é a anatomia geral aplicada à clínica, utilizando-se de meios biológicos, morfológicos e biotecnológicos. Por exemplo: exames, estudos de caso, procedimentos, dentre outros.
Doenças relacionadas ao SN
HIDROCEFALIA
MICROCEFALIA
DVE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais